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PublicouAna Laura Antas Candal Alterado mais de 7 anos atrás
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BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
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PRINCÍPIOS DA AUTO-AVALIAÇÃO
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PARTICIPAÇÃO: Envolvimento de todos os intervenientes (estudantes, corpo docente, investigadores e CTA) TRANSPARÊNCIA: Regras pré-estabelecidas e divulgadas, acompanhadas por todos os intervenientes e actores interessados. REGULARIDADE E INCREMENTALIDADE: Carácter periódico, sistemático e progressivo. OBRIGATORIEDADE: Todas as IES’s devem realizar a auto-avaliação alinhadas com SINAQES,; DIVULGAÇÃO: os resultados devem ser conhecidos por todos os actores da IES.
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PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO
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CONSTITUIR UMA COMISSÃO DE AUTO-AVALIAÇÃO
ESTABELECER O QUADRO INSTITUCIONAL PRÓPRIO PARA O SEU FUNCIONAMENTO INSTITUIR UM SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE COM PADRÕES ADEQUADOS E ADAPTADOS
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REQUISITOS DA AUTO-AVALIAÇÃO
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EXISTÊNCIA DE UMA CAA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÉMICA COMPROMISSO EXPLÍCITO DOS DIRIGENTES INFORMAÇÕES VÁLIDAS E FIÁVEIS USO EFECTIVO DOS RESULTADOS Organizar as actividades; promover a cultura e o interesse pela qualidade, sensibilizar a comunidade e presetar asessoria Planear acções destinadas à solução de probelemas e aperfeiçoamento institucional Envolvimento de todos no Processo Prioridade na disponibilização de informações pelos órgãos Assegurar a liderança e um apoio institucional para a seriedade processo
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ETAPAS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO
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Construção dos questionários e guiões de entrevista
ETAPA ACÇÕES PRÉVIAS Termos de referência e estabelecimento do órgão central da qualidade Definição dos padrões e critérios de verificação Elaboração do manual de auto-avaliação ETAPA PREPARAÇÃO Constituição e nomeação formal da CAA Elaboração do plano de actividades e orçamento Sensibilização da comunidade académica para a qualidade ETAPA DESENVOLVIMENTO Construção dos questionários e guiões de entrevista Recolha e organização da informação, dos documentos e dos dados ETAPA CONSOLIDAÇÃO Redacção do relatório final de auto-avaliação e do plano de melhorias Envio do relatório ao CNAQ para avaliação externa
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INDICADORES DE AVALIAÇÃO DO CURSO
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MISSÃO E OBJECTIVOS: Missão alinhada com estratégias institucionais e do País; objectivos alinhados com a missão da UO. 2. GESTÃO (organização e gestão dos mecanismos de garantia da qualidade): democraticidade, prestação de contas, descrição de funções e tarefas. Estrutura e mecanismos de garantia da qualidade.
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3. CURRÍCULO: alinhamento com a missão, gestão da qualidade e método de ensino-aprendizagem
4. CORPO DOCENTE: adequação das qualificações do corpo docente ao ciclo de estudos; procedimentos de recrutamento e selecção, formação, avaliação de desempenho.
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5. CORPO DISCENTE E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, estruturas e medidas de apoio, de aconselhamento e de acompanhamento; participação dos estudantes nos processos de melhoria da qualidade. 6. PESQUISA E EXTENSÃO, linhas de investigação; prestação de serviços relevantes à comunidade.
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Indicador 7: Infra-estruturas: laboratórios, salas de aula, bibliotecas e equipamentos, existência de equipamentos adequados ao funcionamento do curso e/ou programa. Indicador 8: Corpo técnico-administrativo, qualificações, planos de carreira, valorização e respeito pelos seus direitos. Indicador 9: Nível de internacionalização, implementação de políticas de promoção da mobilidade de docentes, discentes e investigadores.
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INDICADORES DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
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1: Missão 2: Gestão e/ou governação (organização e gestão dos mecanismos de garantia da qualidade 3: Currículo 4: Corpo docente 5: Corpo discente e ambientes de aprendizagem 6: Pesquisa e extensão 7: Infra-estruturas: laboratórios, salas de aula, bibliotecas e equipamentos 8: Corpo técnico-administrativo 9: Nível de internacionalização das actividades da instituição
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