A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a doença renal crónica?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a doença renal crónica?"— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é a doença renal crónica?
É uma doença que se caracteriza pela existência de lesão renal ou de diminuição do funcionamento dos rins e que pode conduzir à falência da função dos rins com necessidade de diálise ou transplantação.

3 Quais são as funções do rim?
Algumas funções do rim: Elimina água e produtos resultantes do metabolismo como a ureia e a creatinina que, em excesso, são tóxicas para o organismo; Permite o equilíbrio corporal de líquidos e sais minerais; Permite a activação da vitamina D, indispensável à saúde do osso; Produz uma hormona que regula a tensão arterial; Produz a hormona eritropoietina, fundamental na formação dos glóbulos vermelhos.

4 Qual é a frequência da doença renal crónica?
Estima-se que aproximadamente 1 em cada 10 adultos sofre de doença renal crónica. Em Portugal existem cerca de doentes com a forma mais grave de doença renal crónica, ou seja a necessitar de diálise ou transplantados de rim.

5 Quem tem risco de ter doença renal crónica?
Qualquer pessoa pode sofrer, embora seja mais frequente nos idosos, nas pessoas com diabetes, hipertensão arterial de longa data, obesidade, com algumas doenças hereditárias ou que têm antecedentes familiares de doença renal.

6 Como se manifesta esta doença?
Em geral a doença renal crónica evolui sem sintomas até às fases mais avançadas. No entanto, podem existir alguns sinais como: - o “inchaço” nos olhos e nos membros inferiores ao acordar; - começar a urinar com mais frequência, sobretudo durante a noite; - o aparecimento de urina espumosa - a fadiga causada por anemia relacionada com “sofrimento” renal; - a falta de apetite, as náuseas e vómitos, quando os valores da ureia no sangue já são muito elevados.

7 Como saber se tenho doença renal crónica?
Dosear a creatinina no sangue (para cálculo da percentagem de funcionamento dos rins, também chamada taxa de filtração glomerular - TFG). A diminuição na TFG indica a existência de insuficiência renal. Doseamento proteínas (albumina) na urina. A sua presença indica a existência de lesão renal. A presença de glóbulos vermelhos e brancos na urina alerta igualmente para a possibilidade de lesão renal. A morfologia renal (geralmente avaliada por ecografia ou outros exames imagiológicos) pode estar alterada, indicando a presença de lesão no rim.

8 Tenho risco! Mas não tenho doença renal crónica. Que devo fazer?
Consulte o seu médico. Provavelmente ele vai-lhe recomendar que faça análises de sangue e urina uma vez por ano (hipertensos de longa data, diabéticos, idosos, doentes com história familiar de doença renal, indivíduos com obesidade).

9 Como se trata a doença renal crónica?
É mais fácil prevenir do que tratar. Deve reduzir a ingestão de sal, baixar a pressão arterial elevada, manter o açúcar no sangue controlado se for diabético, e evitar os medicamentos para as dores. Na forma mais grave o tratamento pode significar efectuar diálise peritoneal, hemodiálise ou transplantação renal.

10 Tenho insuficiência renal crónica
Tenho insuficiência renal crónica. Que valores devo obter com os tratamentos? Parathormona – de acordo com a percentagem de funcionamento dos rins (consulte o seu médico). Glicose – Hemoglobina A1c inferior a 7% (nos diabéticos). Tensão arterial – inferior a 130/80 mmHg. Colesterol – LDL – colesterol inferior a 100 mg/dl. Hemoglobina – superior a 11gr/dl.

11 Como se pode prevenir a Doença renal crónica?
Alguns hábitos de vida saudáveis que permitem prevenir esta doença são: A alimentação variada, com alimentos frescos, rica em vegetais e frutos, pobre em gorduras (evitando-se os fritos, enlatados e enchidos), sem excessos de proteínas (não é necessário grande quantidade diária de carne) e com pouco sal (max.6gr, ou seja, uma colher de chá por dia; ideal 3gr.por dia); Limitar ingestão de álcool; Suspender o tabaco; Fazer exercício físico; Controlar a hipertensão arterial e a diabetes. Poupe os seus Rins! Mais vale prevenir do que tratar. Pela sua saúde, cuide do seu rim! Porque é tão importante dar anos à vida como dar mais vida aos anos…

12

13 www . s p n e f r o . pt


Carregar ppt "O que é a doença renal crónica?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google