A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO"— Transcrição da apresentação:

1 BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO

2 PRINCÍPIOS DA AUTO-AVALIAÇÃO

3 PARTICIPAÇÃO: Envolvimento de todos os intervenientes (estudantes, corpo docente, investigadores e CTA) TRANSPARÊNCIA: Regras pré-estabelecidas e divulgadas, acompanhadas por todos os intervenientes e actores interessados. REGULARIDADE E INCREMENTALIDADE: Carácter periódico, sistemático e progressivo. OBRIGATORIEDADE: Todas as IES’s devem realizar a auto-avaliação alinhadas com SINAQES,; DIVULGAÇÃO: os resultados devem ser conhecidos por todos os actores da IES.

4 PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO

5 CONSTITUIR UMA COMISSÃO DE AUTO-AVALIAÇÃO
ESTABELECER O QUADRO INSTITUCIONAL PRÓPRIO PARA O SEU FUNCIONAMENTO INSTITUIR UM SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE COM PADRÕES ADEQUADOS E ADAPTADOS

6 REQUISITOS DA AUTO-AVALIAÇÃO

7 EXISTÊNCIA DE UMA CAA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÉMICA COMPROMISSO EXPLÍCITO DOS DIRIGENTES INFORMAÇÕES VÁLIDAS E FIÁVEIS USO EFECTIVO DOS RESULTADOS Organizar as actividades; promover a cultura e o interesse pela qualidade, sensibilizar a comunidade e presetar asessoria Planear acções destinadas à solução de probelemas e aperfeiçoamento institucional Envolvimento de todos no Processo Prioridade na disponibilização de informações pelos órgãos Assegurar a liderança e um apoio institucional para a seriedade processo

8 ETAPAS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO

9 Construção dos questionários e guiões de entrevista
ETAPA ACÇÕES PRÉVIAS Termos de referência e estabelecimento do órgão central da qualidade Definição dos padrões e critérios de verificação Elaboração do manual de auto-avaliação ETAPA PREPARAÇÃO Constituição e nomeação formal da CAA Elaboração do plano de actividades e orçamento Sensibilização da comunidade académica para a qualidade ETAPA DESENVOLVIMENTO Construção dos questionários e guiões de entrevista Recolha e organização da informação, dos documentos e dos dados ETAPA CONSOLIDAÇÃO Redacção do relatório final de auto-avaliação e do plano de melhorias Envio do relatório ao CNAQ para avaliação externa

10 INDICADORES DE AVALIAÇÃO DO CURSO

11 MISSÃO E OBJECTIVOS: Missão alinhada com estratégias institucionais e do País; objectivos alinhados com a missão da UO. 2. GESTÃO (organização e gestão dos mecanismos de garantia da qualidade): democraticidade, prestação de contas, descrição de funções e tarefas. Estrutura e mecanismos de garantia da qualidade.

12 3. CURRÍCULO: alinhamento com a missão, gestão da qualidade e método de ensino-aprendizagem
4. CORPO DOCENTE: adequação das qualificações do corpo docente ao ciclo de estudos; procedimentos de recrutamento e selecção, formação, avaliação de desempenho.

13 5. CORPO DISCENTE E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, estruturas e medidas de apoio, de aconselhamento e de acompanhamento; participação dos estudantes nos processos de melhoria da qualidade. 6. PESQUISA E EXTENSÃO, linhas de investigação; prestação de serviços relevantes à comunidade.

14 Indicador 7: Infra-estruturas: laboratórios, salas de aula, bibliotecas e equipamentos, existência de equipamentos adequados ao funcionamento do curso e/ou programa. Indicador 8: Corpo técnico-administrativo, qualificações, planos de carreira, valorização e respeito pelos seus direitos. Indicador 9: Nível de internacionalização, implementação de políticas de promoção da mobilidade de docentes, discentes e investigadores.

15 INDICADORES DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

16 1: Missão 2: Gestão e/ou governação (organização e gestão dos mecanismos de garantia da qualidade 3: Currículo 4: Corpo docente 5: Corpo discente e ambientes de aprendizagem 6: Pesquisa e extensão 7: Infra-estruturas: laboratórios, salas de aula, bibliotecas e equipamentos 8: Corpo técnico-administrativo 9: Nível de internacionalização das actividades da instituição


Carregar ppt "BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google