A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar?"— Transcrição da apresentação:

1 Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar?
Posso usar a atividade em outro momento? Quais objetivos tenho que alcançar? Num primeiro momento é importante observar quais são as principais camadas dos solo; Relacionar a formação do lençol freático com o ciclo da água. E quando estiver estudando fotossíntese, utilizar o terrário para entender o processo e responder como o feijão sobrevive nessas condições presentes no recipiente. Essa atividade deverá ser realizada no início das aulas, porém, seus resultados poderão auxiliar em outros momento durante o processo. Como por exemplo: Solo Ciclo d’água fotossíntese

2 Desenvolvimento de habilidades na aula prática
Habilidades processuais ligadas ao processo científico: Capacidade de observação (coleta de informações) Inferência (de posse de informações, passa-se a suposições) Medição (descrição) Comunicação (uso de palavras ou símbolos gráficos para descrever uma ação , um objeto, um fato, um fenômeno ou um evento) Classificação (agrupar ou ordenar fatos ou eventos em categorias com base em propriedades ou critérios) Predição (previsão de um resultado diante de evidências)

3 Objetivos específicos
Observar as camadas dos solo e a formação do lençol freático; Identificar a formação do ciclo da água e a relação dele com o lençol freático e a manutenção dos possíveis seres vivos que vivem no terrário. Observar a fotossíntese e as condições necessárias para que ela seja realizada.

4 Habilidades desenvolvidas a partir da experiência.
H37. Relacionar em situações-problema, a ação dos agentes de intemperismo à formação dos solos e sua erosão em ambientes naturais ou transformados pela ação do ser humano. H50. Associar a energia luminosa com a transformação da água e do gás carbônico em oxigênio e substâncias orgânicas. H51. Reconhecer a importância do processo da fotossíntese para todos os seres vivos. H41. Identificar as mudanças do estado físico da água e seu movimento na natureza

5 Agora tente responder algumas perguntas
Por que a necessidade de três camadas de solo? Como o solo se forma? Por que é necessário colocar um pouco de água? Por que o terrário ficou embaçado? Por que tem gotinhas na parede do recipiente? Como ocorre o ciclo da água? Se for observar sobre a fotossíntese: Como o feijão se desenvolve, se o terrário está vedado, isso é ele não recebe ar do ambiente? O feijão não precisa de oxigênio para sobreviver? Como ele obtém energia? Quais são os produtos da fotossíntese?

6 Agora construa seu relatório, a partir de sua observação investigativa
Nome da atividade: Objetivos: (somente os relacionados com o tempo, que nesse primeiro momento, pode ser, solo e ciclo da água) Materiais utilizados: Procedimentos: Esquema: (desenho das observações mais importantes) Resultado: (observação) Conclusão: (porque aconteceu.)

7 Gabarito - perguntas Pois ele representa a formação básica do solo, a parte superior, terra, a do meio, terra com pedaços de rocha e a última com rochas inteiras. (no caso, no terrário usamos “rochas quebradas”, mas não se esqueça, que no ambiente natural, ela é inteira!). O solo se forma a partir dos desgastes de rochas maiores causadas pelo intemperismo. Para podemos observar o ciclo da água e para fornecer condições ideais de vida para o vegetal. Porque, quando o vapor de água, encontra uma local mais frio ele se condensa. As gotinhas representam a forma líquida da água, que participa do ciclo de evaporação e condensação. A água serve, com o tempo, para observarmos o ciclo da água. Como o terrário é vedado, quando a água evapora, ela fica presa pelo plástico e após se condensar, cai em gotinhas para o solo novamente.

8 Perguntas sobre a fotossíntese
O feijão consegue se desenvolver no terrário, porque encontra condições ideais para o sucesso de sua sobrevivência, como, solo para fixar sua raiz, água, e depois de sair da semente, ele começa a fazer a fotossíntese, libera o oxigênio e absorve o gás carbônico de sua resultado de sua própria respiração. Ele obtém energia, num primeiro momento da reserva de energia contida na semente, após o termino dessa, ele começa a realizar a fotossíntese. Através da água, sais minerais, gás carbônico, luz solar, ela produz, oxigênio e glicose.


Carregar ppt "Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google