A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
De apoio ao ensino de instrumentação industrial

2 Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
De apoio ao ensino de instrumentação industrial Capítulo 1 –

3 Introdução à Instrumentação Industrial
O que é a instrumentação? Os processos industriais exigem controle na fabricação de seus produtos. Estes processos são muito variados e abrangem diversos tipos de produtos, como, por exemplo, a fabricação dos derivados do petróleo, produtos alimentícios, a indústria de papel e celulose etc. Em todos estes processos é absolutamente necessário controlar e manter constantes algumas variáveis, tais como: pressão, vazão, temperatura, nível, pH, condutividade, velocidade, umidade etc. Os instrumentos de medição e controle permitem manter constantes as variáveis do processo, objetivando a melhoria em qualidade, o aumento em quantidade do produto e a segurança.

4 O que é a instrumentação?
No entanto, o controle manual dessas variáveis muitas vezes é algo difícil de obter. Devido a razões operacionais, ou então por se tratar de um processo contínuo. Sendo assim impossível de ser aplicado por medições manuais. Surge então o conceito de INSTRUMENTAÇÃO. INSTRUMENTAÇÃO é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos nos processos industriais.

5 Relações entre a instrumentação e metrologia
A instrumentação usa da metrologia para o controle dimensional de processos, retirando assim medições necessárias e posteriormente sendo utilizadas para análise. Mas a instrumentação também pode ser relacionada ao controle de processos, usando de sinais mensurados como sinais de entrada para atuadores e sistemas mecatrônicos. Podendo ser um controle de malha fechada na maioria das vezes. Processo Medição Avaliação Atuadores

6 Terminologia aplicada
A terminologia aplicada à instrumentação é bem semelhante a usada pelo Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), onde vários termos técnicos específicos são utilizados para descrição da utilização. Alguns termos importantes são: Grandeza Mensurável: Atributo de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser qualitativamente distinguido e determinado. Unidade de Medida: Grandeza específica, definida e adotada por convenção, com a qual outras grandezas de mesma natureza são comparadas para expressar suas magnitudes em relação àquela grandeza. Medição: Conjunto de operações que tem por objetivo determinar um valor de uma grandeza.

7 Terminologia aplicada
Sistema Internacional de Unidades: Sistema coerente de unidades adotado e recomendado pela CGPM (Conferência Geral de Pesos e Medidas). É estruturado em 7 unidades bases. Grandeza Unidades SI Nome Símbolo Comprimento metro m Massa quilograma kg Tempo segundo s Corrente Elétrica Ampère A Temp.Termodinâmica Kelvin K Qtd. de Matéria mol Intensidade Luminosa candela cd

8 Terminologia aplicada
Indicação: Valor de uma grandeza fornecido por um instrumento de medição. Exatidão de medição: Grau de concordância entre resultados de medições e um valor verdadeiro do mensurando. Precisão de medição: Grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos por medições repetidas, no mesmo objeto ou em objetos similares, sob condições especificadas. Repetitividade: Grau de concordância entre os resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurando efetuadas sob as mesmas condições de medição. Reprodutibilidade: Grau de concordância entre os resultados das medições de um mesmo mensurando efetuadas sob condições variadas de medição.

9 Terminologia aplicada
Incerteza de medição: Parâmetro, associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser fundamentalmente atribuídos a um mensurando. Erro de medição: Resultado de uma medição menos o valor verdadeiro do mensurando. Erro aleatório: Resultado de uma medição menos a média que resultaria de um infinito número de medições do mesmo mensurando efetuadas sob condições de repetitividade. Erro sistemático: Média que resultaria de um infinito número de medições do mesmo mensurando, efetuadas sob condições de repetitividade, menos o valor verdadeiro do mensurando.

10 Terminologia aplicada

11 Terminologia aplicada
Faixa de indicação: Conjunto de valores compreendidos entre duas indicações extremas. Sensibilidade: Variação da resposta de um instrumento de medição dividida pela correspondente variação do estímulo. Exemplos: Acelerômetro piezelétrico de 100 mV/g LVDT de 6,9 – 7,2 mV/V/.001” Transdutor de pressão de 10 mV/g ±1% Valor de uma divisão: Diferença entre valores da escala correspondente a duas marcas sucessivas. Resolução: Menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significamente percebida.

12 Terminologia aplicada
Menor divisão: 0,01 mm Resolução: ?? (Depende da habilidade do operador) Menor divisão: 0,01 mm Resolução: 0,01 mm

13 Terminologia aplicada
Histerese: É o erro máximo apresentado por um instrumento para um mesmo valor em qualquer ponto da faixa de trabalho, quando a variável percorre toda a escala nos sentidos ascendente e descendente. Calibração: Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Curva de calibração: Expressão da relação entre uma indicação e o valor medido correspondente.

14 Exemplos de calibração (Micrômetro, LVDT, Paquímetro)
Terminologia aplicada Exemplos de calibração (Micrômetro, LVDT, Paquímetro)

15 Aplicações com a instrumentação
A instrumentação pode ser aplicada a todas as grandezas de medição, sendo mais discutidas nesse curso as de: Dimensionais; Grandezas de Vibração: Força; Elétricas; Temperatura; Pressão. Deslocamento; Velocidade; Aceleração.


Carregar ppt "Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google