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PublicouFrancisco Mesquita Alterado mais de 10 anos atrás
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Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana
A contribuição da interdisciplinaridade na formação dos especialistas em ciências agrárias. Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana
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Todos os seres humanos, quando nascem, têm o direito de serem educados e depois, o dever de contribuir à educação dos demais. Educar é mais do que instruir, é mais do que ensinar, é preparar o homem para a vida. José Martí ( )
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Campos de ação (áreas de atuação) do especialista em ciências agrárias em geral.
Saúde animal e vegetal. Fitotecnia ( Produção vegetal) Zootecnia (Produção animal) Economia Agrícola Irrigação e Ciências do Solo Mecanização da produção Docência.
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-As disciplinas (arranjo pedagógico de um sistema de conhecimentos, habilidades, leis, procedimentos, etc, de uma área da ciência) - Pela sua função na formação do especialista são agrupadas em três categorias: a) Do exercício da profissão b) Dos campos de ação c) Básicas (específicas e gerais).
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Uma adequada interdisciplinaridade deve:
- Garantir interrelação entre conteúdos teóricos e práticos. - Contribuir à criação e consolidação de habilidades cognitivas. (auto-aprendizagem) - Formar convicções ético-morais (valores) que determinem uma atitude responsável no seu desempenho. - Consolidar ferramentas conceituais e metodológicas fundamentais (Possibilidade de assimilação dos câmbios tecnológicos) - Satisfazer os objetivos de cada etapa de formação.
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PROBLEMAS QUE DEVE RESOLVER COMPETÊNCIAS QUE DEVE TER
DEFINIÇÃO DO PROFISSIONAL PROBLEMAS QUE DEVE RESOLVER OBJETIVOS FUNÇÕES QUE VAI DESEMPENHAR COMPETÊNCIAS QUE DEVE TER
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Um exemplo de possível função:
- Aplicar medidas agrotécnicas para o controle da incidência de pragas em culturas de interesse alimentar. As medidas podem ser preventivas ou de emergência Supondo que fossem: a) Aplicação de produtos fitosanitários b) Utilização da policultura e/ou rotação de culturas c) Incorporação de variedades de elevada resistência (continuamos com “a”)
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Quais conhecimentos deve ter?
Pelo menos: - Propriedades (químicas, físicas e biológicas), modo de aplicação e preço dos produtos disponíveis no mercado. - Características biológicas da praga - Características biológicas das culturas Conclusão: Deve possuir competências profissionais em: Manejo de pragas Manejo de solos e recursos hídricos Sistemas de produção agrícola Administração de processos agrícolas
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Áreas do conhecimento relacionadas:
Fitotecnia geral Genética Ciências do solo Economia agrícola Saúde vegetal Agroecologia. Quais disciplinas básicas gerais fornecem os fundamentos conceituais e metodológicos?
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Principalmente: Biologia (vegetal e animal) Química (incluindo à Bioquímica) Física Matemática (incluindo à Estatística)
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A Química no especialista em Agronomia.
Componente biótica. Metabolismo celular Composição e propriedades das biomoléculas. Transformações das biomoléculas Relações estequiométricas Características e reatividade das funções orgânicas Enzimologia Termodinâmica química Cinética química Ligações atômicas
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Componente abiótica. Composição e propriedades das substâncias inorgânicas Transformações das substâncias inorgânicas Cinética química Termodinâmica química Ligações atômicas Relações estequiométricas Estrutura e propriedades dos átomos.
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Caracterização dos sistemas biológicos
Métodos para quantificar espécies químicas orgânicas e inorgânicas Métodos de separação e identificação de espécies químicas orgânicas e inorgânicas Características e propriedades das espécies químicas
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Segundo a derivação anterior ...
Alguns dos núcleos de conhecimento químico principais na formaçao do Agrônomo são (excluindo á Bioquímica): - Estrutura e propriedades dos átomos e sus ligações. - Enfoques termodinámico, cinético e quantitativo das reações químicas. - Estrutura e propriedades dos grupos funcionais orgânicos e das biomoléculas. - Métodos analíticos para separar, identificar e/ou quantificar espécies químicas inorgânicas e orgânicas de interesse biolôgico.
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Além das habilidades (teóricas e práticas) próprias da Química, a formação química do Agrônomo deve criar ou estimular outras habilidades gerais desse profissional. Alguns exemplos: -Inferir conclusões teóricas apartir de dados tabelados ou representações gráficas. -Extrair, redactar e defender generalizações teóricas obtidas de observações ou avaliações práticas. -Avaliar de manera crítica as condições (objetivas e subjetivas) existentes para adopção de alternativas. -Possuir independência para adquirir novos conhecimentos e habilidades.
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