A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alimentação Equilibrada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alimentação Equilibrada"— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação Equilibrada
Realizado por: Darlene Santos Casqueira Nº8 Rafael Miguel Fontes Nº 15 8º C

2 Em que alimentos se encontram os nutrientes?
Prótidos – peixe, carne, ovos, feijão, leite e seus derivados; Glícidos – batata, arroz, massas, feijão e pão; Lípidos – gorduras; Vitaminas – fruta, legumes/vegetais e leite e seus derivados; Fibras – fruta, legumes/vegetais, feijão e pão; Minerais – carne, peixe, legumes/vegetais e leite e seus derivados; O mais importante ÀGUA Em que alimentos se encontram os nutrientes?

3 Que desequilíbrios podem causar a falta ou o excesso dos nutrientes?
“Fome de proteínas” . O nosso organismo precisa de receber proteínas todos os dias. A falta de proteínas provoca atrofiamento dos músculos, aumento do ventre e atraso intelectual. O excesso de hidratos de carbono ou de lípidos pode provocar obesidade. A falta de hidratos de carbono provoca fraqueza, fadiga muscular e diminuição da capacidade intelectual. O bócio é uma doença provocada pela falta de iodo na alimentação. A carência de água, em casos extremos, provoca desidratação. Com perda de 5% de água sente- se sede e de 10% fica-se doente. Se a perda for de 20% pode levar à morte. Xeroftalmia Escorbuto Raquitismo Que desequilíbrios podem causar a falta ou o excesso dos nutrientes?

4 2 dos desequilíbrios Obesidade Magreza

5 O ser humano, como os outros seres vivos, tem de se alimentar para viver.
A dieta alimentar diária deve fornecer os nutrientes indispensáveis à construção, funcionamento e manutenção do organismo. As carências e os excessos alimentares podem alterar a saúde e provocar doenças nutricionais. Os alimentos servem para compensar as perdas, para o funcionamento de todos os órgãos, para o crescimento e para a produção de energia.

6 Como escolher os nossos alimentos?
A verdade é que só uma pequena parte da humanidade pratica a alimentação correcta – alimentação sã e equilibrada para viver com saúde. Comer de menos ou comer em excesso não são as únicas causas de uma alimentação errada. Uma outra causa, muito importante, é o desequilíbrio dos nutrientes resultante de uma escolha incorrecta dos alimentos. É, então, de enorme importância saber escolher alimentos que não só forneçam ao organismo, equilibradamente, todos os princípios nutritivos, mas ainda, cuja qualidade não ponha a saúde em risco.

7 Ainda hoje muitas pessoas passam fome…e outras comem exageradamente

8 A roda dos alimentos

9 Grupos da roda dos alimentos
Cereais e seus derivados, tubérculos; hortícolas; fruta; gordura e óleos; carnes, pescado e ovos; leguminosas e lacticínios. A roda dos alimentos ensina a prática de uma alimentação saudável, isto é, uma alimentação: Equilibrada, completa e variada. Grupos da roda dos alimentos

10 Que outros princípios por em prática?
Tomar um bom pequeno almoço, logo ou pouco depois de acordar, dá saúde ao organismo e rendimento no trabalho. Nas refeições do almoço e do jantar, não comer em excesso para evitar que o “estômago fique pesado”. Para não permanecer mais de três horas sem comer, é necessário merendar a meio da manhã e da tarde. Que outros princípios por em prática?

11

12

13 Fazendo uma alimentação saudável temos um coração feliz!! 


Carregar ppt "Alimentação Equilibrada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google