A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA JOICE ESTACHESKI INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR CÉSAR PRIETO MARTINEZ

2 construção da cidadania
PARA QUE SERVE A ESCOLA? Professores e especialistas que atuam nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental precisam avançar na compreensão de seu papel de educadores e da função educativa da escola, na perspectiva da formação para a cidadania. ESCOLA socialização do saber construção da cidadania

3 PROFESSORES DEVEM SER CAPAZES DE:
Identificar possibilidades de atuação que contribuam para que a educação escolar esteja a serviço da construção da cidadania dos alunos. Compreender o significado e a importância de utilizar as capacidades dos alunos como objetivos norteadores do trabalho escolar.

4 PROFESSORES DEVEM SER CAPAZES DE:
A função da instituição escolar na sociedade – o papel da escola ao lado de outras instituições sociais.

5 PROFESSORES DEVEM SER CAPAZES DE:
O desenvolvimento das capacidades dos alunos como objetivo do trabalho escolar. O significado do trabalho do professor na socialização do saber e na construção da cidadania.

6 SER PROFESSOR E SER ALUNO
Papel do professor e do aluno nas situações de ensino e de aprendizagem; Aspectos da prática do professor que precisam ser revistos ou potencializados para uma efetiva ajuda nos processos de aprendizagem dos alunos; Reconhecimento de que na escola se aprendem e se ensinam diferentes tipos de conteúdo; Necessidade de identificar concepções distorcidas e/ou inadequadas de avaliação escolar construindo alternativas adequadas.

7 SER PROFESSOR E SER ALUNO
Reconhecimento de que por trás das práticas pedagógicas existem idéias que nem sempre são percebidas pelos professores; Disponibilidade para refletir e tomar posição sobre as atitudes que se tem com os alunos, seja nas situações de ensino e de aprendizagem formais ou nas demais situações de convívio escolar; Compreensão de que por trás de muitos erros dos alunos pode haver uma ação inteligente e que é preciso saber reconhecê-la para ajudá-los;

8 SER PROFESSOR E SER ALUNO
Reconhecimento de que na escola se aprendem muitos conteúdos fora das atividades programadas e que existem diferentes tipos de conteúdos escolares; Compreensão da avaliação como algo contínuo e necessário para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho do professor.

9 A ÉTICA NA VIDA ESCOLAR ALUNO PROFESSOR MORALIDADE VALORES AUTONOMIA
COERÊNCIA RESPEITO

10 A ÉTICA NA VIDA ESCOLAR Reconhecer a necessidade de trabalhar conteúdos relacionados a valores; Compreender que a aprendizagem desses conteúdos ocorre tanto por meio do estudo das áreas do conhecimento como das mais variadas situações do convívio escolar; Fazer a distinção entre imposição e afirmação de valores; Reconhecer a necessidade de coerência entre discurso e prática;

11 A ÉTICA NA VIDA ESCOLAR Os valores como criação dos seres humanos em sua relação com o mundo e com os outros; O desenvolvimento das moralidade nos indivíduos; A vivência da ética no processo de ensino e aprendizagem; O desenvolvimento da autonomia como objetivo de uma educação em valores; A atuação do professor no processo de ensino e aprendizagem de valores; A ética como uma questão que perpassa todas as áreas de conhecimento e Temas Transversais.

12 Aluno leitor e produtor
de textos Trabalhar didaticamente a Língua Portuguesa na perspectiva do uso.

13 PARA FORMAR ALUNOS LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO
Compreender os pressupostos de base da Língua Portuguesa. Perceber a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças, para o aprendizado da própria leitura e para a produção de textos.

14 PARA FORMAR ALUNOS LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO
Analisar textos produzidos pelas crianças. Planejar propostas de trabalho com produção de textos a partir de alguns modelos de referências.

15 PARA FORMAR ALUNOS LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO
Seqüenciar o trabalho com diferentes tipos de texto. Estabelecer intercâmbio profissional e documentar experiências relevantes.

16 PARA FORMAR ALUNOS LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO
Aprofundar seus conhecimentos sobre leitura e produção de textos e aprender coisas novas.

17 PARA FORMAR ALUNOS LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO
CONTEÚDOS Leitura: objetivos, formas e estratégias; Produção de texto com apoio; Relação entre leitura e produção de texto; Compreensão de que os textos respondem sempre a uma necessidade; Análise de textos produzidos por alunos com diferentes níveis de competência textual;

18 PARA FORMAR ALUNOS LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO
CONTEÚDOS Reconhecimento da importância (e uso) do conhecimento prévio do aluno no planejamento das atividades didáticas de leitura e produção de texto; Seqüenciação do trabalho com a diversidade textual; Socialização de opiniões e propostas com os demais professores; Registro de experiências significativas no caderno de anotações.

19 NOVOS DESAFIOS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
Refletir sobre como a Matemática pode contribuir para a formação da cidadania; Ampliar sua visão do que é proposto no PCN – Matemática; Saber selecionar os conteúdos e as abordagens didáticas necessárias para o desenvolvimento das capacidades pretendidas para os alunos; Refletir sobre a articulação que necessariamente existe entre objetos, conteúdos e orientações didáticas e incorporar alguns aspectos dessa reflexão nos momentos em que planejarem as atividades matemáticas.

