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COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Prof. Victor Paradela
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Foco da disciplina: A importância da comunicação interpessoal nas organizações e cuidados que devem ser observados para o desenvolvimento de competências comunicacionais.
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Objetivo: Proporcionar aos alunos oportuni-dades de refletirem, à luz das principais contribuições teóricas e das experiências profissionais compartilhadas pelo docente e pela turma, sobre os principais desafios enfrentados na busca de adequação dos processos de comunicação organizacionais.
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Refletir é fundamental!
Ano que vem vamos ter aulas de Filosofia Vamos aprender a pensar! Vai complicar aprender e pensar ao mesmo tempo!
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O que as aulas não deverão ser:
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Metodologia: Sensibilização Aplicação Fundamentação
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Critérios de avaliação
Prova individual e sem consulta, com quatro questões de caráter dissertativo
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Contatos com o professor:
Site: Login: coin Senha: coin
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Contextualização: as organizações e seus desafios
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Como podemos definir uma Organização?
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Organização É um grupo de pessoas reunido em torno de objetivos comuns, compartilhando normas, adotando divisão de tarefas e planejando suas ações
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Desafios dos gestores Traçar objetivos compatíveis com as necessidades da sociedade, as potencialidades da organização e as oportunidades conjunturais e garantir sua real absorção pelas diversas partes que a compõem.
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Objetivos comuns A organização só pode ter sucesso se possuir uma missão a compartilhar entre seus membros, um objetivo concreto e legítimo que induza as pessoas a darem o melhor de si na trajetória
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Desafios dos gestores:
Implantar um sistema de planejamento que possibilite a definição de situações futuras desejáveis para a organização e dos meios eficazes para alcançá-las.
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Desafios dos gestores:
Definir um sistema adequado de divisão de tarefas entre os setores e os membros da organização, bem como implantar mecanismos de articulação que garantam uma ação coordenada e harmônica
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Desafios dos gestores:
Estabelecer um adequado conjunto de normas e princípios de funcionamento Asterix Quadrados
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Conceitos Básicos de Comunicação
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Comunicação Origem etimológica: do latim communicare, que significa “tornar comum”, “repartir”, “associar”.
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Comunicação Processo, voluntário ou não, pelo qual dois ou mais agentes transmitem e/ou recebem mensagens, por meio de um sistema compartilhado de sinais, símbolos e comportamentos.
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Estima-se que a comunicação cubra mais de ¾ da vida ativa de cada ser humano
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A comunicação tem a ver com relacionamento, interação, conectividade, convivência, coesão, compartilhamento, cooperação, comprometimento, aprendizado, mudança, inovação, ética, transparência e responsabilidade.
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Desafios contemporâneos
A informação cresce, mas o conhecimento diminui.
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Desafios contemporâneos
“Disseminou-se a informação, mas ampliou-se o vazio humano” (Francisco Gomes de Matos)
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Desafios contemporâneos
“Na era do , do poder do supercomputador, da internet e da globalização, a atenção – uma prova da generosidade humana – constitui o melhor presente que podemos dar a alguém” (Tom Peters)
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Importância da Comunicação
“Se não mostrares o que és, permitirás que pensem o que não és” (Provérbio chinês)
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Muito importante: “As palavras movem, os exemplos arrastam”
(Padre Antônio Vieira)
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Comunicação Empresarial
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Comunicação excelente (Guia Exame)
É transparente
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Comunicação excelente (Guia Exame)
É uma via de mão dupla, funcionando com a mesma eficiência nos dois sentidos
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Comunicação excelente (Guia Exame)
Possui mecanismos formais que facilitam a comunicação aberta
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Comunicação excelente (Guia Exame)
Preocupa-se em informar o funcionário sobre tudo o que pode afetar a sua vida
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Comunicação excelente (Guia Exame)
Informa aos empregados sobre fatos que podem mudar a empresa, antes que os jornais o façam
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Barreiras Organizacionais (Opinion Research Corp. Internacional)
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Filtragem das informações que chegam à cúpula
Critério vicioso Filtragem das informações que chegam à cúpula
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Retenção proposital de informações por parte de alguns gestores
Símbolo de status Retenção proposital de informações por parte de alguns gestores
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Vantagens pessoais Ocultamento de informações que possam ser úteis a concorrentes potenciais na carreira
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Inibição da manifestação de liderados
Criação de abismos Inibição da manifestação de liderados
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Rivalidades interdepartamentais
Divergências entre líderes ou funcionários de setores da organização
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Dimensões da Comunicação: A Comunicação formal
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Conceito: É aquela que ocorre nas organizações em caráter oficial, respeitando os trâmites burocráticos pertinentes e utilizando os canais instituídos pelas autoridades superiores
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Comunicação descendente:
É aquela que tem como emissores os dirigentes da organização e, como receptores, os funcionários.
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Objetivo : Disseminar informações de interesse da organização, tais como: normas, projetos, princípios e sistemáticas de trabalho, mantendo o grupo bem informado e coeso.
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Principais modalidades:
Reuniões Quadros de aviso Circulares s Sites corporativos Jornais e boletins Manuais e documentos Conversas pessoais
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Comunicação ascendente:
É aquela que leva aos dirigentes a opinião dos funcionários.
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Objetivos: Proporcionar aos dirigentes conhecimento das demandas, expectativas e opiniões dos funcionários.
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Objetivos: Contribuir para a motivação e o engajamento dos funcionários nas políticas corporativas.
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Elevar a qualidade dos processos decisórios
Objetivos: Elevar a qualidade dos processos decisórios
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Principais modalidades:
Pesquisa de clima Avaliação 360 graus Caixa de sugestões Reuniões Entrevistas de desligamento Conversas pessoais
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Dimensões da Comunicação: A Comunicação informal
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Conceito É a comunicação de caráter pessoal, que ocorre em paralelo à formal, envolvendo as conversas entre líderes e liderados ou entre colegas.
