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ÉTICA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE
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Ser humano inacabado, imperfeitamente programado.
Os outros animais vem ao mundo com impulsos especializados e firmemente dirigidos. São determinados pelo instinto. Organizar o mundo para dar sentido a existência, precisa organizar o caos.
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Cultura: a segunda natureza
Cultura é o mundo construído pelos homens, produtos humanos : Linguagem Memória leis, normas Cultura possibilita suprir ausência de instintos.
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Internacionalização da cultura possibilita agir de forma instintiva e automática.
As culturas são diferentes, são as diferenças que mostram que os atos não são automáticos. Cultura possui códigos e normas. Não se vive sem grupo social e sem normas. Para pertencer ao um grupo social precisa-se assimilar os mesmos valores e normas morais. A cultura passa a ser a segunda natureza.
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Cultura: uma criação social
A Cultura é fruto da criação social. Surge da exteriorização da geração anterior. A partir da primeira geração se forma uma tradição, que é transmitida de geração em geração. As novas gerações iniciam o seu relacionamento com o mundo interiorizando a cultura estabelecida como algo dado.
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A partir e dentro desse mundo dado dão contribuições no processo social de construção da realidade gestando novas perguntas e soluções. A nova geração faz a mudança sem perder a tradição. Tipos de mudança: - Novas técnicas, que não entram em conflito com valores estabelecidos. - Mudança de paradigma, mudanças que conflitam e alteram os principais valores. Alteram a vida do grupo.
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Objetividade da cultura
Cultura quando se torna a segunda natureza é difícil percebê-la, assim tornar-se realidade. Cultura: realidade evidente Coerção: quem não compartilha desta realidade é considerado louco. Poder coercitivo. Autoridade: usa-se a cultura (normas e leis) para se punir em nome da ordem social.
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Relação com o diferente
É difícil ser diferente em uma cultura rígida. O diferente questiona valores vigentes. O diferente mostra a insegurança, a provisoriedade e a relatividade da condição humana.
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Contato com o diferente se dá de duas formas:
- Alguém que não internaliza normas sociais, a ordem estabelecida e se contrapões nas soluções aos demais. -Encontro com etnias diferentes: o mais poderosos dominam. A sociedade cria mecanismos de repreensão contra os diferentes.
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Legitimidade da ordem estabelecida
A construção da realidade não é perfeita, não reproduz completamente a ordem estabelecida. Surge um espaço para se pensar em um mundo diferente. Liberdade: - Liberdade que gera medo do novo. - Os grupos sociais criam defesa contra o novo, pois ameaça a ordem estabelecida.
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Sociedades tradicionais
A tradição tem um lugar central: tradição honra e família são seus valores principais. Tudo legitimado em nome da tradição. As novidades não eram bem vistas. As desigualdades legitimadas pelos valores morais.
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Nada de fundamental poderia ser modificado.
Não havia a condição de se pensar em dias melhores. A religião era a base da legitimação da ordem: vontade divina.
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Sociedades modernas Surge o mito do progresso.
Valorização do individuo, em detrimento a coletividade. Querer é poder... A ciência realiza todos os desejos. O progresso técnico científico é apresentado como o paraíso, para a realização de todos os desejos individuais. O novo passou a ser sinônimo “melhor”.
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Objetivo mítico: - acumulo de riquezas - o fim das doenças, através do progresso infinito das ciências medica. A ordem legitimada não mais pela religião e a moral. Tudo é feito em nome do progresso. E em seu nome “tudo” é justificado. Se o progresso é a solução para tudo, não há espaço para a ética.
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A discussão sobre a vida passa a ter um caráter técnico
A discussão sobre a vida passa a ter um caráter técnico. A convivência social e a condição humana. Se reduz a um problema meramente técnico. No entanto, a interiorização da ordem burguesa moderna não é perfeita, assim continuam existindo pessoas com outros valores.
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E continuam existindo questões como a fome, a miséria, violência, corrupção, morte... Que nem o mito do progresso e nem a técnica conseguem abafar. Por isso a ética volta a ser um tema importante para a nossa sociedade.
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BIBLIOGRAFIA SUNG, Jung Mo. Conversando sobre ética e sociedade. Petrópolis,Vozes, 2004.
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