A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Industrial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Industrial."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Industrial

2 Revolução Industrial Definição: conjunto de transformações provocadas pela substituição da energia física pela mecânica na fabricação de mercadorias. Causas: revolução comercial, acumulação primitiva de capital e o aparecimento das máquinas.

3 A máquina de Tomas Newcoman
As primeiras máquinas A máquina de Tomas Newcoman James Watt – aperfeiçoou a máquina a vapor (1769)

4 Outras invenções Locomotiva: George Stephenson (1825).
Telégrafo: Samuel Morse (1844) Barco a vapor: Robert Fulton (1807)

5 O pioneirismo inglês Acúmulo de capitais: os capitais obtidos com a colonização foram investidos nas fábricas. Oferta de mão de obra: devido ao êxodo rural e ao aumento populacional havia uma grande oferta de trabalhadores. Recursos naturais: posição estratégica e abundância de recursos naturais (carvão e ferro).

6 Fases da Revolução 1ª fase (1760 – 1860): etapa restrita à Inglaterra, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria têxtil e pelo advento da máquina a vapor. 2ª fase (1860 – 1900): expansão para outros países e substituição do ferro pelo aço e do vapor pelo petróleo e pela eletricidade.

7 Impactos sociais Novas relações de trabalho: trabalhador só é dono de sua própria força de trabalho. Condições de trabalho: salários baixos, jornadas longas, condições insalubres e alienação. Aumento da população urbana: provocado pela concentração de pessoas nas regiões industriais.

8 Outras conseqüências Capitalismo comercial cede lugar ao industrial, e depois ao financeiro. A livre concorrência do liberalismo cede lugar monopolismo: trustes, holding e cartéis. Imperialismo: necessidade de mercados consumidores e fontes de matérias-primas e mão de obra barata.

9 Novas ideologias Liberalismo: defesa do capitalismo, liberdade de comércio e livre negociação entre trabalhadores e patrões. Socialismo: oposição ao capitalismo e defesa dos direitos dos trabalhadores. Principal representante: Karl Marx.


Carregar ppt "Revolução Industrial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google