Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
FÍSICA
2
Física Ricardo Helou Doca; Gualter José Biscuola; Newton Villas Bôas - 1º ano ensino médio
3
A Física na natureza e na tecnologia
INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física A Física na natureza e na tecnologia Tudo que acontece na natureza é denominado Fenômeno natural. Mecânica estuda o movimento orbital de satélites, planetas e outros corpos celestes. Termologia estuda a solidificação da água e as baixas temperaturas. Cristina Xavier Thinkstock/Getty Images Representação artística de Saturno e algumas de suas luas (com elementos sem proporção entre si e em cores fantasia). Alimentos refrigerados em uma geladeira.
4
A Física na natureza e na tecnologia
INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física A Física na natureza e na tecnologia A Ondulatória estuda as micro-ondas usadas em um forno e até na coloração das bolhas de sabão. A Óptica é a parte da Física que, entre outras coisas, explica a formação do arco-íris. Eldad Carin/Thinkstock/Getty Images Bolhas coloridas de água e sabão.
5
A Física na natureza e na tecnologia
INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física A Física na natureza e na tecnologia Eletricidade e magnetismo estuda as causas de descargas elétricas na atmosfera. Física moderna estuda o processo de fusão nuclear. Thinkstock/Getty Images Teste de explosão nuclear, Estados Unidos, 1957.
6
INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Potências de 10 e notação científica Potência de 10 é a maneira simplificada de descrever um número de modo que ocupe menos espaço e, acima de tudo, facilite operar com eles. Notação científica é caracterizada pela potência de 10 multiplicada por um número que tenha, antes da vírgula, um único algarismo, e que esse algarismo solitário seja diferente de 0 (zero).
7
INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Contagem e medição de uma grandeza Grandeza é a denominação matemática de tudo que pode ser expresso por um número de unidade, mediante uma contagem ou uma medição. Medir uma grandeza significa encontrar um número, sempre com precisão limitada, que indica quantas vezes ela contém uma unidade de medida.
8
INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Padrões de unidades de medidas O Sistema Internacional de Unidades (SI) é um conjunto de unidades de medida de todas as grandezas que adotados mundialmente.
9
INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Mecânica é a parte da Física que estuda o movimento e o repouso dos corpos. Cinemática é a parte da Mecânica que trata do repouso e do movimento, apenas os descrevendo sem se preocupar com as causas que determinam o estado de repouso ou as características do estado de movimento. Dinâmica é a parte da Mecânica que investiga as causas que determinam e modificam as características dos movimentos dos corpos.
10
INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Grandeza Vetorial e Grandeza Escalar Deslocamento Direção e sentido
11
UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Referencial é um corpo (ou conjunto de corpos) em relação ao qual são definidas as posições de outros corpos. Instante e intervalo de tempo: Localização no tempo de uma ocorrência, de um momento, denomina-se instante. Denomina-se intervalo de tempo as sucessões de instantes ocorridos.
12
CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME
UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Movimento e repouso: dizemos que uma partícula está em movimento quando ela muda de posição com o passar do tempo, caso contrário encontra-se em repouso. Thinkstock/Getty Images Jato sendo abastecido em pleno voo.
13
CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME
UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Trajetória: quando um ponto material se movimenta em relação em relação a certo referencial. Bluesky85/Thinkstock/Getty Images As trajetórias dos veículos que percorrem esse trecho da rodovia são curvilíneas.
14
UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Rapidez média: também conhecida por velocidade média, sem nenhum outro adjetivo, é uma grandeza que vamos simbolizar por rap.
15
UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Espaço de uma partícula é a grandeza que determina sua posição em relação à trajetória, posição essa dada pelo comprimento do trecho de trajetória compreendido entre a partícula e o ponto 0 (inicial).
16
UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Velocidade escalar média entre dois instantes é a variação de espaço ocorrida, em média, por unidade de tempo. Velocidade escalar instantânea é a velocidade que nos faz conhecer de fato o movimento no decorrer do tempo.
17
CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME
UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Movimento Uniforme (MU) é aquele em que a velocidade escalar instantânea é constante e diferente de zero. Thales Trigo Fotografia estroboscópica de uma bola de tênis em movimento uniforme. Observe que, em iguais intervalos de tempo, os deslocamentos escalares da bola também são iguais.
18
UNIDADE 1 - CINEMÁTICA Capítulo 2 – Movimento Uniformemente Variado Movimento Acelerado/Movimento Retardado/Movimento Uniforme Um movimento é acelerado quando o módulo da velocidade escalar instantânea é sempre crescente com o passar do tempo.
19
UNIDADE 1 - CINEMÁTICA Capítulo 2 – Movimento Uniformemente Variado Movimento Acelerado/Movimento Retardado/Movimento Uniforme Um movimento é retardado quando o módulo da velocidade escalar instantânea for sempre decrescente com o passar do tempo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.