A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti"— Transcrição da apresentação:

1 Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos BachareladoS em Engenharia CIVIL, Engenharia de Produção E Engenharia de CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Aula 12 Transferência de Calor Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti OURINHOS-SP 2017

2 Calor e Temperatura Temperatura: é uma medida proporcional à energia cinética média das moléculas de um material. Está relacionada à sensação térmica provocada no contato com este material. Calor: é a energia térmica que flui de um corpo para outro enquanto há diferença de temperatura entre eles.

3 Transferência de Calor
Existem três maneiras de ocorrer a transferência de calor entre dois ou mais objetos. São elas: Condução Térmica Convecção Térmica Irradiação Térmica

4 Condução Térmica Se você deixa uma panela com cabo de metal no fogo por algum tempo, o cabo da panela fica tão quente que pode queimar a sua mão. A energia é transferida da panela para o cabo por condução. Os elétrons e átomos da panela vibram intensamente por causa da alta temperatura a que estão expostos. Essas vibrações, e a energia associada, são transferidas para o cabo através de colisões entre os átomos. Desta forma a região de temperatura crescente se propaga em direção ao cabo. (Halliday, Resnick, Walker, 2009)

5 Convecção Térmica Quando olhamos para a chama de uma vela ou de um fósforo vemos a energia térmica ser transportada para cima por convecção. Esse tipo de transferência de energia acontece quando um fluido, como o ar ou água, entra em contato com um objeto cuja temperatura é maior que a do fluido. A temperatura da parte do fluido que está em contato com o objeto quente aumenta e (na maioria dos casos) essa parte do fluido se expande, ficando menos densa. Como esse fluido expandido é mais leve do que o fluido que o cerca, mais frio, a força de empuxo o faz subir. O fluido mais quente sobe e o mais frio desce. (Halliday, Resnick, Walker, 2009)

6 Irradiação Térmica Um sistema e o ambiente também podem trocar calor através de ondas eletromagnéticas (a luz visível é um tipo de ondas eletromagnéticas). As ondas eletromagnéticas que transferem calor são muitas vezes chamadas de radiação térmica para distingui-las dos sinais eletromagnéticos (como, por exemplo, os das transmissões de televisão) e da radiação nuclear (ondas e partículas emitidas por núcleos atômicos). Quando você se aproxima de uma fogueira é aquecido pela radiação térmica proveniente do fogo. Não é necessária a existência de um meio material para que o calor seja transportado (Halliday, Resnick, Walker, 2009)


Carregar ppt "Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google