Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Como elaborar atividade Dialógica
Tutorial 10 Como elaborar atividade Dialógica Use a seta do teclado para avançar e recuar
2
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Numa atividade Dialógica no ELO, do mesmo modo que numa atividade de Múltipla Escolha, a primeira coisa que precisamos definir é o texto de leitura. Neste caso vamos usar o texto abaixo (lapis.htm), elaborado numa atividade anterior, quando montamos uma homepage básica. O texto de leitura já tem que existir na pasta onde vamos salvar a atividade! Não é possível montar uma atividade de “Múltipla Escolha” ou “Dialógica” sem ter pelo menos um texto de leitura! Um exemplo do Método KISS (Keep It Simple, Stupid): Quando a Nasa iniciou o lançamento de astronautas, descobriram que as canetas não funcionariam com gravidade 0 Para resolver este enorme problema, contrataram a Andersen Consulting, hoje Accenture. Empregaram uma década e 12 milhões de dólares Conseguiram desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo d'água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal e em variações de temperatura desde abaixo de zero até mais de 300 graus Celsius. Os russos usaram um lápis... Use as setas e do teclado para avançar e recuar
3
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Partindo da Tela de Abertura, clique em Dialógica. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
4
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Quando a tela da atividade se abrir, inicie aqui, buscando o arquivo de leitura . Use as setas e do teclado para avançar e recuar
5
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
O arquivo de leitura já deve existir na pasta onde mais tarde vou salvar minha atividade. No caso, estou usando o arquivo “lapis”, que criei numa atividade anterior. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
6
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Pronto! Já selecionei o texto de leitura. Agora vou começar a preparar a primeira questão da Atividade Dialógica. Aqui decido se vou avaliar ou não esta questão, digitando “sim” (S) ou “não”(N). Use as setas e do teclado para avançar e recuar
7
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Aqui escrevo a primeira pergunta. Os espaços em branco são apenas uma questão de estética para o resultado final. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
8
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Escreva aqui, primeiro, a melhor resposta possível, aquela que provavelmente ninguém vai responder, mas que servirá de gabarito. Coloque um sinal de adição (+) e escreva o que deve constar na resposta do aluno para que a resposta esteja certa. Neste caso, será apenas a palavra “caneta”. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
9
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Escreva aqui um feedback estratégico, dando dicas para cada vez que o aluno errar. Dica importante: Cole e copie as sugestões do próprio ELO. Depois faça as adaptações necessárias. Escreva um feedback para cada resposta do gabarito, separados pelo sinal de adição (+). Use as setas e do teclado para avançar e recuar
10
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Para anexar a questão, clique em “Anexa”. O número “1” indica que você está fazendo a questão 1. O “0” significa que você ainda não “anexou” a questão. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
11
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Para elaborar a questão “2”, clique em “Segue”. Pronto! O segundo “1” significa que a questão já foi anexada. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
12
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Uma dica importante para poupar trabalho: Antes de passar para a questão “2”, copie a questão “1” (depois é só colar e fazer as alterações necessárias). Use as setas e do teclado para avançar e recuar
13
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Olha aí! Estamos na questão “2”, que ainda está toda em branco. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
14
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Viu só? Clicamos em cola e copiamos a questão “1” para a questão “2”. Agora é só editar a questão! Use as setas e do teclado para avançar e recuar
15
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Vamos ao repeteco de sempre. Salvemos o arquivo fonte da atividade, clicando em “Salva”. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
16
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Abra a pasta que você criou. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
17
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Dê um nome para sua atividade. Eu vou chamá-la de “nasa”. Lembre-se de tirar o asterisco! Salve o arquivo fonte da atividade. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
18
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Gere o arquivo htm, clicando aqui. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
19
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Dê um nome para o arquivo htm (De preferência o mesmo nome que você deu para o arquivo fonte). Lembre-se de tirar o asterisco! Salve o arquivo htm. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
20
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Pronto! ELO criou o arquivo htm. Clique “sim” para ver como a atividade vai aparecer para o aluno. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
21
Use as setas e do teclado para avançar e recuar
Resultado final, já no ambiente do aluno. Use as setas e do teclado para avançar e recuar
22
Use a seta do teclado recuar
FIM Use a seta do teclado recuar
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.