A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manuel Pina Marques Marta Rocha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manuel Pina Marques Marta Rocha"— Transcrição da apresentação:

1 Manuel Pina Marques Marta Rocha
Investigação Operacional 2011/ Manuel Pina Marques Marta Rocha Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

2 Motivação “Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo.”
Confúcio, 151 a.c.

3 Objectivos da disciplina de IO
Dotar os alunos com competências para: identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão; construir modelos de problemas de decisão; usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas; usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos; usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.

4 Programa de IO O que é a Investigação Operacional? História da Investigação Operacional. Metodologia da Investigação Operacional. Teoria da Decisão. Modelização em Programação Linear. Programação Linear. Programação Inteira. Problemas de Transportes, de Transexpedição e de Fluxos em redes genéricas. Problemas de Afectação. Problemas de Fluxo Máximo e Caminho Mínimo. Outros problemas em redes. Planeamento e controlo de projectos, CPM, PERT. Filas de espera.

5 Mudança de paradigmas Avaliação sumativa  avaliação formativa
Ensino  Aprendizagem O que é importante é que os alunos aprendam Aulas teóricas com recurso a técnicas de Aprendizagem Activa Avaliação sumativa  avaliação formativa Exercícios Todas as pessoas trabalham mais e melhor: se se sentirem motivadas se receberem “feedback” do seu trabalho se se sentirem recompensadas pelo seu trabalho

6 Avaliação Avaliação distribuida: 7 Exercícios realizados em aulas práticas: Máximo: 5 valores Sem consulta e classificados de 0 a 1 2 Mini testes a realizar a 17/10 e 28/11: 5 valores cada um Com consulta (*) Frequência: mínimo de 6 valores em 15 (40%) Exame final Com consulta (1ª chamada, Janeiro 2012) Relativo à última parte do programa (CPM/PERT e Filas de Espera): 5 valores Exame de Recurso com consulta Alunos que não tenham obtido aprovação à UC, mas com frequência (*): O Fazem exame para 5 valores, relativo à matéria do Exame Final ou fazem exame para 20 valores a toda a matéria Alunos que tenham obtido aprovação à UC (Melhoria de classificação): Fazem exame para 20 valores, relativo à totalidade da matéria da UC Avaliação em época especial: Apenas exame, sem consulta.

7 Na página da disciplina podem encontrar agora:
Todos os textos de apoio para as aulas; Todos os exercícios com as respectivas resoluções; Todos os exames com enunciados e resoluções; Um filme sobre o que é a IO; Apontadores para páginas de associações ligadas à IO para páginas de disciplinas relacionadas com a IO para páginas relacionadas com a IO

8 Na página da disciplina podem encontrar ao longo do semestre:
As avaliações dos Exercícios Novos apontadores relacionados com IO

9 Horários Todas as aulas começam pontualmente 10 minutos depois da hora constante no horário (decisão do Conselho Pedagógico da FEUP) Esperamos que ninguém entre depois da aula ter começado…

10 Alguns comentários finais
Ninguém pode aprender por ninguém, só o próprio o pode fazer. Queremos ser facilitadores da vossa aprendizagem… …juntamente com os vossos colegas, as aulas (teóricas e práticas), os livros, as avaliações, a net, etc. “Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo.” Confúcio, 151 a.c.


Carregar ppt "Manuel Pina Marques Marta Rocha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google