A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOM – Definido como a vibração ou onda mecânica que se propaga em um meio elástico, como o ar, capaz de produzir sensação auditiva - Onda é qualquer perturbação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOM – Definido como a vibração ou onda mecânica que se propaga em um meio elástico, como o ar, capaz de produzir sensação auditiva - Onda é qualquer perturbação."— Transcrição da apresentação:

1

2 SOM – Definido como a vibração ou onda mecânica que se propaga em um meio elástico, como o ar, capaz de produzir sensação auditiva - Onda é qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio. - Onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, qualquer tipo de onda, não transporta matéria!. Precisam de um meio material para se propagar.

3 SOM – Pode-se afirmar que som é qualquer variação de pressão (no ar, na água...) que o ouvido humano possa captar

4 Alguns conceitos importantes

5 comprimento de onda - A distância entre dois picos de pressão na direção de propagação da onda é chamada de comprimento de onda (λ), Amplitude - (A) se refere à alteração positiva e negativa na pressão atmosférica que corresponde às compressões e rarefações das moléculas de ar durante a propagação do som

6 Quando a pressão varia do seu valor máximo ao mínimo retornando novamente ao máximo, diz-se que ela efetuou uma oscilação completa ou um ciclo A freqüência (f) da onda refere-se ao número de ciclos realizados por unidade de tempo A unidade 1 ciclo/segundo é denominada 1Hertz (1 Hz).

7 - quanto maior for a frequência da onda sonora, mais agudo ou alto será o som; - quanto menor for a frequência da onda sonora, mais grave ou baixo será o som.

8 INTENSIDADE - Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos sendo estes dependentes da amplitude da onda. Som com uma maior amplitude é um som forte Som com uma pequena amplitude é um som fraco Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.

9 PROPAGAÇÃO DO SOM NO AR

10 VELOCIDADE DO SOM – Rapidez de deslocamento A onda sonora propaga-se no ar à velocidade de 340 m/s. Em líquidos e sólidos, a velocidade de propagação é maior exemplo: 1.500 m/s na água 5.000 m/s no aço.

11 UNIDADE DE MEDIDA DE SOM A unidade utilizada para medir nível sonoro,dentro de uma escala logarítmica é o Bel (B), comumente expresso em décimos de Bel, ou seja, decibel (dBel). O equipamento utilizado denomina-se decibelímetro

12 Entendendo o Bel Diferentemente da unidade de 1kg ou 1 metro, que podem ser materializada não pode-se materializar 1 bel, isso porque o bel é uma ordem de grandeza. O bel é utilizado para comparar duas instâncias de uma mesma grandeza ( como por exemplo: uma potência na entrada e na saída de um sistema de áudio, a voltagem na entrada e na saída de uma antena de microondas, etc ).

13 Entendendo o dBel Para calcular quanto a saída (S) é maior ou menor do que a entrada (E) pode-se pensar em usar a relação: S/E Aumento = ganho Diminuição = perda Adimensional

14 Entendendo o dBel Contudo, em algumas áreas é muito comum que S seja muitíssimo maior ou menor do que E, o que daria a razão S/E valores tão grandes ou tão pequenos que ficaria difícil atribuir significado prático e intuitivo para tais valores. A saída para o impasse é usar como medida o log ( S/E ) Exemplo, se S/E = 0,00002 então log (S/E) = bel = -4,69 para procurar evitar o uso da virgula é conveniente usar no lugar do log ( S / E ) o 10 log ( S / E ) ( o decibel )

15 Entendendo o dBel Exemplo: Ao girarmos o controle de volume de um toca-discos, o output aumentou de 0.5 w para 10 w. Qual o ganho em dB ? Solução: ganho = 10 log ( 10 / 0.5 ) = 13 dB, ou seja a nova saída = 10 1.3 = 20 vezes maior do que a inicial.

16 Entendendo o dBel Por ser uma escala comparativa, zero decibel (0 dB), não significa ausência de som, mas sim o menor nível de pressão sonora que pode ser percebido pelo ser humano, com valor convencionado em 20 µPa (ABNT, 1992) No outro extremo – aquele que provocaria “dor” causada pela pressão tem-se valore por volta de 100 Pa ou 140dB.

17 Diferença entre som e ruído A diferença entre som e ruído é que ruído normalmente é definido como um som indesejável – portanto é puramente subjetivo Tais sons podem ser percebidos apenas como perturbadores e irritantes, ou podem ser prejudiciais para a audição.

18

19

20

21

22

23 O valor inferior da faixa representa o nível sonoro para conforto, enquanto que o valor superior significa o nível sonoro aceitável para a finalidade – ou seja considerados de desconforto, sem necessariamente implicar risco de dano à saúde Cont.

24 O nível de pressão sonora equivalente contínuo ponderado na escala A representa o nível de um som contínuo (estacionário) que, em um intervalo de tempo específico, tem a mesma energia sonora do som em estudo, cujo nível varia com o tempo Cont.

25 Fonte: JOSEVAN URSINE FUDOLI, 2012. Notas de aula.

26 Curva de avaliação de ruído (NC)


Carregar ppt "SOM – Definido como a vibração ou onda mecânica que se propaga em um meio elástico, como o ar, capaz de produzir sensação auditiva - Onda é qualquer perturbação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google