A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Evolução da Extração de Petróleo no Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Evolução da Extração de Petróleo no Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 A Evolução da Extração de Petróleo no Brasil

2 OBJETIVO: Conhecer a história do Petróleo em nosso país, dos arcaicos poços descobertos na Bahia até o Pré-Sal.

3 1934 a 1953 – Primeiros passos – Primeiras leis para exploração mineral; 1938 – Aumento vertiginoso de importações de petróleo para consumo como combustível; 1939 – Primeiro poço descoberto, na Bahia. Poço terrestre; até hoje os maiores campos terrestres já encontrados no Recôncavo. Foram perfurados 162 poços exploratórios terrestres rasos, principalmente nas bacias do Recôncavo, Paraná, Amazonas e Sergipe-Alagoas. A partir de 1941, até 1953, foram descobertos os campos de Candeias, Aratú, Dom João e Água Grande; Oscar Cordeiro, pioneiro da exploração do petróleo no Brasil, diante do poço de Lobato, na Bahia, nos anos 30.

4 Criação da Petrobrás em 1953
- Constituição de 1946 favorece a participação do capital estrangeiro no Brasil ; Surge a campanha “O petróleo é nosso”; Em 3 de Outubro de 1953, Getulio Vargas institui o monopólio estatal e cria-se a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás. Getúlio Vargas assina a Lei No. 2004, que cria a Petrobrás.

5 Novos Horizontes –Descobertas no Mar
A plataforma Petrobrás 1 é construída pela Companhia de Comércio e Navegação no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), com o projeto da The Offshore Co. e Petroleum Consultants, de Houston (EUA). A P-1 deu início às atividades de perfuração no estado de Sergipe e foi a primeira plataforma de perfuração flutuante construída no Brasil, equipada com uma sonda capaz de perfurar poços de até 4 mil metros. Em 1974, é descoberto petróleo na Bacia de Campos (RJ), no Campo de Garoupa. Em 1977, entra em operação o Campo de Enchova, o primeiro a produzir na Bacia de Campos, com a utilização do Sistema de Produção Antecipada. Pela primeira vez produz-se no Brasil a 120 metros de lâmina d’água. No final do anos 70, essa era considerada uma grande profundidade. Instalados na Bacia de Campos, os Sistemas de Produção Antecipada possuem tecnologia desenvolvida por técnicos da Petrobras e consistem na utilização de uma plataforma de perfuração adaptada para produção, com o objetivo de antecipar a produção enquanto se constrói a plataforma definitiva, que demanda muito tempo e, com isso, fazer caixa para investimentos. Possibilita ainda a obtenção de informações do comportamento do reservatório para maior segurança no projeto definitivo de produção. Plataforma elevatória P-1, primeira plataforma móvel de perfuração da Petrobras construída nos anos de 1967 e 1968 A plataforma Sedco 135-D foi a primeira plataforma a produzir no Campo de Enchova, na Bacia de Campos

6 Bacia de Campos e seus Gigantes
– Campo de Namorado e os primeiros contratos com empresas estrangeiras; – Albacora, primeiro campo descoberto (400 a 1000m); – Marlim, o segundo campo gigante Manifold de Albacora, imagem atual Considerada a maior reserva petrolífera da Plataforma Continental Brasileira, a Bacia de Campos tem cerca de 100 mil quilômetros quadrados e se estende do estado do Espírito Santo nas imediações da cidade de Vitória, até Arraial do Cabo, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é responsável por aproximadamente 84% da produção nacional de petróleo. Assinados os primeiros contratos de risco em 1976, as empresas estrangeiras Shell, Exxon, Texaco, BP, ELF, Total, Marathon, Conoco, Hispanoil, Pecten, Pennzoil, além de companhias brasileiras como a Paulipetro, Azevedo Travassos, Camargo Corrêa, entre outras, e mais a Petrobras, participaram do cenário exploratório. Descoberto Albacora, primeiro campo gigante do País, na Bacia de Campos (RJ). A meta dos 500 mil barris por dia foi atingida ao final de 1984, com a antecipação de quase um ano. Começa a operar a primeira plataforma semissubmersível (P-18) totalmente desenvolvida pelos técnicos da Petrobras, no Campo de Marlim, na Bacia de Campos (RJ). Localizado na área norte da bacia de Campos, Roncador foi descoberto em outubro de 1996, com a perfuração do poço 1-RJS-436A. O campo possui uma área de 111 km² e está sob uma lâmina d'água (LDA) que varia de a metros. – Roncador, terceiro gigante, com 111Km2. Plataforma no Campo de Marlim, Bacia de Campos/RJ.

