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ABSENTISMO Análise do absentismo nos serviços do IST com identificação das principais causas e sugestões de melhoria Tirei o meu nome do início e coloquei-me.

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1 ABSENTISMO Análise do absentismo nos serviços do IST com identificação das principais causas e sugestões de melhoria Tirei o meu nome do início e coloquei-me como coordenadora apenas q é o q faz sentido

2 Objetivo Analisar o absentismo do pessoal não docente/não investigador nos serviços do IST, com vista a identificar os principais fatores e contribuir com estratégias de prevenção

3 METODOLOGIA Ano de referência: 2010
População alvo: Trabalhadores não docentes/não investigadores IST/ADIST Fontes de informação: DSI e DRH Variáveis do estudo: fatores de absentismo, carreira/cargo profissional e vinculo laboral Tirar o máximo de texto do slide e deixar apenas tópicos. Aplica-se a este e a todos os seguintes. Ex: ano de referência – 2010 População alvo – trabalhadores não docentes/não investigadores IST/ADIST Fontes de Informação – DRH e DSI Variáveis – fatores de absentismo, carreira/cargo, vínculo laboral

4 Fatores de Absentismo (motivos de ausência)
Acidente de trabalho no itinerário Acidente de trabalho no local Actividade sindical Assistência a familiares Atraso nos transportes Casamento Cumprimento de pena Doença Falecimento de Familiar Falta injustificada Greve Protecção da maternidade e paternidade Trabalhador estudante Deslocações a Tribunal

5 Carreira/Cargo Profissional
Assistente operacional Assistente Técnico Técnico Superior Informática Dirigente ADIST Aqui avançar logo com o comentário que na ADIST se juntaram todas as categorias debaixo do “chapéu” adist pq nem todos os trabalhadores têm associada uma categoria profissional (certo?)

6 Procedimento foi formalizado um pedido de autorização à Direção de Recursos Humanos (DRH), no qual foram identificadas as variáveis pertinentes a medir O trabalhador foi posicionado no posto de trabalho e carreira/cargo no qual teve um maior contacto funcional durante o ano de 2010. a taxa de absentismo do IST e dos centros de custo foi calculada a partir da fórmula: Para efeitos de cálculo foram considerados na totalidade 790 trabalhadores. A nível da estrutura orgânica organizaram-se os serviços com base nos estatutos do IST, no regulamento de Organização e de Funcionamento dos Serviços de Natureza Administrativa e de Apoio Técnico, e na lista de centros de custo Retirava o 1º bullet Deixava o 2º mas com menos blá-blá. Ex: trabalhador no posto de trabalho/cargo com maior contacto funcional 2010 3º tirava (será dito no seu bláblá aquando do anterior slide) 4º cortar texto e deixar apenas: Taxa de Absentismo = 4,3%…. (e punha a formula com os números na própria fórmula entre parentesis) Ex: Total de 7702 dias de ausência x 100 Total de 226 dias trabalháveis x Total de 790 trabalhadores

7 RESULTADOS caracterização da população
Ilustração 1 – Distribuição dos trabalhadores por carreira/cargo e respetiva média de idades Falar apenas na apresentação do slide em grandes numeros: peso considerável de assistentes técnicos (33%) e de pessoal adist (25%) = mais de metade da população

8 RESULTADOS caracterização da população
Ilustração 2 – Distribuição dos trabalhadores por carreira e género Idem referência à taxa de feminização de 67% no total dos trabalhadores não docentes do IST, e q é sempre superior a 60% em todas as categorias excepto na informática (37%)

9 RESULTADOS Taxa de Absentismo
Ilustração 3 – Taxa de Absentismo(%) por vínculo (n) Neste tive dúvidas: se estamos a falar de taxa de absentismo a média dos 3 vinculos devia dar 4,3%. Mas não é isso que se vê. estão todos abaixo. Ou falta aqui alguma coisa e se refaz o gráfico ou pura e simplesmente se retira pois tb acho que não traz mto valor acrescentado. Como lhe disse, se queremos actuar acho que vai ter q ser nos serviços (e era isso que ele queria: avaliar o absentismo nos serviços, pelo que a análise deve ter o maior ênfase nas diferenças entre serviços)

10 RESULTADOS Taxa de Absentismo
Ilustração 4 - Taxa Absentismo (%) por centro de custo Este é o mais importante e como lhe disse gostava que fizesse um slide só com Departamentos , unidades de I&D, os outros serviços (indiferenciados: coordenações de licenciatura q estão no bloco dos departamentos, serviços do TP, …) E outro slide com os restantes serviços em falta, nomeadamente ÁREAS (ACI, AII, ATT, AEP, AQAI, …) e Direcções (DT, DSI, DRH, …) O ideal até era ter em vez da % no topo de cada barra, o nº de pessoas para se ter uma idéia da dimensão e de eventual distorção da informação Em suma 1 gráfico de barras igual à ilustração 4 para cada grupo: 9 departamentos (tirar as coord de licenciatura) + 2 unidades de IDI (com * e sem*) + 3 outros serviços (GCIST/TP + CL + LAB análises) 7 direções (DF, DT, DRH, DE, DAJ, DA e DSI) 15 áreas (aqui repetem-se as incluidas nas DS’s e no taguspark, mas paciência, temos a informação agrupada e desagrupada para análise: AC, AOP, AP, AAG, AIE,AF, AT AA, ASI, AEP, AQAI, AB, AAI, ATT e ACI)

