A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Construção do Diagnóstico - NANDA Problema de Saúde/Termo /Reação Humana + Fatores Relacionados ou Fatores de Risco Características definidoras/ sinais e sintomas = DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM (NUNES, 2006)

2 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Fatores Relacionados São fatores do ambiente, do paciente ou da interação de ambos que favorecem a ocorrência do diagnóstico; Nem sempre é possível identificá-los; Há diagnósticos que ainda não têm indicação de fatores relacionados; Auxiliam na seleção de intervenções (NUNES, 2006)

3 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
As Características Definidoras (ou Fatores de Risco) Que estão na classificação São o que se aceita como indicadores de que o diagnóstico está presente. Então: Devem estar presentes no paciente para que o diagnóstico possa ser afirmado. Mas: - Todas? Quantas? Quais? Posso admitir outras que não estão na classificação? (NUNES, 2006)

4 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Tipos de Diagnóstico – NANDA Real: presentes no indivíduo, na família ou na comunidade; Risco: podem desenvolver-se em um indivíduo, família ou comunidade vulnerável (exposição a fatores de risco); Bem-estar: elevar o nível de bem-estar comparado ao atual; Síndrome: agrupamento de diagnósticos atuais ou de risco, que se prevê em decorrência de um determinado evento ou situação (síndrome do desuso) (NUNES, 2006)

5 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Diagnóstico Real Título + Fator relacionado + Características definidoras Exemplo: NUTRIÇÃO desequilibrada: mais do que as necessidades corporais relacionada a ingestão excessiva em relação às necessidades metabólicas caracterizada por peso 20% acima do ideal para a altura e a constituição. Diagnóstico de Risco Título + Fatores de risco Exemplo: Risco de INFECÇÃO relacionado a procedimentos invasivos. Diagnóstico de bem estar Título + Característica definidora Exemplo: Disposição para CONHECIMENTO aumentado (exercícios) caracterizado por expressão de interesse em aprender (NUNES, 2006)

6 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Construindo Diagnósticos Etapas: Coleta de informações; Geração de hipóteses;Definição do diagnóstico e Identificação de fatores relacionados e características definidoras. Coleta de informações L.C.P., 46 anos, sexo feminino, casada, três filhos, foi internada para compensação de insuficiência cardíaca. Na entrevista de admissão informou fazer acompanhamento ambulatorial e que estava usando Lasix, Digoxina, Ancoron e Capoten. Não sabia para que serviam essas medicações. Referiu também ter sido orientada para ingerir no máximo 700 ml de líquidos por dia, a fazer repouso e a usar pouco sal na alimentação. Acreditava que a água é essencial para a vida e por isso não seguia a recomendação de restrição. Fazia o repouso porque sentia muita falta de ar quando fazia qualquer atividade e seguia a recomendação de usar pouco sal. Informou urinar 2 ou 3 vezes por dia em pequenas quantidades e que no último mês ganhou 4 Kg apesar de não ter modificado sua alimentação. Ao exame físico identificou-se: FR= 38 irpm; respiração superficial e rítmica; presença de estertores em bases pulmonares; intolerância ao decúbito horizontal; FC=98 bpm; pulso arrítmico, estase jugular à 45 graus; T (axilar)=36°C; PA=100/60 mmHg; edema intenso de extremidades inferiores; Palidez cutânea; diminuição da massa muscular do membro superior esquerdo e unhas dos pés compridas e sujas. (NUNES, 2006)

7 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Geração de hipóteses Dados relevantes De quais diagnósticos os dados podem ser características definidoras? Para quais diagnósticos o dado pode ser uma pista? não sabia para que serviam as medicações - Déficit de conhecimento, - Risco para controle ineficaz do tratamento, - Falta de adesão... acreditava que a água é essencial para a vida e por isso não seguia a recomendação de restrição -Déficit de conhecimentos, Risco para controle ineficaz do tratamentos, Controle ineficaz do tratamento, Falta de adesão... (NUNES, 2006)

8 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Dados relevantes urinar 2 ou 3 vezes por dia em pequenas quantidades - Alteração da eliminação urinária, Déficit de volume de líquidos, Excesso de volume de líquidos, Débito cardíaco diminuído... ganhou 4 Kg - Nutrição alterada, Excesso de volume de líquidos, Débito cardíaco diminuído... FR= 38irpm - Padrão respiratório alterado, Intolerância à atividade, Excesso de volume de líquidos, Débito cardíaco diminuído, Ansiedade, Trocas gasosas prejudicadas… sentia muita falta de ar - Intolerância à atividade, Padrão respiratório ineficaz, ... (NUNES, 2006)

9 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Definição do diagnóstico Denominação do diagnóstico: Controle ineficaz do tratamento Acreditava que a água é essencial para a vida e por isso não seguia a recomendação de restrição. não sabia para que serviam as medicações Compete com: déficit de conhecimento falta de adesão ao tratamento (NUNES, 2006)

10 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Denominação do diagnóstico Excesso de volume de líquidos urinar 2 ou 3 vezes por dia em pequenas quantidades; ganhou 4 Kg; FR= 38mov/min; sentia muita falta de ar; respiração superficial; estertores em bases pulmonares; intolerância ao decúbito horizontal; pulso arrítmico; estase; jugular; edema Compete com: Débito cardíaco diminuído Ansiedade Diagnósticos respiratórios (NUNES, 2006)

11 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Denominação do diagnóstico Intolerância à atividade sentia muita falta de ar FR= 38mov/min; respiração superficial; Intolerância ao decúbito horizontal Compete com: Diagnósticos respiratórios (NUNES, 2006)

12 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Identificação de fatores relacionados e características definidoras Controle ineficaz do tratamento relacionado à concepções errôneas sobre a importância da água para a vida Características definidoras (observações que fundamentam a afirmação diagnóstica) não seguia a recomendação de restrição não sabia para que serviam as medicações Excesso de volume de líquidos relacionado à falha dos mecanismos reguladores de volume e excesso de ingestão de líquidos urinar 2 ou 3 vezes por dia em pequenas quantidades; ganhou 4 Kg; FR= 38mov/min; sentia muita falta de ar; respiração superficial; estertores em bases pulmonares; intolerância ao decúbito horizontal; pulso arrítmico; estase; jugular; edema (NUNES, 2006)

13 CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Identificação de fatores relacionados e características definidoras Intolerância à atividade relacionada ao excesso de volume de líquidos Características definidoras (observações que fundamentam a afirmação diagnóstica) sentia muita falta de ar FR= 38irpm; respiração superficial; intolerância ao decúbito horizontal (NUNES, 2006)


Carregar ppt "CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google