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Inteligência Artificial
Aula 5
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Esquema de Representação do Conhecimento baseado em Lógica
Utiliza conhecimento declarativo, expresso por qualquer tipo de lógica: primeira ordem; multi-valorada; fuzzy; desenvolvida por filósofos e matemáticos como processo de desenvolver inferências a partir de fatos;
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Lógica fuzzy é uma lógica nebulosa com graus de certeza, validade, não existe V ou F e sim uma faixa onde as comprovações podem ser feitas Falso Verdadeiro
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uso de conectivos lógicos:
A lógica de primeira ordem ou lógica de predicados mais utilizada na representação de conhecimento declarativo; uso de conectivos lógicos: (e); (ou); (se então); (se e somente se); (não); (quantificador universal- para todo); (quantificador existencial - existe um);
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através do uso de conectivos representamos sentenças, assumindo o valor verdadeiro ou falso na representação de fatos ou situações do domínio; através do uso dos quantificadores podemos generalizar relacionamento entre fatos; a representação de conhecimento através da lógica de predicados difundiu-se em IA através de duas implementações: a linguagem PROLOG - implementa um subconjunto do cálculo de predicados através de conhecimento procedimental;
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fatos= predicados e argumentos;
provadores automáticos de teoremas, que implementam a prova da verdade ou falsidade de sentenças, confrontando-as com o c=banco de fatos existentes; fatos= predicados e argumentos; predicados = relacionamento entre os objetos ou o nome dos atributos dos objetos; objetos= argumentos dos predicados; exemplo: “todos os homens são mortais” e “Sócrates é homem” podem ser representadas como: 1. x (Homem(x) Mortal(x)) 2. Homem (Sócrates)
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= quantificador universal; Homem e Mortal são predicados;
x é uma variável; Sócrates é uma constante; vantagem na representação formal propiciada pela lógica é a derivação de novos fatos a partir de fatos já conhecidos como certos, as regras de inferência que podemos aplicar no exemplo acima são especialização e generalização ; aplicando as regras de inferência nas premissas existentes derivamos: “Sócrates é mortal”, visto que é homem e todos os homens são mortais;
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Regra de inferência = função sintática que, dado um conjunto de fórmulas lógicas, gera uma nova fórmula. ( “raciocina baseada no conhecimento que já possui, gerando novos”): exemplos de regras de inferência expressas em lógica de primeira onde, sendo que A e B representam fórmula quaisquer: Modus Ponens (A (A B)) B Modus Tollens (B A (A B)) A
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Silogismo Hipotético ((A B) (B C )) (A C) Especialização
x (A) A{x/a} Generalização A {x/a} x (A) onde A{x/a} significa a fórmula obtida pela substituição, na fórmula A, de todas as ocorrências da variável x por uma constante a; popularização da representação baseada na lógica motivada pela inferência de novos fatos a partir de fatos antigos de forma mecanizada (linguagem faria este mecanismo de inferência em uma base de conhecimento pré-especificada);
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Vantagens da representação baseada em lógica:
representação formal que possui um conjunto de regras de inferência através do qual, a partir de fatos iniciais se pode derivar outros fatos (que não estão explicitamente representados); se pode garantir a verdade dos novos fatos deduzidos formalmente, se formem verdadeiros os fatos iniciais (raciocínio monotônico); o fecho semântico , ou seja, o conjunto de inferências e conclusões que podem ser derivadas, á completamente especificado pelas regras de inferências;
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Desvantagens da rep.baseada em lógica:
capacidade de explicação: dedução de novas regras através de regras já existentes, capacidade intuitiva de compreensão do domínio; método de resolução é completo: a partir das regras de inferência, todas as conclusões possíveis logicamente implicadas pelo conjunto de fatos iniciais, podem ser provadas; possui semântica formal bem entendida e aceita, uma notação sintática simples; Desvantagens da rep.baseada em lógica: inadequado para: inferir novos dados a partir de dados incertos, valores relativos tipo “muito quente”, graus de certeza, crenças diferentes;
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Generalizar seu conhecimento (raciocínio indutivo) a partir dos fatos iniciais;
raciocinar analogicamente; a lógica de predicados não fornece pistas quanto à localização dos fatos que serão utilizados na prova de um resultado desejado (apresenta dificuldades para representar conhecimento procedimental e/ou heurístico); separa representação do conhecimento e processamento, sendo que a principal dificuldade consiste em determinar como os fatos armazenados na base podem ser usados, e não como devem ser armazenados; potencialmente ineficiente, se não prestar atenção em como as cláusulas serão utilizadas;
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exemplo de representações:
Falta de facilidades para estruturação do conhecimento, dificultando o uso desse esquema para grandes bases de conhecimento; exemplos STRIPS _ Stanford Research Institute Problem Solver projetado para resolver problemas de planejamento enfrentados por um robô ao rearranjar objetos e mover-se em um ambiente desordenado; exemplo de representações: Marcos era um homem = Homem (Marcos); Marcos nasceu um Pompéia = Pompeano (Marcos);
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Todos os que nasceram em Pompéia eram romanos = x: Pompeano (x) Romano(x);
César era um soberano = soberano (César); Todos os romanos eram leais a César ou então odiavam-no = x: Romano (x) leal_a (x, César) odeia (x, César);
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Regras de produção Exemplo de sistema de representação procedimental , baseado na lógica de primeira ordem (prolog constitui um exemplo desta abordagem); especialistas tendem a expressar suas técnicas de solução de problemas em termos de conjuntos de regras situação-ação; regras de produção = conhecimento é representado como uma coleção de regras do tipo se condição então ação;
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regra de produção carater estímulo-resposta na representação ;
A ação corresponde a algum procedimento que acarreta uma conclusão ou mudança no estado corrente; o conjunto de regras de produção é visto como uma representação de conhecimento procedimental, baseada em lógica de primeira ordem; este esquema representa uma das melhores meios disponíveis para codificação da experiência de especialistas, na resolução de problemas; regra de produção carater estímulo-resposta na representação ;
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Principais propriedades das regras de produção:
incorporam conhecimento prático (heurístico) em regras se-então; sua habilidade cresce em uma taxa proporcional ao crescimento da base de conhecimento (crescimento incremental); pode resolver um grande intervalo de problemas possivelmente complexos utilizando regras relativamente simples e combinando os resultados de maneira apropriada; podem explicar suas conclusões refazendo suas linhas de raciocínio e traduzindo a lógica de cada regra empregada em linguagem natural;
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Cada regra aproxima um fragmento independente do conhecimento (conhecimento refinado com a adição de nova regra); as regras de produção descrevem as relações entre os objetos do domínio ( se... então...); os objetos tem diversos atributos ligados a ele
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