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Psicoacústica e Percepção de fala

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Apresentação em tema: "Psicoacústica e Percepção de fala"— Transcrição da apresentação:

1 Psicoacústica e Percepção de fala
A audição além do ouvido

2 Psicoacústica e Percepção de Fala
1a. Parte - Conceitos Acústica Psicoacústica Som Por que? Por que ouvimos e nos comunicamos por meio da fala. Como ouvimos? Como produzimos sons?

3 A Audição é um dos sentidos, os outros são: visão, olfato, paladar e tátil.
Todos esses sentidos permitem identificarmos “acontecimentos” externos a nós e interiorizá-los. Esse evento de interiorização é individual, assim como, os efeitos que eles nos causam, a esse processo é dado o nome de percepção. Psicoacústica e Percepção de Fala

4 Vamos começar com alguns conceitos  Acústica  Psicoacústica  Som
Acústica – parte da física, ciência do som, inclui sua geração, transmissão e efeitos (Figura 1).

5 A Vamos começar com alguns conceitos
 Psicoacústica – é o estudo da percepção subjetiva do som e parte fundamental do exercício da audiologia* (Menezes, 2011).  Psicoacústica – também chamada de Acústica Fisiológica por Russo, Lopes Brunetto-Borgianni (2007). Esses autores acrescentam ainda que é a parte da acústica relacionada a sensação que o som provoca nos indivíduos, tanto para frequência e intensidade, mas também nos julgamentos e impressões sobre o mesmo.

6 Por isso precisamos lembrar:
 Som – é uma modificação de pressão que ocorre em diversos meios (ar, água, meio material etc ) o som somente não se propaga no vácuo. Ele é o resultado de um movimento ordenado e vibratório, gerando compressões e rarefações sucessivas a partir da sua fonte sonora (Russo, Lopes Brunetto-Borgianni, 2007). Outra forma de definir o som é a variação de pressão ambiente detectável pelo sistema auditivo (Bistafa,2011).

7 SOM é uma variação da pressão ambiente, significa que ela (a onda sonora) sofre influência da pressão atmosférica. Assim, podemos inferir que é necessário que haja um deslocamento mínimo da pressão atmosférica, para um som ser audível e isso gera força e energia.

8 Intensidade - LOUDNESS
Psicoacústica e Percepção de Fala Intensidade - LOUDNESS Basicamente, o decibel é a décimaparte do ‘Bel’, escala criada por Alexander Graham Bell

9 Frequência sonora.... A unidade de frequência é SI, é ciclos por segundo, denominada de Hertz (Hz)

10 Outras característica do som.....
Timbre – é o elemento que nos permite reconhecer a fonte geradora do som.

11 SIM NÃO Então .... ... quais sons ouvimos??????????
Ouvimos todos os sons???? a Hz SIM NÃO Então .... ... quais sons ouvimos??????????

12 FAIXA DE FREQUENCIA AUDÍVEL
20 a Hz a Hz APITO DE GALTON 15 a Hz 10 a Hz a Hz

13 FAIXA DE FREQUENCIA AUDÍVEL
20Hz 20.000Hz Hz 10 Hz Infra-sons Supra-sons

14 Vamos começar pela frequência sonora....
A unidade de frequência é SI, é ciclos por segundo, denominada de Hertz (Hz)

15 O ouvido percebe as frequências de uma maneira não linear
Ainda sobre frequência..... O ouvido percebe as frequências de uma maneira não linear Ao ouvirmos 2 tons puros, 500 e 1.000Hz; Mais 2 tons puros, e 2.000Hz; Mais 2 tons puros, e 4.000Hz; Mais 2 tons puros, e 8.000Hz.... Teremos a percepção que a grandeza dos intervalos, todos eles, que são iguais. MAS não são, pela Lei de Weber não pode ser medido pela diferença entre as frequências, mas pela relação entre elas. Para esta relação definiu-se que o intervalo entre as frequências, cuja relação seja igual a 2 como UMA OITAVA.

