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LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS

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Apresentação em tema: "LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS"— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
CONCEIÇÃO REIS

2 LEITURA Ler conhecer, interpretar, decifrar, ampliar, aprofundar.
Importância: fator decisivo e imprescindível investigação

3 Natureza da leitura Entretenimento → distração
cultura geral → informativa Aproveitamento → formativa

4 Operações envolvidas (LAKATOS)
Reconhecer entender o significado dos símbolos gráficos utilizado no texto; Organizar entrosar o significado das palavras na frase, nos parágrafos, nos capítulos; Elaborar estabelecer significados adicionais em torno dos significados imediatos e original dos símbolos gráficos utilizados no texto; Valorar cotejar os dados da leitura com os meios ideais, conceitos e sentimentos, a fim de aceitar ou refutar as afirmações ou supostas verdades.

5 Leitura Proveitosa atenção assimilação e apreensão Interação
conseguir proveito intelectual reflexão considerar / ponderar espírito crítico avaliar: julgar, comparar, aprovar análise dividir tema / determinar relações síntese Reconstituir velocidade

6 MUITAS FACES DA LEITURA (BARBOSA, JOSÉ JUVÊNCIO
MUITAS FACES DA LEITURA (BARBOSA, JOSÉ JUVÊNCIO. Alfabetização e leitura. 2. Ed. São Paulo: Cortez,1994. Distingue, nas situações de leitura possíveis, seis grandes grupos: Leitura de informação Leitura de consulta Leitura para a ação Leitura reflexiva Leitura de distração Leitura da linguagem poética

7 Leitura de informação É a situação de comunicação por excelência;
A mensagem é visada para completar uma lacuna ao nosso conhecimento sobre aspectos da vida cotidiana Exemplo: a leitura informativa dos jornais, revistas, instruções diversas, coleta de dados para fins utilitários, normas, regimentos etc.

8 Leitura de consulta É utilizada todas as vezes que procuramos uma informação pontual num conjunto complexo de informações Exemplos: dicionários, anuários, enciclopédias, guias de endereços, catálogos. etc.

9 Leitura para a ação É extremamente freqüente e mecânica; antecede, orienta ou modifica um comportamento ou ação. É a leitura de placas de sinalização, de orientação, de avisos, de instrução. Exemplos: leitura de cartazes de rua, das receitas de bolo, das regras de um jogo, dos manuais técnicos de montagem etc

10 Leitura reflexiva É uma leitura mais densa, caracterizada por momentos de apreensão do conteúdo do texto e momentos de pausa na leitura para reflexão. É uma leitura de prestígio, normalmente relacionada ao trabalho intelectual e aos estudos superiores: teses, ensaios, obras filosóficas, literárias.

11 Leitura de distração O objetivo é o relaxamento, a distensão, a evasão, a aventura, o prazer, sem nenhuma função utilitária. É uma leitura que exige do leitor um domínio perfeito do ato de ler. O leitor não realiza muito esforço para a sua efetivação.

12 Leitura da linguagem poética
É aquela em que o leitor, além de visar o conteúdo veiculado no texto, busca se deleitar com a sonoridade das palavras. Exemplo: é a leitura da poesia cujo prazer do conteúdo está ligado também ao prazer da forma, a dimensão musical das palavras ou texto.

13 Leitura e Interpretação de Textos
Estratégias de Leitura

14 ATIVIDADE DE LEITURA Processo cognitivo Processo interativo

15 PROCESSO INTERATIVO T E X O compreensão autor coerência leitor decodificação semântica episódica

16 COMPREENSÃO Decodificação episódica semântica História pessoal Ativação de Conhecimentos prévios Localização e Comparação de informações Predição de conteúdo gostos repertório Checagem de Hipóteses Aquisição de vocabulário Inferências locais e globais generalizações

17 Capacidades cognitivas
Percepção Inferência Memória Dedução locais globais Retenção armazenamento recuperação

18 Capacidades de Decodificação
Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação); Dominar as convenções gráficas; Conhecer o alfabeto; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo fluência e rapidez de leitura.

19 ANALISAR TEXTOS Análise estudar, decompor, dissecar, dividir,
interpretar.

20 FINALIDADES DA ANÁLISE
Aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante; Reconhecer a organização e estrutura de uma obra; Interpretar o texto, familiarizando com idéias, estilos, vocabulários Chegar a níveis mais profundos de compreensão; Reconhecer o valor do material; Desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipótese e problemas; Encontras as idéias principais ou diretrizes e as secundárias; Perceber como as idéias se relacionam; Identificar as conclusões e as bases que as sustentam.

21 Procedimento para leitura e análise de textos
Escolher obras: visão do todo; Reler: assinalando vocabulário; Destacar idéia principal ou palavra-chave; Localizar idéias / compará-las entre si; Agrupar por semelhança importante/organizá-las em ordem de hierarquia; Interpretar as idéias / fenômenos – conclusões.

22 Referências Bibliográficas
BAKHTIN, M. M. O discurso no romance. In: Questões de Literatura e de Estética – A teoria do romance, p SP: Hucitec/EdUNESP, 1988. KLEIMAN, A. (1989a) Texto & Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1999. ____ (1992) Oficina de Leitura: Teoria e prática. Campinas: Pontes/EdUNICAMP, 1993. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.


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