A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo da interferência da dieta na composição do veneno e hidrocarboneto cuticular de formigas por FTIR-PAS Mestranda: Rafaella Caroline Bernardi Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo da interferência da dieta na composição do veneno e hidrocarboneto cuticular de formigas por FTIR-PAS Mestranda: Rafaella Caroline Bernardi Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo da interferência da dieta na composição do veneno e hidrocarboneto cuticular de formigas por FTIR-PAS Mestranda: Rafaella Caroline Bernardi Orientador: Sandro Márcio Lima Co-orientador: William Fernando Antonialli Junior

2 Cronograma Introdução Objetivo Metodologia Resultados preliminares
Considerações finais Finalizações Agradecimentos

3 Introdução Os insetos sociais desenvolveram a capacidades de sintetizar substâncias químicas que auxiliam na sobrevivência da colônias (ORTIZ & CAMARGO-MATHIAS, 2003). Hidrocarbonetos cuticulares (HC’s). Veneno Fonte: Pereira, M. C.

4 Hidrocarboneto cuticular
Introdução Hidrocarboneto cuticular Foto: Zorzenon, F. J. Foto: Wild, A.

5 Introdução Defesa contra predadores e/ou parasitas
Localização de alimento e/ou presa Encontro de parceiros para o acasalamento Organização e manutenção das colônias

6 Introdução São usados para diferenciação de espécies, castas, colônias (Carlson & Service, 1979; Phillips et al., 1990; Cobb and Jallon, 1990; Lockey, 1991; Golden et al., 1992; Carlson and Milstrey, 1990; Lavine and Carlson, 1991).

7 Introdução Glândula de veneno
Derivado dos aparatos do ovopositor de seus ancestrais não aculeados. Glândula convoluta Filamentos secretores Fonte: Ferrão Reservatório Filamento excretor

8 Introdução Veneno Compostos por aminas biogênicas, peptídeos básicos e proteínas de elevadas massas moleculares, principalmente enzimas, além de alcalóides, terpenos e outras substâncias orgânicas (CASTRO, 1994; MÜLLER, 2002). Foto: Firmino, E.

9 Introdução O veneno possui três funções dentro da família Formicidae:
Foto:Wild, A. Foto: Monnin Foto: Wild, A.

10 Introdução Genética x Ambiente
Em outros animais que possuem mecanismos de defesa, é possivel detectar diferenças inter e intraespecíficas na composição do seus aparatos químicos devido as variações ambientais (BRAZIL, 1901; CHIPPAUX, et al., 1991; FURTADO et al., 1991 a, b; MOURA-DA-SILVA, et al., 1990 a, b).

11 Introdução Biologia do animal Relevância médica

12 Introdução FTIR-PAS Sem preparação das amostras; Resultados rápidos;
Menor custo; Não há perda do material analisado.

13 Objetivo Investigar a influência da dieta na composição química do veneno e do HC’s de formigas por FTIR-PAS. Manutenção de colônias sob dieta controlada em laboratório. Comparação de espécies de Dourados-MS com espécies de Itabuna-Ba

14 Materiais e Métodos Ectatomma brunneum
Ampla distribuição; Bordas de matas e áreas abertas; Predadora generalista. Fonte:

15 Materiais e Métodos A escavação do ninho subterrâneo foi realizada pelo método descrito por ANTONIALLI-JUNIOR & GIANNOTTI (1997, 2001).

16 Materiais e Métodos Colônia 1 e 3 Colônia 2 Áreas de coleta

17 Materiais e Métodos Adultos e imaturos foram transferidos para o ninho artificial em laboratório. Dieta controlada: Tenébrio molitor, melaço e água.

18 Materiais e Métodos Individuos controle foram separados e sacrificados no dia da coleta. Após 30 e 60 dias sob dieta controlada, amostras são sacrificadas para análise e comparação com as informações do grupo controle.

19 Materiais e Métodos Foto: Firmino, E.

20 Materiais e Métodos Fonte:

21 Materiais e Métodos Célula fotoacústica
FTIR-PAS - Fourier Transform-Infrared Photoacoustic Spectroscopy Célula fotoacústica Fonte: IZIDA, T.

22 Materiais e Métodos A intensidade de absorção de 13 picos dos HC’s do abdômen variáveis ​​no método estatístico.

23 Materiais e Métodos A intensidade de absorção de 18 picos do veneno
variáveis ​​no método estatístico.

24 Resultados preliminares

25 Resultados preliminares
F=13.150 Wilks’s Lambda=0.076 Raiz Canônica 1= 68%

26 Resultados preliminares

27 Resultados preliminares
P<0.05 F= Wilks’s Lambda= Raiz Canônica 1= 82%

28 Discussão Inúmeros trabalhos demonstram que a composição do veneno está relacionada ao tipo de dieta da população, uma vez que uma de suas principais funções é a captura e morte das presas (GANS & ELIOT, 1968; THOMAS & POUGHT, 1979; KOCHVA, 1987; AIRD & SILVA, 1991; SILVA et. al., 1991; COGO et al., 1993; MACKESSY, 1993; DALTRY et al., 1996).

29 Discussão

30 Considerações finais Pode-se se inferir que os fatores ambientais interferem de forma significativa na composição do veneno e do HC de formigas, e a dieta pode ser confirmada como parte decisiva para determinação dessas variações.

31 Finalizações Cromatografia do veneno e HC’s
Coleta e comparação intra e interespecífica entre as populações de Itabuna-Ba e Dourados-Ms Finalização da manutenção e análise das colônias 2 e 3 mantidas em laboratório

32 Obrigada!!!


Carregar ppt "Estudo da interferência da dieta na composição do veneno e hidrocarboneto cuticular de formigas por FTIR-PAS Mestranda: Rafaella Caroline Bernardi Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google