A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTOS E NUTRIENTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTOS E NUTRIENTES"— Transcrição da apresentação:

1

2 ALIMENTOS E NUTRIENTES

3 Como são constituídos os alimentos?
A alimentação é uma necessidade básica vital comum a todos os seres vivos. Existe uma grande diversidade de alimentos, mas nem todos têm a mesma origem: Origem animal Origem vegetal Origem mineral Leite, ovos, carne, peixe Arroz, ameixa, agrião Água, sal Cada alimento é constituído por substâncias indispensáveis ao nosso organismo, designadas por nutrientes.

4 Hidratos de carbono ou glícidos ou glúcidos
Qual a importância de cada grupo de nutrientes? Hidratos de carbono ou glícidos ou glúcidos Os glícidos são a principal fonte de energia para as atividades diárias. EXCESSO PROVOCA: Obesidade Diabetes Doenças cardiovasculares CARÊNCIA PROVOCA: Fraqueza Fadiga muscular Diminuição da capacidade intelectual Emagrecimento

5 Qual a importância de cada grupo de nutrientes?
Prótidos ou proteínas As proteínas são responsáveis pela construção e reparação dos tecidos celulares; pelo crescimento do organismo e pelo desenvolvimento intelectual. Em caso de falta de outros nutrientes energéticos, as proteínas também podem ser utilizadas como fonte de energia. EXCESSO PROVOCA: Problemas renais Inflamações nas articulações CARÊNCIA PROVOCA: Debilidade Atraso no desenvolvimento físico e intelectual Diminuição da resistência às doenças.

6 Qual a importância de cada grupo de nutrientes?
Lípidos ou gorduras Os lípidos ou gorduras têm função energética e também possuem uma função plástica, fundamental para o transporte de algumas vitaminas. As gorduras podem ser de origem animal ou vegetal. Na nossa alimentação é mais saudável utilizar alimentos de origem vegetal. EXCESSO PROVOCA: Obesidade Problemas cardiovasculares Diabetes Colesterol elevado Pressão arterial elevada CARÊNCIA PROVOCA: Emagrecimento

7 Qual a importância de cada grupo de nutrientes?
Fibras As fibras não são absorvidas pelo organismo. Ajudam a controlar o apetite e apresentam uma função reguladora do sistema digestivo, contribuindo para um intestino mais saudável. As fibras encontram-se exclusivamente em alimentos de origem vegetal. EXCESSO PROVOCA: Redução da absorção de alguns minerais CARÊNCIA PROVOCA: Prisão de ventre Arteriosclerose

8 Qual a importância de cada grupo de nutrientes?
Vitaminas As vitaminas apresentam uma função reguladora. As vitaminas, designadas pelas letras A, B, C, D, E e K, existem em quase todos os alimentos e são necessárias em pequenas quantidades. Dada a grande diversidade de vitaminas, as doenças provocadas pela sua carência ou pelo seu excesso são variadas.

9 Qual a importância de cada grupo de nutrientes?
Sais minerais Os minerais ajudam o organismo a funcionar de uma forma adequada e a manter a saúde. Estão presentes nos alimentos em quantidades muito variadas. Para garantir uma ingestão adequada destes nutrientes é fundamental uma alimentação diária diversificada. O excesso de sódio no organismo provocado pelo consumo exagerado de sal provoca doenças cardiovasculares e hipertensão. Dada a grande diversidade de sais minerais, as doenças provocadas pela sua carência são variadas.

10 Qual a importância de cada grupo de nutrientes?
Água A água desempenha muitas funções no corpo humano: dissolve os outros nutrientes; transporta os nutrientes a todas as células; transporta os resíduos tóxicos que são eliminados para o exterior; hidrata todas as células e tecidos; regula a temperatura corporal através da produção de suor. EXCESSO PROVOCA: Hiper-hidratação CARÊNCIA PROVOCA: Desidratação

11 Como escolher os nossos alimentos?
Ao longo da vida, é necessário saber escolher os alimentos que fornecem bons nutrientes ao organismo, de modo a não prejudicar a saúde. Como tal, é fundamental consultar a informação dos rótulos dos produtos alimentares antes de os comprar. Elementos dos rótulos dos alimentos: Denominação de venda Listagem de ingredientes Nome e morada da entidade que lança o produto no mercado Condições de conservação Data limite de consumo Quantidade líquida

12 Promove uma alimentação:
Como escolher os nossos alimentos? A Roda dos Alimentos é uma imagem circular, que representa o prato utilizado nas nossas refeições, cujo objetivo é ajudar a selecionar e combinar os alimentos adequados à alimentação diária. Roda dos Alimentos Promove uma alimentação: Completa Equilibrada Variada Comer alimentos de todos os setores da roda e beber bastante água diariamente. Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos setores de maior dimensão. Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo.

13 Dicas para uma alimentação saudável
Quais os cuidados a ter para uma alimentação saudável? Tomar um bom pequeno-almoço. Consumir poucos alimentos ricos em açúcar. Lanchar todos os dias. Comer de forma moderada. Dicas para uma alimentação saudável Comer de 3 em 3 horas. Utilizar pouco sal na alimentação. As crianças e os adolescentes não devem beber bebidas alcoólicas e os adultos, só em quantidades moderadas. Ter cuidado com o consumo exagerado de gorduras. Consumir fruta e produtos hortícolas.

14 Como se garante a segurança alimentar?
Hoje em dia, é necessário haver segurança na transformação e embalamento dos alimentos, no seu transporte e distribuição e no seu armazenamento. As condições de higiene dos alimentos têm de ser asseguradas. A falta de higiene alimentar pode até causar intoxicações alimentares.

15 Como se garante a segurança alimentar?
É aconselhável lavar as mãos, os utensílios e as superfícies da cozinha com água e sabão, antes e depois de manusear alimentos. Os alimentos devem ser protegidos de poeiras, insetos e outros animais e produtos químicos, para não serem contaminados. Os alimentos frescos e crus devem ser lavados com água antes de serem consumidos ou cozinhados. Os produtos alimentares devem estar devidamente arrumados em locais limpos.


Carregar ppt "ALIMENTOS E NUTRIENTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google