16 O ouvido percebe as frequências de uma maneira não linear
Ainda sobre frequência..... O ouvido percebe as frequências de uma maneira não linear Hz Hz Meia oitava

17 O ouvido percebe as frequências de uma maneira não linear
Ainda sobre frequência..... O ouvido percebe as frequências de uma maneira não linear Hz Existe uma padronização que adota a frequência de 1.000Hz como sendo a frequência de referência, a partir dela se denomina suas oitavas. Ainda.....as frequências audíveis são divididas em 3 faixas: Baixas frequências ou sons graves as 4 oitavas de menor frequência, ou seja, 31,25 , 62, e 250 Hz. Médias frequências ou sons médios as três oitavas centrais, ou seja, 500, 1000 e 2000 Hz. Altas frequências ou sons agudos as três oitavas de maior frequência, ou seja, 4.000, e Hz.

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19 Som – “é uma modificação de pressão que ocorre em diversos meios .......”
“...definir o som é a variação de pressão ambiente detectável pelo sistema auditivo (Bistafa,2011)”. É possível medir, mensurar essa pressão Potência (P) – watt (w) Pressão (p) – PASCAL (Pa) Watts/m dB NIS ou dB NPS

20 O ouvido percebe as frequências e o aumento de intensidade de uma maneira não linear
Ao ouvirmos um Ipod que esteja em uma potencia de 10 Watts e aumentarmos sua potencia para 20 Watts, perceberemos o incremento de intensidade... agora se quisermos ter a mesma magnitude da sensação de aumento de intensidade devemos aumentar a potencia para...... log 40 Watts

21 Energia inicial = 10 Watts 1º aumento = 20 Watts
O ouvido percebe as frequências e o aumento de intensidade de uma maneira não linear Foi dobrada a energia Energia inicial = 10 Watts 1º aumento = 20 Watts Para quanto tenho que “subir” a energia para ter a mesma percepção do aumento de intensidade Pergunta??????? 40 Watts log

22 A progressão forma-se somando a mesma quantidade numérica
O ouvido percebe o aumento de intensidade de uma maneira não linear Energia inicial = 10 Watts 1º aumento = 20 Watts 2º aumento = 40 Watts 3º aumento = 80 Watts Energia inicial = 10 Watts 1º aumento = 20 Watts 2º aumento = 30 Watts 3º aumento = 40 Watts PA log A progressão forma-se somando a mesma quantidade numérica

23 ... intensidade O ouvido percebe as frequências e o aumento de intensidade de uma maneira não linear

24 Contudo....a pressão gerada por uma onda sonora, ou
sua energia, é dependente de sua frequência. “...a pressão/energia liberada por uma onda não é igual para todas as frequências ” Flecher & Munson (1933) Realizaram um estudo onde determinaram a menor pressão necessária para cada uma das frequências... e denominaram de curva isossônica... Loudness vs pressão sonora Para isso eles precisaram criar uma nova unidade PHON/FON – nível de igualdade de sensações câmara anecóica – campo livre – audição binaural*

25 Curva isossônica Em Hz a relação entre dBNPS é 0 20dBNPS = 20 phon

26 A sensibilidade do ouvido humano diminui com as baixas frequências e que é melhor na faixa que varia de Hz a Hz

27 Outros aspectos que precisamos saber sobre o som.......
Propagação livre do som... A velocidade do som é dependente da densidade e pressão do ar ...

28 Outros aspectos que precisamos saber sobre o som.......
Propagação livre do som... O som ao se propagar, independente do meio, perde intensidade. Isso ocorre por meio de 2 mecanismos..... Dispersão das ondas – ocorre ao ar livre (ondas esféricas), a área de propagação aumenta por causa das esferas da onda, assim a energia diminui. Cada vez que dobramos a distância da fonte, a esfera aumenta 4 vezes perdendo 6dB. Perdas entrópicas: Quando a onda se propaga ocorre uma variação da temperatura, pela 2ª Lei da Termodinâmica, sempre que ocorrer uma transformação de energia, ocorrerá uma perda (é preciso ter perda de energia para gerar calor).

29 Propagação livre do som... O som ao se propagar perde intensidade.
Outros aspectos que precisamos saber sobre o som Propagação livre do som... O som ao se propagar perde intensidade. A atenuação A perda de intensidade é dependente da frequência da onda (o som grave pode e é percebido mesmo a uma grande distância da fonte sonora, por sua vez os sons agudos não)..... É inversamente proporcional a temperatura e a umidade, POR QUE O aumento da temperatura diminui a viscosidade e densidade, o meio “ar” sendo menos denso causa menor perda. A velocidade do som... Não é dependente da frequência É dependente do meio Diretamente proporcional a temperatura e umidade


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