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MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno

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Apresentação em tema: "MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno"— Transcrição da apresentação:

1 MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 05 Melhoria na atenção a saúde do idoso na Estratégia Saúde da Família São Gregório | Dom Pedrito/RS.  MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno 

2 INTRODUÇÃO Importância da ação programática:
Fator primordial para proporcionar uma grande melhora dos indicadores de saúde e da qualidade de vida da população; Propiciar um controle mais efetivo das enfermidades;

3 O Município - Dom Pedrito/RS
INTRODUÇÃO O Município - Dom Pedrito/RS População: habitantes 4 UBS 1 PRONTO SOCORRO 1 HOSPITAL 1 CAP

4 INTRODUÇÃO ESF São Gregório Localização: Bairro São Gregório.
População adscrita: 3735 pessoas. 510 idosos.

5 INTRODUÇÃO ESF São Gregório. A equipe de ESF é composta por: um médico
uma enfermeira cinco agentes comunitários de saúde um técnico de enfermagem um odontólogo um técnico odontológico

6 INTRODUÇÃO A Unidade Básica de Saúde a qual atuo e uma Estratégia Saúde da Família denominada São Gregório. Esta localizada na zona urbana, possui uma área de abrangência com mais de um 85% de baixos recursos financeiro, baixa escolaridade, qualidade de vida precária e muitos problemas de saúde. Tem costumes de emigrar freqüentemente de residência. Com a presença de nossa Unidade de Saúde, pretendemos modificar os estilos de vida não adequados através do atendimento pela Equipe de Trabalho.

7 OBJETIVOS Objetivo Geral Melhorar a qualidade da atenção da pessoa idosa na Estratégia Saúde da Família São Gregório no município de Dom Pedrito/RS Objetivos Específicos 1. Ampliar a cobertura do Programa Saúde do Idoso; 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde; 3. Melhorar a adesão dos idosos ao programa de saúde de idoso; 4. Melhorar o registro das informações; 5. Mapear os idosos de risco da área de abrangência; 6. Promover a saúde dos idosos.

8 Metodologia Encontros quinzenais com a comunidade
Em termos de organização e gestão do serviço: Definida a atribuição de cada membro da equipe na intervenção; Capacitação dos profissionais de acordo com os protocolos adotados pela unidade de saúde; Engajamento público: Encontros quinzenais com a comunidade Acolhimento

9 Metodologia Qualificação da prática clínica:
Capacitação da equipe Protocolo do Ministério da Saúde Busca ativa Termos de monitoramento e avaliação: Ficha espelho Prontuário Planilha do curso

10 Cobertura do programa de atenção à saúde do idoso na unidade de saúde
RESULTADOS Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso Meta 1.1. Ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 60% Cobertura do programa de atenção à saúde do idoso na unidade de saúde Mês 1= 133 Mês 2= 263 Mês 3= 498

11 Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na UBS
RESULTADOS Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na UBS Meta 2.1: Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência, utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério de Saúde. Meta 2.2: Realizar exame clinico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 3 meses para diabéticos. Meta 2.3: Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e ou diabéticos. Meta 2.4: Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos. Metas atingidas em 100%

12 Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção cadastrados
RESULTADOS Meta 2.5. Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção (estimativa de 8% dos idosos da área) 66 idosos acamados ou com problemas de locomoção residentes na área adstrita da UBS Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção cadastrados Mês 1= 21 Mês 2= 41 Mês 3= 66

13 RESULTADOS Meta 2.6. Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção com visita domiciliar. Mês 1= 21 Mês 2= 38 Mês 3= 63

14 RESULTADOS Meta 2.7. Rastrear 100% dos idosos para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) Meta 2.8. Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg ou com diagnóstico de hipertensão arterial para Diabetes Mellitus (DM) Meta 2.9. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos Metas atingidas em 100%

15 Proporção de idosos com primeira consulta odontológica programática
RESULTADOS Meta Realizar a primeira consulta odontológica para 100% dos idosos Proporção de idosos com primeira consulta odontológica programática Mês 1= 116 Mês 2= 216 Mês 3= 443

16 RESULTADOS Objetivo 3. Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso Meta Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas Objetivo 4. Melhorar o registro das informações Meta 4.1. Manter registro específico de 100% das pessoas idosas Meta 4.2. Distribuir a caderneta da pessoa idosa para 100% dos idosos cadastrados Metas atingidas em 100%

17 Objetivo 5. Mapear os idosos de risco da área de abrangência
RESULTADOS Objetivo 5. Mapear os idosos de risco da área de abrangência Meta Rastrear 100% das pessoas idosas para os riscos de morbimortalidade Meta Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas Meta 5.3. Avaliar a rede social de 100% das pessoas idosas Metas atingidas em 100%

18 Objetivo 6. Promover a saúde dos idosos
RESULTADOS Objetivo 6. Promover a saúde dos idosos Meta 6.1. Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis para 100% dos idosos Meta 6.2. Garantir orientação para prática regular de atividade física a 100% dos idosos Meta 6.3. Garantir orientações sobre higiene bucal (inclusive prótese) a 100% dos idosos cadastrados Metas atingidas em 100%

19 DISCUSSÃO Importância da intervenção: Para a equipe:
Possibilitou uma maior capacitação da equipe; Maior integração dos profissionais da equipe; Maior conhecimento da clientela adscrita; Para o serviço: Qualificação e padronização da atenção à saúde dos idosos; Implantação de um registro específico; Melhor organização dos processos de trabalho.

20 DISCUSSÃO Importância da intervenção: Para a comunidade:
Promoveu um maior engajamento público; Qualificação do atendimento; Propiciou uma ampliação da cobertura; Profissionais mais capacitados; Propiciou um controle mais adequado dos idosos.

21 DISCUSSÃO A intervenção já se encontra completamente inserida na rotina do serviço. Melhorias necessárias: Aprimorar os registros; Expandir o trabalho de intervenção para as demais ações programáticas.

22 Aprendizados mais relevantes:
Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem na implementação da intervenção. Aprendizados mais relevantes: Conhecimento da carta de direito dos usuários de saúde; Conhecimento sobre as ações programáticas; Organização dos processos de trabalho; Importância do trabalho em equipe;

23 REFERENCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 19). Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

24 Obrigada!


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