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PublicouRaphaella Mirante Alterado mais de 10 anos atrás
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PENSANDO SOLUÇÕES PARA O CONGESTIONAMENTO NO LITORAL NORTE GAÚCHO
Helena Beatriz Bettella Cybis Laboratório de Sistemas de Transportes Escola de Engenharia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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Contexto Nacional e Gaúcho Crescimento da frota de veículos Brasil
Fonte: DETRAN
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Contexto Nacional e Gaúcho : Relação entre população e veículos registrados
Fonte: DETRAN e IBGE
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Contexto RS: Relação população/veículos
Fonte: DETRAN e IBGE
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Mudança de padrão econômico da população Duplicação da frota nos últimos 12 anos Grande aumento no número de viagens Nova dimensão de problemas Necessidade de adotar uma diferente abordagem para o tratamento dos problemas
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Ações para a solução do congestionamento
Construção/ ampliação da infraestrutura: Essencial e urgente em muitas situações ENTRETANTO Existe recursos para ampliar a infraestrutura na proporção do crescimento da frota? O congestionamento decorrente do retorno do litoral ocorre durante 10 dias/ ano - Prioridade? Relação custo benefício? Obras são processos de longa duração – é razoável esperar por longo tempo para que obter ações eficientes? É razoável apostar apenas na ampliação da infraestrutura?
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Ações para a solução do congestionamento
Construção/ ampliação da infraestrutura: Essencial e urgente em muitas situações ENTRETANTO Existe recursos para ampliar a infraestrutura na proporção do crescimento da frota? O congestionamento decorrente do retorno do litoral ocorre durante 10 dias/ ano - Prioridade? Relação custo benefício? Obras são processos de longa duração – é razoável esperar por longo tempo para que obter ações eficientes? É razoável apostar apenas na ampliação da infraestrutura?
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Ações para a solução do congestionamento
Construção/ ampliação da infraestrutura: Essencial e urgente em muitas situações ENTRETANTO Existe recursos para ampliar a infraestrutura na proporção do crescimento da frota? O congestionamento decorrente do retorno do litoral ocorre durante 10 dias/ ano - Prioridade? Relação custo benefício? Obras são processos de longa duração – é razoável esperar por longo tempo para que obter ações eficientes? É razoável apostar apenas na ampliação da infraestrutura?
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Ações para a solução do congestionamento
Construção/ ampliação da infraestrutura: Essencial e urgente em muitas situações ENTRETANTO Existe recursos para ampliar a infraestrutura na proporção do crescimento da frota? O congestionamento decorrente do retorno do litoral ocorre durante 10 dias/ ano - Prioridade? Relação custo benefício? Obras são processos de longa duração – é razoável esperar por longo tempo para que obter ações eficientes? É razoável apostar apenas na ampliação da infraestrutura?
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Sistema viário é um Patrimônio da sociedade e portanto necessita: 1
Sistema viário é um Patrimônio da sociedade e portanto necessita: 1. Manutenção: para preservar seu valor e condições e uso 2. Gerenciamento eficiente: para garantir a otimização da sua utilização
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Ações para a solução do congestionamento
Gerenciar o que? Operação dos veículos que estão trafegando nas rodovias: gerenciamento do tráfego Planejamento de viagens que ainda não iniciaram: gerenciamento da demanda
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Gerenciamento de tráfego:
1.Domínio técnico: conhecimento sobre comportamento do tráfego; conhecimento sobre medidas possíveis para solucionar o problema. 2.Definição de estratégias 3.Monitoramento das condições do tráfego 4. Implementação de ações adequadas
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Gerenciamento de tráfego
Comportamento do tráfego
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Gerenciamento de tráfego
Comportamento do tráfego
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Gerenciamento de tráfego
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Gerenciamento de tráfego
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Gerenciamento de tráfego
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Gerenciamento de tráfego
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Gerenciamento de tráfego
Inicio do colapso do fluxo
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Gerenciamento de tráfego
Incidentes/ acidentes
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Gerenciamento de tráfego
Incidentes/ acidentes Impacto e duração: identificação e intervenção rápida para liberar rodovia: Monitoramento e implementação de estratégias
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Gerenciamento de tráfego
Acesso de outras rodovias conhecimento das características da rodovia; conhecimento das medidas
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Gerenciamento de tráfego
Estratégias do gerenciamento ativo de tráfego: Controle de acesso em interseções; Harmonização da velocidade; Uso temporário do acostamento;
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Gerenciamento de tráfego
Controle de interseções Através de placas de sinalização e alocação de faixas especiais Com apoio de semáforos: O objetivo do sistema é evitar ou retardar o aparecimento de colapso no fluxo da via principal e diminuir a quantidade de acidentes nas rampas de acesso.
