A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientadora: Mônica B. C. Vohlbrecht

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientadora: Mônica B. C. Vohlbrecht"— Transcrição da apresentação:

1 Orientadora: Mônica B. C. Vohlbrecht
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 8           Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso, na UBS Josefa Savedra, Novo Airão/AM.      Arnoldo Olivera Gonzalez  Orientadora: Mônica B. C. Vohlbrecht  Pelotas, 2015

2 Introdução Novo Airão  Amazonas. Foi fundado no dia 19 de dezembro do ano de 1955 Sua economia sustenta-se na pesca, artesanato, construção naval, turismo e outros serviços habitantes 5 UBS, todas com ESF Temos 1 hospital

3 Introdução A importância da ação na promoção da saúde do idoso se dá porque: O Brasil será um dos países com taxas mais elevadas de população idosa nos próximos anos. Por isso torna-se um desafio para a Atenção Primária à Saúde, mais especificamente nas Unidades Básicas de Saúde. Motivo pelo qual escolhi esse grupo para fazer meu foco de intervenção.

4 METODOLOGIA Desenvolvida em 12 semanas.
População alvo: idosos moradores do território de abrangência da UBS. Estabelecemos cronograma com as ações a serem desenvolvidas. Utilizamos ficha-espelho e planilha coleta de dados. Utilizamos protocolo de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento.

5 METODOLOGIA Em minha área de abrangência existem 136 idosos. Na UBS se faz atendimento as pessoas idosas todos os dias, além das visitas domiciliares, as quais têm incluídos entre os grupos priorizados os indivíduos da terceira idade.

6 Metodologia Detalhamento das ações Eixos: Avaliação e Monitoramento
Engajamento Público Qualificação da Prática Clínica Organização e Gestão do Serviço

7 Avaliação e Monitoramento
Registros: Fichas-espelho, prontuários, as cadernetas de saúde do idoso; Visitas domiciliares; Prescrição de medicamentos da Farmácia Popular; Avaliação clínica no acolhimento; Busca ativa aos faltosos; Orientações: alimentação saudável, atividade física regular, riscos tabagismo, higiene bucal; Consulta odontológica.

8 Engajamento Público Palestras na UBS, comunidades, bairros, nas escolas e igrejas com a finalidade de prestar a promoção da saúde desse grupo populacional. Orientamos os usuários e a comunidade quanto aos riscos de doenças cardiovasculares e neurológicas, de hipertensão, de diabetes, sobre a importância da realização e periodicidade das consultas, o cadastro, o diagnóstico precoce e sobre a necessidade de priorização do atendimento deste grupo populacional.

9 Qualificação da Prática Clínica
Qualificar a Equipe: Acolhimento; Avaliação dos Riscos e Exame clínico apropriado; Exames complementares e visitas domiciliares; Tratamento da HAS e DM; Avaliação da PA, HGT, saúde bucal; Busca ativa; Registros;

10 Organização e Gestão do Serviço
Cadastramento, Acolhimento; Atribuições dos profissionais; Garantir materiais e insumos/medicamentos; Agenda; Priorizar o atendimento as pessoas com risco de morbimortalidade.

11 OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção a saúde do idoso na UBS Josefa Savedra, Novo Airão/AM.

12 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 1: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso. Meta 1.1 Ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 100%. Figura 1 - Cobertura do programa de atenção a saúde do idoso na unidade de saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 25; Mês 2 = 79 e Mês 3 = 136 100%

13 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Meta 2.1 Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério da Saúde. Figura 2 – Proporção de idosos com avaliação Multidimensional Rápida em dia na unidade de saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 25; Mês 2 = 78 e Mês 3 = 135

14 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos. Figura 3 – Proporção de idosos com exame clínico apropriado em dia na unidade de saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 25; Mês 2 = 74 e Mês 3 = 126

15 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Meta 2.3 Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos. Figura 04 – Proporção de idosos hipertensos e/ou diabéticos com solicitação de exames complementares periódicos em dia na unidade de saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 11; Mês 2 = 38 e Mês 3 = 60

16 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Meta 2.4 Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos. Figura 5 - Proporção de idoso com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular na Unidade de Saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015 Mês 1 = 18; Mês 2 = 56 e Mês 3 = 100

17 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Meta 2.5 Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Meta 2.6 Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Mês 1 = 4; Mês 2 = 20 e Mês 3 = 38 100%

18 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Meta 2.7 Rastrear 100% dos idosos para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Mês 1 = 25; Mês 2 = 79 e Mês 3 = 136 100% Meta 2.8 Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg ou com diagnóstico de hipertensão arterial para Diabetes Mellitus (DM). Mês 1 = 10; Mês 2 = 42 e Mês 3 = 79  100%

19 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Meta 2.9 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos. Figura 6 - Proporção de idoso com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na Unidade de Saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 13; Mês 2 = 44 e Mês 3 = 77

20 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Meta 2.10 Realizar a primeira consulta odontológica para 100% dos idosos. Figura 7 - Proporção de idosos com primeira consulta odontológica programática na Unidade de Saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 13; Mês 2 = 45 e Mês 3 = 53

