Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
3
Na Inglaterra do séc. XVIII, verificaram-se importantes transformações ao nível da indústria, resultantes da aplicação da máquina a vapor aos engenhos mecânicos das manufacturas. A esse processo dá-se o nome de Revolução Industrial.
4
CONDIÇÕES DA PRIORIDADE INGLESA:
Condições políticas – Na Inglaterra existia um regime político, o parlamentarismo, dominado pela nobreza e burguesia. Estes dois grupos levaram o Parlamento a libertar o comércio, artesanato e agricultura de todos os entraves.
5
Condições sociais e demográficas
- Concorrência entre a nobreza e a burguesia, que estavam dispostas a investir e a concorrer entre si; Aumento da mão-de-obra disponível, devido à libertação pela Revolução Agrícola e ao aumento demográfico; Concentração urbana, devido ao êxodo rural provocado pela Revolução Agrícola.
6
Condições económicas - Abundância de capitais, provenientes da Revolução Agrícola e dos investimentos no comércio colonial; - A Inglaterra possuía um grande mercado, quer interno, quer externo (colónias).
7
Condições naturais - Abundância de matérias-primas, quer locais (lã, ferro e hulha ou carvão mineral), quer coloniais (algodão);
8
- Vasta rede de comunicações: bons portos; rios navegáveis, que foram ampliados com canais; construção de estradas. Tudo isto permitia ligar as zonas mineiras, industriais e os portos.
9
Os principais progressos técnicos Indústria metalúrgica
Condições técnicas - Abundância de inventos. Os principais progressos técnicos Indústria têxtil Ano Invento Inventor 1733 Lançadeira volante (máquina de tecer) John Kay 1764 Spinning-jenny (roda de fiar/fiação automática) James Hargreaves 1784 Tear mecânico Edmund Cartwright Indústria metalúrgica 1709 Fabrico de ferro pelo método do coque Abraham Darby 1739 Fabrico do aço fundido Muntsman Outras 1711 Bomba a vapor Thomas Newcomen 1765/67 Máquina a vapor James Watt
11
A máquina a vapor de James Watt foi o motor da Revolução Industrial.
12
SECTORES DE ARRANQUE: Indústria têxtil O arranque da indústria deu-se, em primeiro lugar, no sector têxtil algodoeiro, que começou por usar primeiro a força da água e depois a máquina a vapor.
13
Indústria metalúrgica
O outro sector de arranque da industrialização foi o sector metalúrgico, embora um pouco mais lento (a partir de 1830). O seu desenvolvimento foi estimulado pela divulgação da máquina a vapor e também pelo desenvolvimento das máquinas agrícolas e dos transportes.
14
ALTERAÇÕES NO REGIME DE PRODUÇÃO:
Aparecimento das fábricas: concentravam uma grande quantidade de equipamento e de mão de obra.
15
Modificação da paisagem: apareceu a poluição; as cidades conheceram um grande crescimento.
16
(trabalho com máquinas)
Quantidade e tipo de produção: aumentou rapidamente e apareceu um novo tipo de equipamento. Manufactura (trabalho manual) Maquinofactura (trabalho com máquinas)
17
Trabalhador especializado
Funções dos operários Artesão Trabalhador especializado Operário Vigilante de máquinas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.