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Gerenciamento de tráfego
Sistemas de harmonização de velocidades consistem de: um conjunto de sensores de tráfego para coletar dados de fluxo e velocidade, sinais de limite de velocidade variável para cada faixa, painéis de mensagem variável e uma unidade central de processamento para executar ações de controle. Painéis de mensagem variável são usados para informar os condutores das condições de tráfego e para mostrar os limites de velocidade impostos
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Gerenciamento de tráfego
Sistemas de Harmonização da Velocidade Reduz o risco de colisões e mantem um fluxo constante, além de reduzir o espaçamento entre os veículos Aproveitar ao máximo a capacidade existente, atrasando o ponto em que ocorre o colapso do tráfego.
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Gerenciamento de tráfego
Uso Temporário do Acostamento Estratégia de gerenciamento de congestionamento é associado à sistemas de harmonização de velocidades e limites de velocidade reduzidos. Fornece uma capacidade adicional durante congestionamentos ou circunstâncias especiais, como obstruções temporárias e acidentes, que gerem estrangulamento na via. Viabiliza maior fluidez do tráfego.
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Gerenciamento de tráfego
Uso Temporário do Acostamento Requisitos para a utilização segura do acostamento deve satisfazer os requisitos de projeto similares à outras faixas de tráfego, não possuir superelevação, o acostamento deve ser contínuo e ser projetado para suportar tráfego de carga e veículos pesados. Uso acostamento período de pico Virgínia - Estados Unidos
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Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego
Alemanha Harmonização de velocidade em rodovias com altos volumes desde 1970s, com o objetivo de melhorar as condições do fluxo. O uso temporário de acostamento foi introduzido na década de 90. Em 2007, 200 km de faixas de acostamento com uso temporário foram implementadas pelo Ministério dos Transportes.
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Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego
Alemanha Avaliação de benefícios de sistemas de harmonização de velocidade
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Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego
Holanda A utilização temporária do acostamento durante o horário de pico iniciou em 2003, como parte de um programa qualificação da infraestrutura. O sistema é amplamente sinalizado através de pórticos e painéis, indicando a condição de uso dos acostamentos.
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Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego
Holanda A avaliação da implementação temporária do acostamento indicou: aumento geral de 7% a 22% na capacidade, redução nos tempos de viagem, redução nos níveis de incidentes.
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Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego
Inglaterra Planejamento do primeiro projeto iniciou em 2004 Experiencia piloto implementada em envolvendo sistema de harmonização de velocidade e utilização temporária de acostamento. Segurança foi uma questão fundamental no projeto Quando a velocidade limite é reduzida para 80km/h os acostamentos são abertos para uso. Para garantir a segurança,área de refúgio foram criadas a cada 500m ao longo da rodovia. Áreas de refúgios são servidas por telefone e câmaras conectadas ao centro de controle
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Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego
Inglaterra Impactos na segurança e tráfego: Highway Agency reportou nos primeiros 6 meses: Redução em tempos de viagem em até 25% Redução no número de acidentes de 5/mês para 1,5 / mês Nenhum acidente foi identificado por uso do acostamento Em três anos a redução no índice de acidentes foi de 50%.
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Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego
Inglaterra Pesquisas de aceitação pública realizadas pela Highway Agency após a implementação: 84% dos motoristas se sentiam confiantes usando o acostamento 68% dos motoristas se sentiam melhor informados sobre as condições do tráfego 66% dos motoristas desejavam a expasão do esquema para outras autoestradas
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Gerenciamento da demanda
Objetivo: Promover um planejamento mais eficientes da viagem em relação à: Escolha do horário da viagem Escolha da rota da viagem Depende de informação clara e confiável sobre estado das rodovias.
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Gerenciamento da demanda
Tratamento local: importante mas restrito
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Gerenciamento da demanda
População deseja sair de sua casa no litoral e chegar em sua casa na cidade da forma mais conveniente (rápida) Necessário planejamento e informação sobre a rede de rodovias
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Gerenciamento da demanda
Informação é útil para tomada de decisão sobre: Quando iniciar viagem; Que rota utilizar. Informação proveniente de sistema de monitoramento
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Gerenciamento da demanda
Sistema de informação Reino Unido
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Gerenciamento da demanda
Sistema de informação Canadá
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Congestionamento é um problema complexo
Problemas complexos raramente são solucionado através de uma só medida. É necessário uma combinação de medidas complementares para atingir o objetivo Congestionamento é um problema complexo
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Helena Beatriz Bettella Cybis
Obrigada! Helena Beatriz Bettella Cybis Laboratório de Sistemas de Transportes Escola de Engenharia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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