21 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 3: Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso. Meta 3.1 Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas. Figura 8 - Proporção de idosos faltosos às consultas que receberam busca ativa na Unidade de Saúde Josefa Savedra Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 4 faltosos; Mês 2 = 25 e Mês 3 = 48  100%

22 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1 Manter registro específico de 100% das pessoas idosas. Figura 9 - Proporção de idosos com registro na ficha-espelho em dia na Unidade de Saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, Mês 1 = 24; Mês 2 = 74 e Mês 3 = 126

23 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.2 Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados. Figura 10- Proporção de idosos com Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 17; Mês 2 = 62 e Mês 3 = 93

24 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência Meta 5.1 Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade. Meta 5.2 Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas. Mês 1 = 25; Mês 2 = 79 e Mês 3 = 136 100%

25 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência Meta 5.3 Avaliar a rede social de 100% dos idosos. Figura 11 - Proporção de idoso com avaliação de rede social em dia na Unidade de Saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 15; Mês 2 = 44 e Mês 3 = 73

26 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6 : Promover a saúde dos idosos. Meta 6.1 Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas. Mês 1 = 25, Mês 2 = 79, Mês 3 = 136  100%

27 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6 : Promover a saúde dos idosos. Meta 6.2 Garantir orientação para a prática regular de atividade física a 100% idosos. Figura 12 - Proporão de idosos que receberam orientação sobre prática de atividade física regular na unidade de Saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 25; Mês 2 = 75 e Mês 3 = 117

28 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6 : Promover a saúde dos idosos. Meta 6.3 Garantir orientações sobre higiene bucal (incluindo higiene de próteses dentárias) para 100% dos idosos cadastrados. Figura 13 - Proporção de idosos com orientação individual de cuidados de saúde bucal na unidade de Saúde Josefa Savedra, Novo Airão/AM, 2015. Mês 1 = 15; Mês 2 = 61 e Mês 3 = 81

29 RESULTADOS A meta ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 100% foi atingida. A meta realizar avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério da Saúde quase foi atingida em 100% caracterizando que nossa estratégia foi adequada. A meta realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso foi atingida. A meta realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos não foi atingida.

30 RESULTADOS A meta priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos tampouco foi atingida. A meta cadastrar e realizar visita domiciliar para 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção foi atingida. A meta rastrear 100% dos idosos para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg ou com diagnóstico de hipertensão arterial para Diabetes Mellitus (DM) também foi atingida. A meta realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico na primeira consulta odontológica em 100% dos idosos não foi atingida.

31 RESULTADOS Indicadores de adesão obtivemos 100%.
Indicadores de registro não forem atingidos porque os registros não foram atualizados em sua totalidade. Indicadores de avaliação de risco finalizamos conforme a meta com 100%. Indicador de promoção não cumprimos a meta estabelecida de 100%, como para a orientação para a prática regular de atividade física e higiene bucal (incluindo higiene de próteses dentárias). Apesar disso, a orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis foi oferecida a 100% dos idosos cadastrados.

32 IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PARA A EQUIPE
Equipe está mais unida e engajada com a comunidade. Melhor preparados quanto a atenção aos idosos. Mais confiança no trabalho diário. Participação ativa no atendimento destes usuários. Trabalho mais organizado.

33 IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PARA O SERVIÇO
A qualidade de atenção aos usuários idosos é muito melhor. Os registros tem melhor qualidade. Os usuários são melhor acolhidos. Foi incorporada a intervenção na rotina do serviço.

34 IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PARA A COMUNIDADE
Maior satisfação pela prioridade no atendimento. Foram informados sobre a existência do programa de atenção a saúde do idoso. Controle das patologias.

35 NÍVEL DE INCORPORAÇÃO À ROTINA DO SERVIÇO
Pode ser incorporada a rotina do serviço e fica mais aprimorada. A equipe percebeu a importância da qualificação da ação programática. Precisamos cadastrar todos os usuários idosos. Manter o acompanhamento integral dos usuários.

36 REFLEXÃO CRITICA SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Expectativas em conhecer diretamente o funcionamento do SUS do Brasil. Melhorei meu nível acadêmico e meus conhecimentos profissionais em APS/ESF e pude compartilhar meus conhecimentos com minha equipe de trabalho e com outros profissionais. Com a intervenção aprendi que as soluções dos problemas de saúde devem ser encontradas de forma participativa e envolvendo a população, desde o diagnóstico de necessidades, passando pelo planejamento, até a implantação de intervenções em que a família desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.

37 REFLEXÃO CRITICA SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
O curso foi organizado e responde aos princípios que fundamentam o sistema público de saúde brasileiro em cada unidade de estudo e permite interatuar com outros profissionais. Os orientadores frequentemente auxiliaram a tudo aquilo que precisei. Eu posso concluir que minhas expectativas foram atendidas, que o curso foi de muita importância e permitiu-me alcançar meus objetivos ao longo do mesmo. O curso abordou temas muito importantes para nosso enriquecimento acadêmico sobre medicina e saúde coletiva.

38


Carregar ppt "Orientadora: Mônica B. C. Vohlbrecht"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google