20 NOVOS DESAFIOS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
CONTEÚDOS O papel da Matemática na formação do aluno: - Matemática e cidadania; - Relações entre o conhecimento matemático, o aluno e o professor; - Caracterização dos alunos.

21 NOVOS DESAFIOS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
CONTEÚDOS O processo de ensino e aprendizagem da Matemática: - Objetivos: capacidades matemáticas a serem desenvolvidas; - Conteúdos a serem trabalhados; - Novas maneiras de ensinar.

22 NOVOS DESAFIOS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
CONTEÚDOS Análise dos pressupostos metodológicos dos PCN – Matemática. Discussão dediferentes pontos de vista sobre os temas tratados. Planejamento do trabalho didático.

23 FAZER ARTE NA ESCOLA Pintura Música Desenho Dobradura

24 FAZER ARTE NA ESCOLA Refletir
sobre as experiências pessoais com atividades artísticas. Valorizar os conteúdos de Artes Visuais e assegurá-los no planejamento pedagógico.

25 FAZER ARTE NA ESCOLA Perceber o processo de desenvolvimento da criança em relação aos conteúdos de Artes Visuais e a importância da intervenção pedagógica para tanto.

26 FAZER ARTE NA ESCOLA

27 O ENSINO DE GEOGRAFIA E O CONHECIMENTO DO MUNDO
Reconhecer as especificidades do ensino da Geografia e explorá-las com os alunos; Reconhecer a importância dos conhecimentos geográficos para a compreensão do mundo e a atuação na sociedade; Compreender a importância de se trabalhar conjuntamente aspectos da Geografia Física e Humana;

28 O ENSINO DE GEOGRAFIA E O CONHECIMENTO DO MUNDO
Identificar problemáticas do cotidiano que possam ser estudadas em dimensões geográficas com os alunos; Organizar atividades didáticas a partir de um tema do cotidiano para ser estudado sob o ponto de vista da Geografia.

29 O ENSINO DE GEOGRAFIA E O CONHECIMENTO DO MUNDO
CONTEÚDOS Caracterização da área de Geografia: o que se estuda e a importância social dos conhecimentos geográficos na formação do aluno; Relação entre objetivos e conteúdos no ensino da Geografia; A leitura da paisagem como estratégia de ensino; A observação, a descrição, a comparação e a explicação como conteúdos a serem ensinados.

30 ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS
Refletir sobre a especificidade do ensino de História nas séries iniciais; Identificar problemáticas do cotidiano que possam ser estudadas em dimensões históricas com os alunos; Organizar atividades didáticas a partir de um tema do cotidiano para ser estudado historicamente.

31 CONTEÚDOS DE HISTÓRIA PARA AS SÉRIES INICIAIS
papel do ensino de História na formação do aluno; propostas para o ensino de História; os conteúdos de História nas séries iniciais; dimensões históricas de problemáticas do cotidiano. CONTEÚDOS DE HISTÓRIA PARA AS SÉRIES INICIAIS

32 CIÊNCIAS: CRIANÇA CURIOSA É CRIANÇA SABIDA
Comparar diferentes propostas para o ensino de Ciências e eleger as mais adequadas; Priorizar conteúdos relevantes para a formação dos alunos, valorizando os conteúdos de Ciências propostos nos PCN para as séries iniciais do Ensino Fundamental; Reconhecer o papel do educador na aprendizagem dos alunos em Ciências; Elaborar propostas inovadoras de trabalho.

33 O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS
CONTEÚDOS Papel do professor para a aprendizagem da área; Papel do ensino de Ciências na formação do aluno; A atitude investigativa como conteúdo de ensino; Análise comparativa de diferentes situações didáticas; Elaboração de atividades significativas.

34 A EDUCAÇÃO FÍSICA É PARA TODOS
Observar e organizar situações de aprendizagem da cultura corporal, bem como realizar intervenções pedagógicas adequadas; Identificar conteúdos nas atividades desencadeadas pelos alunos; Adaptar regras, espaços e materiais; Favorecer a participação ativa de todos os alunos, especialmente aqueles com maior dificuldade.

35 O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS
CONTEÚDOS Compreensão do que é a cultura corporal de movimento; Análise da relação entre as práticas da cultura corporal e o desenvolvimento pessoal dos alunos; Reflexão sobre as vivências pessoais relacionadas às práticas da cultura corporal;

36 O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS
CONTEÚDOS Localização da preponderância da competição, da cooperação e da recreação em diferentes contextos; Planejamento de atividades considerando diferentes variáveis didáticas: a organização do tempo, do espaço, dos agrupamentos e dos materiais; Reflexão sobre o conceito de inclusão.

37 O GRUPO CLASSE: SEU TEMPO, SEU ESPAÇO
Os professores devem trabalhar em suas classes considerando a importância da organização do espaço, do tempo e dos agrupamentos de alunos para potencializar a aprendizagem. O GRUPO CLASSE: SEU TEMPO, SEU ESPAÇO

38 O GRUPO CLASSE: SEU TEMPO, SEU ESPAÇO
CONTEÚDOS Importância da organização do tempo e do espaço; Organização do tempo e do espaço da sala de aula; Organização do trabalho em grupo.


Carregar ppt "SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google