A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª.: Amanda Siqueira Ensino Fundamental II – 7º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª.: Amanda Siqueira Ensino Fundamental II – 7º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Profª.: Amanda Siqueira Ensino Fundamental II – 7º Ano
ALGAS Profª.: Amanda Siqueira Ensino Fundamental II – 7º Ano

2 Algas As algas são organismos do Reino Protista;
Eucariontes (núcleo individualizado envolvido por carioteca); Unicelulares ou pluricelulares com a capacidade de realizar fotossíntese, podendo ser autótrofas ou heterótrofas em algumas condições.

3 EXEMPLOS: Imagem de um Pediastrum sp. Algas verdes pluricelular. Essas algas teriam sido os seres a partir dos quais surgiram as plantas terrestres. São abundante em rios e mares e possuem uma diversidade de espécies com as mais variadas e exuberantes formas. Podem ser microscópicas ou macroscópicas.

4 EXEMPLOS: Imagem de uma alga verde pluricelular macroscópica: Ulva sp. Também conhecida como alface-do-mar, essa alga verde é comestível e muito comum em ambientes marinhos.

5 EXEMPLOS: Imagem de uma Cymbela sp., alga diatomácea. É formada por duas valvas que se encaixam como um porta-joias. Sua carapaça é formada por sílica, mesmo material que compõe o vidro. Elas são microscópicas, unicelulares e extremamente abundantes, tanto em ambientes marirnhos quanto em ambientes fluviais (de rio), obviamente com espécies pela produção de oxigênio nesses ambientes e consequentemente para o planeta.

6 EXEMPLOS: Euglena sp. Essa alga é muito comum tanto em ambientes de água doce, especialmente os ricos em nutrientes, quanto em ambientes marinhos. Possui um flagelo responsável por sua movimentações juntamente com movimentos da membrana. Apesar de possuir cloroplastos, ela também pode ter uma alimentação heterotrófica, ou seja, obter alimentos do meio.

7 EXEMPLOS: Imagem de indivíduos da espécies Ceratium SP. Dinoflagelados. São algas envolvidas por uma estrutura de celulose chama teca que dá uma impressão de armadura. São em sua maioria flageladas e possuem um grande numero de espécie, tanto de ambientes de agua doce como marinhos, passam, em alguns momentos, um tanto quanto raros e ainda pouco explicados, a se reproduzir gerando um fenômeno chamado comumente de maré vermelha, em que são produzidas substancias que intoxicam outros organismos, gerando acidentes ecológicos.

8 AS PLANTAS

9 As briófitas são as únicas deste grupo que não são traqueófitas!
O REINO PLANTAE ATENÇÃO: As briófitas são as únicas deste grupo que não são traqueófitas! Características gerais: Este reino reúne as plantas/vegetais; Eucariotos, multicelulares e autotróficos (fotossíntese); As células possuem: Parede celulósica; Vacúolos; Plastos;

10 BRIÓFITAS Grupo de menor complexidade;
Maior proximidade em relação ás algas verdes; Entre 2 cm e 20 cm; Não possuem vasos condutores de seiva; As substancias captadas são difundidas entre as células através da troca de material que possibilita a nutrição em um todo; Sempre encontradas em ambientes úmidos pois dependem deles para executar suas atividade metabólicas; São dependentes da água para realizar a reprodução; Não possuem folhas, caules e raízes; Suas estruturas são conhecidas como: Filóodes; Cauloides; Rizoides;

11 Reprodução das briófitas - Sexuada

12 PTERIDÓFITAS Características Gerais Reprodução
Apresentam vasos condutores (as primeiras a apresentarem); Apresentam raízes; Possibilitam a condução da seiva bruta, agua e sais minerais do solo para as folhas – XILEMA; CO2+H20+LUZ SOLAR →→Glicose Glicose+H2O= seiva elaborada – FLOEMA; Não possuem sementes; Possuem soros = responsáveis pela reprodução ASSEXUADA (geram clones da planta mãe). Reprodução por brotamento Dos poros que caem no chão, surge o protalo, que gera gametas femininos e masculinos. Assim como as briófitas, ocorre a fecundação dos gametas femininos e masculinos através das gotículas de água - SEXUADA

13

14 Os estróbilos são estruturas extremamente resistentes e podem durar dezenas de anos, mesmo depois da árvore estar morta. GIMNOSPERMA Surgimento das sementes; Surgimento dos grãos de pólen: estruturas resistentes que abrigam os gametas masculinos; Os grãos de pólen podem ser levados pelo vento ou por insetos para longas distâncias tornando estas novas plantas independentes da água para a sua reprodução; Estróbilos (cones ou pinhas): Estróbilos das árvores masculinas produzem grãos de pólen que são levados para os estróbilos femininos. Neste momento, ocorre a fecundação onde são produzidas as SEMENTES.

15 ANGIOSPERMA CURIOSIDADES:
A maioria das plantas que conhecemos e que habitam em nosso país, nossas florestas e centros urbanos são pertencentes deste grupo; Sementes protegidas por frutos; Presença de flores; Suas flores possuem cores fortes, néctar e cheiros que atraem os animais; CURIOSIDADES: Existem na natureza cerca de 230 mil espécies de plantas angiospermas

16

17


Carregar ppt "Profª.: Amanda Siqueira Ensino Fundamental II – 7º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google