7

8 Plataforma de Mexilhão, Bacia de Santos (SP), 2005
1997 – Brasil chega a marca de 1 milhão de barris de óleo por dia. 2000 – O recorde mundial, Petrobrás explora a 1877 metros de profundidade. 2003 – Descoberta a maior jazida de gás natural. Plataforma de Mexilhão, Bacia de Santos (SP), 2005 2005 – Os primeiros indícios de petróleo no Pré-Sal Promulgação da Lei No (Lei do Petróleo), de 6 de agosto de 1997, que flexibilizou o monopólio estatal do petróleo, criou o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), colocando sob a responsabilidade da ANP as concessões de exploração de petróleo, agora em regime de livre iniciativa. O País ingressa no seleto grupo dos 16 países que produzem mais de 1 milhão de barris de óleo por dia. é iniciada a construção do gasoduto Bolívia-Brasil. Descoberta a maior jazida de gás natural na plataforma continental brasileira, o Campo de Mexilhão, na Bacia de Santos (SP). Produção no Brasil e no exterior supera a marca de dois milhões de barris de óleo equivalente por dia. Encontrados os primeiros indícios de petróleo no Pré-Sal na Bacia de Santos (SP). Conclusão das análises no segundo poço do bloco BM-S-11 (Tupi) indica volumes recuperáveis entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural. O Brasil atinge a autossuficiência sustentável na produção de petróleo, com a entrada em operação do navio-plataforma P-50 nas novas descobertas, ocorridas em águas cada vez mais profundas. Com o início das operações da FPSO (Floating Production Storage Offloading) P-50 no campo gigante de Albacora Leste, no norte da Bacia de Campos (RJ), a Petrobras alcança a marca de dois milhões de barris por dia. 2006 – A auto-suficiência. Navio-plataforma P-50

9 O Pré-Sal Descoberto na jazida de Tupi, em rochas permeáveis abaixo de uma camada de sal de até 2km de espessura, numa profundidade de 7km. 800 km de extensão, 200km de largura, abrangendo desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo. Acredita-se que até 2017 a produção será de milhão e 300 mil barris de petróleo por dia, um aumento de quase 70% do que a Petrobrás produz hoje em dia; Em 2007 a Petrobras revelou a megajazida de Tupi, localizada em rochas permeáveis abaixo de uma camada de sal de até 2 km de espessura, sob o leito do oceano Atlântico, numa profundidade de até 7 mil metros A quantidade de petróleo encontrado é tão significativa que colocará a Petrobras e o Brasil num novo cenário da indústria mundial do setor. Só a acumulação de Tupi, localizada na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás) Em discurso no Pará, o presidente Lula disse que a descoberta do Pré-Sal é sinal de Deus e chance de reparar os erros cometidos ao longo da história com os pobres.

10 Portanto, com os largos incentivos à tecnologia do petróleo, o Brasil firmou-se como um dos mais favoráveis a entrar para a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), elevando-no a um patamar de país desenvolvido, onde não mais existirá a desigualdade social, maior problema que atinge o Brasil atualmente.

11 Bibliografia DIAS, J.L.M. & QUAGLINO, M.A. A questão do petróleo no Brasil, uma história da Petrobras. CPDOC/SERINST, Fundação Getúlio Vargas – Petrobrás MOURA, P. de & CARNEIRO, F.O. Em busca do petróleo brasileiro, Rio de Janeiro/Ouro Preto-MG, Ed. Fundação Gorceix blog.planalto.gov.br/o-petroleo-no-brasil/


Carregar ppt "A Evolução da Extração de Petróleo no Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google