11 RESULTADOS Taxa de Absentismo
Ilustração 5 - Taxa Absentismo (%) Direções 4,3%

12 RESULTADOS Taxa de Absentismo
Ilustração 6 - Taxa Absentismo (%) nas Áreas 4,3%

13 RESULTADOS Taxa de Absentismo
Ilustração 7 - Taxa Absentismo (%) 4,3%

14 RESULTADOS Fatores de Absentismo
Ilustração 8 – Distribuição dos Fatores de Absentismo (%)

15 RESULTADOS Fatores de Absentismo
Ilustração 9– Distribuição do Absentismo por fator, dentro de cada vínculo Estes ressaltar que apenas se trata de uma distribuição percentual dentro de cada grupo e ressaltar apenas as diferenças muito grandes: ex de 30% para 51 dos CTTRC para os CTII e outros saltos significativos q encontre pois não vai dar para analisar em conjunto pois é demasiada informação. Devemos avançar logo com os comentários às diferenças significativas

16 RESULTADOS Fatores de Absentismo
Ilustração 10 – Distribuição dos Fatores de Absentismo (%) por Carreira, Por Cargo e ADIST Idem. Mto confuso por ter mta informação Ver as principais leituras / diferenças e salientar na apresentação

17 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
No IST a taxa de absentismo foi de 4,3% , indicando-nos uma média de 9,7 dias de ausência por trabalhador, durante o ano de 2010, sendo que na generalidade a doença assume o valor de maior relevo. De acordo com um estudo da Fundação Europeia para a melhoria das condições de vida e de trabalho sobre os padrões de absentismo na UE27,as taxas médias de absentismo na Europa variam entre 3% e 6% do tempo de trabalho e estima que o seu custo atinja cerca de 2,5% do PIB. Deixar os tópicos e apagar o texto (passar para as suas notas para servir de guião para si, se quiser) De ~ressalvar que estamos dentro da media europeia e que os 4,3% indicam uma média de 9,7 dias por trabalhador e q a doença assume mais de metade das justificações de ausencia

18 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Outra dimensão a ser considerada é a percentagem significativa de trabalhadoras do género feminino (67%), que de acordo com a comissão das comunidades europeias, o aumento da participação de mulheres no trabalho é uma tendência que se verifica desde há várias décadas e que introduz uma dimensão nova no domínio da saúde e segurança no trabalho. A comissão defende ainda que as acções devem ter como foco investigações sobre os aspectos ergonómicos, a concepção dos postos de trabalho, os efeitos da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, bem como a consideração das diferenças fisiológicas e psicológicas na organização do trabalho. Tirava este slide e deixava o 2º comentário para as sugestões de melhoria

19 Sugestões de melhorias
Dificuldades Sugestões de melhorias Os dados nacionais relativos ao absentismo utilizam muitas definições diferentes, o que dificulta a avaliação deste fenómeno Limitações na recolha dos registos sobre fatores de absentismo não permitem conhecer em profundidade causas A falta de clareza sobre os métodos de compilação das estatísticas relativas aos custos, torna extremamente difícil comparar os custos. A Importação de dados em análise das bases de dados, uma vez que o registo dos dados não revela um padrão coerente de registo. inquéritos efetuados aos trabalhadores a título individual são um meio de obter dados comparáveis e o seu valor poderia ser ainda mais desenvolvido na recolha de informação sobre fatores que motivaram a doença Os Manuais de procedimentos, sustentados por ações de formação podem diminuir a ou mesmo suprimir esta dificuldade Melhorar procedimento de registo dos fatores de absentismo

20 ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO
O sucesso da prevenção de qualquer processo que implica mudança depende do diagnóstico inicial e conhecimento detalhado dos fatores a modificar, neste sentido sugere-se: A prevenção de riscos novos e emergentes baseada em diagnósticos, designadamente sobre a relação entre o absentismo e stresse Levantamento sobre as condições ergonómicas dos posto de trabalho no IST e aplicação de medidas exequíveis de modo a ter locais de trabalho saudáveis e seguros Promover mudanças de comportamento, através da disponibilização de informação e formação na área comportamental e especifica ao posto de trabalho.  As estratégias indicadas encontram-se sustentadas pela Diretiva 89/391/CEE do Conselho das Comunidades Europeias, de 12 de Junho de 1989, relativa à adopção de medidas que se destinam a promover a melhoria da segurança e da saúde dos trabalhadores no local de trabalho. As empresas que investem em políticas de prevenção para proteger a saúde dos seus trabalhadores obtêm resultados concretos: redução dos custos decorrentes do absentismo, diminuição da rotação do pessoal, motivação acrescida, qualidade melhorada e imagem da empresa reforçada A comissão defende ainda que as acções devem ter como foco investigações sobre os aspectos ergonómicos, a concepção dos postos de trabalho, os efeitos da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, bem como a consideração das diferenças fisiológicas e psicológicas na organização do trabalho.

21 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Direção -geral da Saúde, (2007). Portal da Saúde, Ministério da Saúde, publicado em em Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida, publicado em em Graça, L.  (2002):  Absentismo e stresses no trabalho ( Job stresses and absenteeism), retirado da em 25 de Março de 2010. OIT (2007). Trabalho Digno – a chave do progresso social. retirado da em 2 de Setembro de 2010. Ramos, Marco (2001). Desafiar o Desafio – Prevenção do stresse no trabalho. Lisboa. Editora RH. Rodrigues, M.R. (2008). A importância da Satisfação no trabalho para o Absentismo. Dissertação de Mestrado em Medicina Legal. Retirado da em 28 de Dezembro de 2010.


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