Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Capitães da Areia, no Espaço
2
Interface do jogo
3
O Jogador/leitor é apresentado a uma situação problema e uma tarefa: 1
4
2
5
3
6
4
7
Após a informação, o jogador será exposto a uma série de perguntas divididas em níveis segundo a proposta do ENEM: nível básico (composto por perguntas simples, facilmente encontradas no nível da narrativa); nível operacional (composto por perguntas que exigem a interpretação de metáforas e simbologias); nível global (composto por perguntas que transcendem a narrativa, fazem intertextualidades com outros gêneros e exigem um grau de contextualização maior).
8
A título de exemplo:
9
Se o aluno não leu a obra e, portanto chutar alguma resposta, como por exemplo, clicando no X, seu oxigênio começa a diminuir:
10
Se ele chutar novamente, perde e tem que começar outra vez
Se ele chutar novamente, perde e tem que começar outra vez. Mas suponhamos que precise de uma “Dica”. Ao clicar, seu oxigênio cai em 10 pontos.
11
O aluno pode atingir a excelência ao encontrar a resposta correta, após a dica. Mas mesmo que não tenha lido a obra, para ter acesso a próxima porta, terá que ler a comprovação da sua resposta que, na verdade, é um trecho do próprio livro-clássico que dá base ao jogo – no caso, Capitães da Areia.
12
Comprovação da resposta
13
Fim de jogo O jogo termina com um feedback criado para que a ferramenta seja útil em ambiente acadêmico. Ao clicar na última resposta correta, abre-se uma caixa de (e neste caso, na última fase, há a necessidade de internet) para o aluno digitar o endereço eletrônico do professor que requisitou a ferramenta como trabalho bimestral, por exemplo. O aluno jogador terá que enviar uma mensagem de término do jogo, bem como uma resenha ou outro gênero textual requisitado pelo profissional.
14
Proposta de Comercialização
A ideia é criar uma plataforma para o aluno baixar, via Play Store, os seguintes itens: O jogo eletrônico criado para smartphones; Uma vídeo-aula sobre a obra, com caráter de vestibular. Uma lista de exercícios de vestibular, sobre a obra. O livro, na íntegra, em PDF (para isso, a obra tem de estar em domínio público – inclusive para evitar problemas em relação a direitos autorais.
15
Proposta de Comercialização II
Realizar um jogo para cada escola literária e, portanto, agregar uma potente ferramenta de estímulo à leitura, ao sistema COC de Ensino. Realizar um “Combo” DESTINADO AOS VESTIBULARES QUE POSSUEM LISTA DE OBRAS LITERÁRIAS (como Fuvest/Unicamp/Ufu) composto por: O jogo eletrônico criado para smartphones; Uma vídeo-aula sobre a obra, com caráter de vestibular. Uma lista de exercícios de vestibular, sobre a obra. O livro, na íntegra, em PDF (para isso, a obra tem de estar em domínio público – inclusive para evitar problemas em relação a direitos autorais.
16
Observação O projeto já está em desenvolvimento e já passou pelo crivo de estudiosos renomados da Uniube – Universidade de Uberaba, como pré-requisito para o mestrado. O desenvolvimento da ideia é de total responsabilidade do professor Gustavo Borges de Sousa, unidade COC – Uberaba. O desenvolvimento do aplicativo é de total responsabilidade do professor Gustavo Marcondes, programador e psicólogo. Estaremos a inteira disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o projeto, promissor na área de suporte em Literatura e estimulador do gosto de leitura.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.