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Características: O sistema informal de comunicações é variável e dinâmico, indo e vindo através de linhas orgânicas e mudando de direção rapidamente
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Aspectos positivos: A comunicação informal pode reforçar as mensagens veiculadas pelo sistema formal e contribuir para o entrosamento dos funcionários
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Aspectos negativos: Pode se tornar uma fonte constante de boatos e opor-se às mensagens veiculadas no sistema formal
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Estratégias recomendadas:
Quanto mais cedo os empregados conhecerem a história verdadeira, menos preencherão os claros com suas próprias conclusões
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Estratégias recomendadas:
Não despreze o que circula na rede, pois muitas vezes, as informações corretas, mesmo que você não saiba.
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Importante: A rede leva ao gerente fatos e sentimentos, boatos e verdades, devendo o gerente distinguir uns dos outros e interpretá-los.
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Estratégias recomendadas:
O gerente precisa reconhecer os líderes da rede e trabalhar com eles, quando necessário.
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Estratégias recomendadas:
Os fatos devem ser transmitidos aos líderes da rede, para que tenham algo de útil para comunicar
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Boatos O boato surge por malícia, ansiedade ou insegurança
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Quando os empregados estão mal colocados no grupo, emocionalmente desajustados ou inadequadamente informados sobre seu ambiente, normalmente reagem circulando boatos
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As vezes os empregados usam o boato como manobra tática para obterem a verdade da administração
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Para combater o boato, o melhor processo é atacar suas causas e não tentar sufocá-lo depois de já ter surgido
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Quando surge um boato, deve-se divulgar a versão correta dos fatos sem mencionar a incorreta.
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Cada gerente deve se perguntar: porque surgiu o boato
Cada gerente deve se perguntar: porque surgiu o boato? Que significa ele? Em todos os casos há alguma causa que deve ser compreendida.
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Comunicação Interpessoal
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Conceito: É a relação estabelecida pela transmissão de estímulos e respostas
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Questão fundamental: O que o interlocutor quer dizer além do que está explicitamente comunicado?
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Importante: “Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação” (Mário Quintana)
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Importante: “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito” (Peter Drucker)
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Canais básicos da comunicação não-verbal:
Expressão facial Olhar Cinética Proxêmica Paralinguagem
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Impactos na Comunicação:
7% conteúdo 38 % tom de voz e inflexão 55% comunicação não-verbal
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Índice médio de retenção da informação:
Apenas verbal – 20% Vivencial – 90%
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As emoções ajudam a gravar a mensagem na memória
Importante: As emoções ajudam a gravar a mensagem na memória
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Barreiras na Comunicação
Dificuldades de expressão Medo de expressar opiniões Falta de carisma Suposições, preconceitos Juízos precipitados Desinteresse Distração
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FEEDBACK e PERCEPÇÃO
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Conceito de percepção:
“A percepção é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta”
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Diferentes percepções:
Cada pessoa tem uma percepção única e subjetiva da realidade
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A percepção não é uma habilidade simples
Aspectos relevantes: A percepção não é uma habilidade simples
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A percepção pode ser desenvolvida e exercitada.
Aspectos relevantes: A percepção pode ser desenvolvida e exercitada.
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Quem se conhece melhor tem mais facilidade para conhecer os outros
Aspectos relevantes: Quem se conhece melhor tem mais facilidade para conhecer os outros
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Aspectos relevantes: Quem se aceita melhor, tende a perceber mais aspectos favoráveis nos outros.
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Nossos padrões de referência influenciam nossas percepções
Aspectos relevantes: Nossos padrões de referência influenciam nossas percepções
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Feedback Feedback ou retroalimentação é o processo de comunicação que se estabelece com o objetivo de oferecer a uma pessoa ou grupo informações sobre o grau de adequação de suas ações às expectativas de quem emite esse retorno.
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Dicas para facilitar o feedback:
Identificar a pessoa pelo nome
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Dicas para facilitar o feedback:
Destacar os aspectos positivos da pessoa
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Dicas para facilitar o feedback:
Concentrar toda sua atenção nela
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Dicas para facilitar o feedback:
Olhar nos olhos
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Dicas para facilitar o feedback:
Ser claro e preciso
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Dicas para facilitar o feedback:
Mostrar-se acolhedor e solícito
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Dicas para facilitar o feedback:
Procurar colocar-se no lugar do outro
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Dicas para facilitar o feedback:
Evitar interromper respostas
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Dicas para facilitar o feedback:
Fazer perguntas
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Ouça cuidadosamente, sem interromper
Recebendo feedback: Ouça cuidadosamente, sem interromper
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Procure relaxar, apesar de sentir-se, muitas, vezes, incomodado.
Recebendo feedback: Procure relaxar, apesar de sentir-se, muitas, vezes, incomodado.
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Faça perguntas, se precisar esclarecer algum aspecto;
Recebendo feedback: Faça perguntas, se precisar esclarecer algum aspecto;
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Reformule o que está recebendo, para ver se entendeu bem.
Recebendo feedback: Reformule o que está recebendo, para ver se entendeu bem.
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Reconheça o que estiver de acordo com sua percepção
Recebendo feedback: Reconheça o que estiver de acordo com sua percepção
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Respeite o que estiver em desacordo
Recebendo feedback: Respeite o que estiver em desacordo
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Assimile com calma o que ouviu, pedindo tempo, se necessário.
Recebendo feedback: Assimile com calma o que ouviu, pedindo tempo, se necessário.
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A Janela de Johari
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