A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software II"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software II
1

2 Recordando…

3

4

5

6

7

8

9

10 Conferencia 6: Vistas de Implementação e Despliegue.

11 Objectivo Analisar as vistas de despliegue e implemetação na concepção da arquitectura de software a partir de ilustrações de seus principais características. Analizar la vista lógica en la concepción de la arquitectura de software a partir de ilustraciones de sus principales características para relacionarla con el resto de las vistas de la arquitectura de un sistema y describir la aplicación que se construye.

12 Contéudos Diagrama de componentes. Diagrama de despliegue.

13 Vista de Implementação:
Descreve como se implementam os componentes físicos mostrados em vista de distribuição os agrupando em subsistemas organizados em capas e hierarquias, ilustra, ademais as dependências entre estes.

14 ¿Que é um componente?

15 ¿Que é un componente? Uma parte modular, desplegable e reemplazable de um sistema que encapsula implementação e expõe um conjunto de interfaces e proporciona a realização dos mesmos. Una parte modular, desplegable y reemplazable de un sistema que encapsula implementación y expone un conjunto de interfaces y proporciona la realización de los mismos. Contiene clases y puede ser implementado por uno o más artefactos (ficheros ejecutables, binarios, etc.).

16 ¿Que é un componente? Contém classes e pode ser implementado por um ou mais artefactos(ficheiros executáveis, binários, etc.). São as peças reutilizáveis de alto nível a partir das quais se podem construir os sistemas.

17 Sobre componentes….. É implementado por uma ou mais classes/objetos do sistema. É uma unidade autónoma que provê uma ou mais interfaces. As interfaces representam um contrato de serviços que o componente oferece.

18 Stereotype Notación (UML 1.4)
Aquí se muestra la relación entre dos componentes. El componente “OrderSystem” utiliza el componente “InventorySystem”.

19 Tipos de componentes Executável: É um programa que se pode executar num nó. Biblioteca: É uma biblioteca de objetos estática ou dinâmica. Tabela: É uma tabela de uma BD

20 Tipos de componentes Arquivo: É um ficheiro que contém código fonte ou dados. Documento: É um documento. Página Web: É uma página que é obtida da execução do sistema.

21 Stereotypes Arquivo Documento Página Web

22 Os componentes podem-se agrupar em pacotes.
Podem ter relações entre eles como: Generalização Associação Agregação Realização

23 Subsistemas: É um componente formado por outros componentes.
Deve ter o estereotipo: <<subsystem>> o <<subsistema>>. Aclararles que el ej es UML2.0 pero que se ve diferente porque es en rational rose, no en vp.

24

25 Línheas gerales de disenho
Componentes Interfaces Dependências e Herança Componentes: Deben definirse convenciones de asignación de nombres para componentes especificados como parte del modelo arquitectónico, y luego refinarse y elaborarse como parte del diseño a nivel de componentes. Componentes: Estos nombres deben extraerse del dominio del problema y tener y tener algún significado para los participantes que ven el modelo arquitectónico. Interfaces: Representan información acerca de la comunicación y colaboración. Cuando los diagramas se vuelven complejos, se recomienda utilizar la representación de línea y círculo en vez de la de componente de UML. Dependencias y Herencia: Modelar las dependencias de izquierda a derecha y la herencia de abajo hacia arriba.

26 Interfaces É o laço de união entre vários componentes.

27 Interfaces

28 Interfaces. 2 Formas

29 Exemplo

30 ¿Em que fase se encontra?
Se apresenta no desenho que dá passo à implementação O diagrama de Componentes se gera a partir do diagrama de classes.

31 Clases vs componentes Um componente representa um elemento físico . Uma classe é uma abstracção lógica. O componente pode-se representar em nós físicos, a classe não. As operações de um componente só se atingem através de interfaces. As de uma classe poderiam ser acessíveis directamente.

32 Diagrama de componentes
Mostra como o sistema está dividido em componentes e as dependências entre eles. Provêem uma vista arquitectónica de alto nível do sistema. Ajuda aos desenvolvedores a visualizar o caminho da implementação. Permite tomar decisões com respeito às tarefas de implementação.

33 Ej 2. Diag. de Componentes UML 2
… acoplamiento entre interfaces, otra manera de representarlas.

34 Vista de despliegue Realizar las conclusiones sobre:
Componentes. Diagrama de componentes Principios de diseño Líneas generales para diseñar a nivel de componentes Tratamiento de los conceptos de cohesión y acoplamiento Pasos para diseñar a nivel de componentes.

35 Vista de Despliegue: Descreve o ambiente dentro do qual o sistema será instalado.

36 Desenho do Despliegue Estabelece uma correspondência entre a arquitectura software e a arquitectura hardware do sistema.. Arquitecto de Software.

37 Diagrama de Despliegue
Permitem modelar a disposição física ou topologia de um sistema. Mostra o hardware usado e os componentes instalados no hardware. Mostra as conexões físicas entre o hardware e as relações entre componentes.

38 Stereotypes Nós: Elementos de processamento com ao menos um processador, memória. Exemplo: Computador Pessoal. Dispositivos: Equipas sem capacidade de processamento. Exemplo: Impressora. Conectores: Expressa o tipo de conector ou protocolo que relaciona dois elementos. Exemplo: HTTP.

39 Conectores más utilizados
HTTP: 80 ó 8080 (PC Client vs. Server de aplicativos) HTTPS: 443 (PC Client vs. Server de aplicativos en uma coneção segura) FTP: 20 ó 21 (PC Cliente vs. Servidor de arquivos) USB: Porto para conectar periféricos a o PC (impresora, módem, mouse, disco duro externo)

40 SSH: 22 (PC Client vs. Coneção por consola a server Linux cuando e segura)
Telnet: 23 (PC Cliente vs. Coneção por consola a server Linux cuando não es segura) SMTP: 25 (PC Client vs. Server de correo).

41 ADO: (ActiveX Data Objects) Coneção con as BD (TCP/IP).
TCP: No. do porto que se defina para o server de banco de dados (Server de aplicativos vs. server de banco de dados). LDAP: (Lightweight Directory Access Protocol)

42 Exemplo de Diagrama de Despliegue

43 Ej 1. Diagrama de despliegue com os componentes incluidos

44 Bibliografía Schmuller, J.; “Aprendiendo UML en 24 horas”. Horas, 12, 13 y 21. Páginas 149 – 162, 163 – 172, 300 – 308. Pressman, R.; ”Ingeniería de software. Un enfoque práctico ”. 6ta Edición. Capítulos 9 y 11, Epígrafes 9.4.5, 11.1, 11.2, 11.3; páginas 267 –268, 316 – 322, 322 – 330, 331 – 337.

45 Engenharia de Software II
45


Carregar ppt "Engenharia de Software II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google