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JANELA DE JOHARI É um modelo conceitual para uma visão do relacionamento interpessoal. Com os quatro quadrantes de uma janela pode-se ver como as pessoas.

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1 JANELA DE JOHARI É um modelo conceitual para uma visão do relacionamento interpessoal. Com os quatro quadrantes de uma janela pode-se ver como as pessoas se relacionam em grupos. A dinâmica do relacionamento faz esses quadrantes se moverem, (aumentando e diminuíndo) principalmente após o estímulos (feedback) que recebemos ao nos relacionarmos em grupo. Profª Denise Ferreira

2 JANELA DE JOHARI a primeira coluna contém aquilo que sabemos ao nosso respeito. a segunda coluna contém aquilo que não sabemos a nosso respeito. A primeira barra contém o que os outros conhecem ao nosso respeito. A segunda barra contém aquilo que os outros desconhecem ao nosso respeito. Profª Denise Ferreira

3 PÚBLICO SECRETO CEGO DESCONHECIDO Conhecido para si
Desconhecido para si Desconhecido para os outros Conhecido para os outros PÚBLICO SECRETO CEGO DESCONHECIDO FONTE: HERSEY, P.; BLANCHARD, K.H..Psicologia para administradores. São Paulo, EPU, p.296. Profª Denise Ferreira

4 JANELA DE JOHARI Há dois processos que influenciam a janela:Feedback e a Comunicação (auto-exposição). feedback - é o grau onde os outros membros do contexto organizacional estão dispostos a falar com o líder sobre impressões que ele lhes dá. É a disposição dos outros de serem abertos e francos, e dar um feedback válido. Profª Denise Ferreira

5 Feedback PÚBLICO SECRETO CEGO DESCONHECIDO Conhecido para si
Desconhecido para si Desconhecido para os outros Conhecido para os outros PÚBLICO SECRETO CEGO DESCONHECIDO FONTE: HERSEY, P.; BLANCHARD, K.H..Psicologia para administradores. São Paulo, EPU, p.298. Profª Denise Ferreira

6 JANELA DE JOHARI O outro processo é a comunicação, ou seja a medida em que os líderes estão dispostos a auto-exposição, isto é a compartilhar com os outros, dados que lhe dizem respeito pessoalmente. a auto-exposição só é útil e importante em organizações na medida que for relevante para o funcionamento da organização. Profª Denise Ferreira

7 JANELA DE JOHARI No processo de auto- exposição, quanto mais informações organizacionalmente relevantes o líder revela sobre o seu modo de pensar e comportar-se, tanto mais a área pública avançará na área secreta e tanto menor se tornará esta. Profª Denise Ferreira

8 JANELA DE JOHARI Quando existe simultaneamente feedback e auto-exposição entre líderes e colaboradores – a área pública desses líderes começa a estender-se para dentro das áreas cega e secreta, mas há também probabilidade de que parte da área desconhecida comece a surgir na superfície da área pública. Profª Denise Ferreira

9 Auto expos. Feedback PÚBLICO CEGO SECRETO DESCONHECIDO
Conhecido para si Desconhecido para si Auto expos. Conhecido para os outros PÚBLICO CEGO Desconhecido para os outros SECRETO DESCONHECIDO FONTE: HERSEY, P.; BLANCHARD, K.H..Psicologia para administradores. São Paulo, EPU, p.301. Profª Denise Ferreira

10 JANELA DE JOHARI O processo de solicitar feedback e de auto-exposição mostram aspectos importantes do relacionamento eu-outros sob forma de estilos interpessoais de comunicação. Profª Denise Ferreira

11 ESTILO INTERPESSOAL I Esta janela evidencia o predomínio da área desconhecida, com seu potencial inexplorado, criatividade reprimida e psicodinâmica pessoal preponderante. Este estilo tende a gerar hostilidade nos outros, a falta de relacionamento pode ser interpretada inadequadamente gerando insatisfação. Estilo encontrado em organizações burocráticas. Profª Denise Ferreira

12 Estilo Interpessoal I BF AE EU DESCONHECIDO Conhecido para si
Desconhecido para si Estilo Interpessoal I BF Conhecido para os outros AE EU DESCONHECIDO Desconhecido para os outros FONTE: MOSCOVICI, F.. Desenvolvimento interpessoal. Rio de Janeiro, LTC, p.35. Profª Denise Ferreira

13 ESTILO INTERPESSOAL II
Caracteriza-se por uma tendência de perguntar muito sobre si mesmo – solicita feedback mas indica pouco desejo de se expor. Quanto isso acontece, aumenta e se consolida o eu secreto. O líder pode ser visto como superficial, distante, inseguro, manipulador, gerando tensões e sentimentos negativos nos seus colaboradores. Profª Denise Ferreira

14 Estilo Interpessoal II
Conhecido para si Desconhecido para si BF Conhecido para os outros AE EU SECRETO Desconhecido para os outros FONTE: MOSCOVICI, F.. Desenvolvimento interpessoal. Rio de Janeiro, LTC, p.36. Profª Denise Ferreira

15 ESTILO INTERPESSOAL III
O líder utiliza intensamente o processo de auto-exposição e muito pouco o de solicitar feedback. Pode ser percebido como egocêntrico, exagerada auto-confiança, autoritário e insensível ao feedback. Estilo que tende a ampliar o seu eu cego. Profª Denise Ferreira

16 Estilo Interpessoal III
Conhecido para si Desconhecido para si BF Conhecido para os outros EU CEGO AE Desconhecido para os outros FONTE: MOSCOVICI, F.. Desenvolvimento interpessoal. Rio de Janeiro, LTC, p.37. Profª Denise Ferreira

17 ESTILO INTERPESSOAL IV
Utilização ampla e equilibrada de solicitar feedback e de auto-exposição, permitindo franqueza e empatia pela necessidade dos outros. A área maior é do eu público, ou de livre atividade. Inicialmente este estilo pode conduzir a defensividade nos outros, por não estarem habituados as relações interpessoais autênticas. A médio prazo se estabelece normas de franqueza recíproca. Profª Denise Ferreira

18 Estilo Interpessoal IV
Conhecido para si Desconhecido para si BF Conhecido para os outros EU PÚBLICO AE Desconhecido para os outros FONTE: MOSCOVICI, F.. Desenvolvimento interpessoal. Rio de Janeiro, LTC, p.37. Profª Denise Ferreira


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