Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMadalena de Abreu Gama Alterado mais de 6 anos atrás
1
América Espanhola Independência do Haiti
CEMA – 8ºS ANOS América Espanhola Independência do Haiti
2
Independência da América Espanhola
A independência das Treze Colônias inglesas e a consequente formação dos Estados Unidos da América influenciou outros movimentos emancipacionistas na América; Iluminismo; guerras napoleônicas e Revolução Industrial. Entre os séculos XVI e XVIII, a Espanha mantinha um vasto império colonial na América Chegada de Colombo (1492); Tratado de Tordesilhas (1494); Nos anos posteriores efetivaram-se a conquista, a ocupação e a exploração dos territórios americanos.
3
Tarefa: Ícone 2D, p.100.
4
Fonte: https://historiagam. files. wordpress
5
Relações entre a Espanha e suas colônias na América
Caracterizada pelo Pacto Colonial (normas, regras e leis que as metrópoles impunham à suas colônias – exclusividade comercial); Sistema de plantation baseado: monocultura; latifúndio; mão de obra escrava; produção voltada para exportação; mineração (prata). Na América espanhola, as sociedade apresentavam formas semelhantes de organização social.
6
Exemplo de plantation Fonte:
7
Descendentes de espanhóis nascidos nas colônias
Sociedade colonial Chapetones Criollos Origem Espanhóis Descendentes de espanhóis nascidos nas colônias Ocupação Dedicavam-se ao comércio Integrantes do alto clero Proprietários de terras, minas, índios e escravizados; Comerciantes; Integrantes do baixo clero. Principais cargos da administração; Representantes da Coroa. Donos de poder econômico e social; Proibidos de exercer cargos públicos; Desprezados pelos espanhóis.
8
Fonte: http://4. bp. blogspot
9
Sociedade colonial Maior parte da população era formada por mestiços e indígenas (livres/escravizados) – mineração, agricultura, pecuária, artesanato e comércio interno. Uma pequena parcela da população era formada por africanos escravizados. Criollos passaram a liderar a luta pela independência das colônias espanholas (com exceção de alguns que se beneficiavam do Pacto Colonial) Desejavam liberdade, igualdade de direitos e participação política. séc. XVIII: manifestações em diversos pontos do continente – foram duramente reprimidas pela Espanha; Cada colônia espanhola teve seu próprio processo de emancipação, dando origens a nações diferentes na América do Norte, América Central e América do Sul.
10
Mobilizações pela independência
Com as guerras napoleônicas (início do séc. XIX), o trono espanhol foi ocupado por José Bonaparte (irmão de Napoleão). Os criollos não aceitavam um soberano francês – defendiam o retorno do rei espanhol Fernando VII. Aumentaram sua participação nos cabildos (órgãos de administração colonial/Câmaras Municipais). Com maior participação política, perceberam que era possível criar um governo autônomo – fortaleceu a ideia de independência.
11
A conjuntura internacional e os movimentos emancipacionistas
Fatores que favoreceram o fim do domínio europeu sobre as colônias internacionalmente: Espanha debilitada pela ocupação francesa; Inglaterra queria o fim do Pacto Colonial; ampliação de mercados para seus produtos industrializados. Estados Unidos queriam aumentar a sua influência política e econômica sobre o continente.
12
Atividade Formativa Atividade Formativa – 1,5 ponto Pesquisa sobre:
Independência do México Independência da América Central Independência de Cuba, Porto Rico e Haiti. Trabalho obrigatoriamente deve : Capa (Identificação da escola; nome dos integrantes do grupo e professora; disciplina e data); Ser digitado/impresso. Pode conter imagens. Data de entrega: 15/09/2017.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.