A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Juliana Travi Madsen Lenz - Lajeado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Juliana Travi Madsen Lenz - Lajeado"— Transcrição da apresentação:

1 Juliana Travi Madsen Lenz - Lajeado
MEDINDO COM A HISTÓRIA!!!! Juliana Travi Madsen Lenz - Lajeado

2 INTRODUÇÃO

3 O Metro Nos tempos de antigamente como faria a gente para medir comprimentos? Não havia réguas, fitas, mas outras coisas catitas em vez desses instrumentos. Palmo a palmo se media pois sempre à mão se trazia a unidade exigida; Mas a braça e a polegada e mesmo o dia de jornada tinham usança repetida. E descalçando o chinelo até o pé era belo para fazer medições. Milhas, jardas, coisas estranhas, pequeninas ou tamanhas eram mil as invenções.... (Autor Desconhecido)

4 A humanidade percebeu há bastante tempo a necessidade de medir.
Medir faz parte de nosso dia a dia. Mede-se a energia elétrica consumida numa casa, a quantidade de água, a altura de uma pessoa, .... Entre as unidades mais comuns está a medida de comprimento. Como será que os povos da Antiguidade faziam para medir as coisas? As primeiras medidas feitas pelo homem foram as de comprimento. Como será que o homem media comprimentos? Com que instrumentos?

5 TAREFA Vocês agora se tornarão pesquisadores da história da matemática .Farão grandes viagens pelo tempo redescobrindo processos que foram pilares na construção de importantes conceitos ! Serão desafiados a construir um livro informativo , deixando um importante registro de suas descobertas para a humanidade!!!

6 PROCESSO

7 1ª Etapa: Como surgiu a necessidade do homem medir comprimentos?
Formar grupos de, no máximo, quatro pessoas para executar esta tarefa! Vocês devem organizar o grupo distribuindo tarefas entre os integrantes, fazendo com que todos participem ativamente da construção do livro sobre o surgimento das unidades de medidas de comprimento. Pesquisa e coleta de dados, ressaltando informações sobre: Como surgiu a necessidade do homem medir comprimentos? Como os diferentes povos da antiguidade realizavam medições? Com que instrumentos? Como e por que surgiu a necessidade de criar um sistema padronizado de medidas? Como surgiu o sistema métrico decimal? Que unidades de medida fazem parte dele? Que instrumentos são usados hoje em dia para realizar medições de comprimentos?

8  2ª Etapa: Montar um texto contando sobre os assuntos pesquisados, dando formato de um livro. Inserir gravuras ao longo do livro mostrando diferentes formas e intrumentos usadas para realizar medições. Realizar a medição de algum local a sua escolha(Ex.:comprimento de sua cama, largura de sua classe, comprimento da sala de aula, ) ,expressar esta medida no sistema métrico decimal e de outra maneira encontrada no trabalho realizado. Escrever uma conclusão no final do livro sobre a importância da realização de medições para o homem.

9 3ª Etapa: Montagem do livro: Dar um título ao Livro
O livro deverá ser apresentado em power point, cada lâmina será uma página do livro. O livro deverá estar organizado: Capa, história, conclusão, bibliografia.

10 RECURSOS Aqui estão sugestões de alguns sites e livros para você iniciar sua pesquisa! Procure outras fontes para obter mais infomações necessárias também. Giovanni, José Ruy, A Conquista da Matemática: a +nova/José Ruy Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Junior – São Paulo: FTD,2002 –(Coleção A Conquista da Matemática). Andrini, Álvaro - Novo Praticando Matemática/Alvaro Andrini, Maria José C. de V. Zampirolo – São Paulo: Editora do Brasil, 2002.

11 AVALIAÇÃO

12 Plenamente Satisfatório
(2 pontos cada item) Satisfatório (1,2 pontos cada item) Insatisfatório (0,8 ponto cada item) Coleta de dados Coletou dados suficientes para montar o trabalho. Coletou dados, mas faltam algumas informações. Coletou dados insuficientes para montar o trabalho. Desenvolvimento do livro: texto e gravuras O livro traz um texto bem redigido,contendo todas informações necessárias e gravuras relevantes. O livro poderia ser melhor redigido, faltam poucas informações e poderia ter mais gravuras relevantes. O livro não está bem redigido, faltam bastante informações e colocou gravuras. Realização da medição de um local Mediu o local escolhido, aprsentando o resultado da medição nas duas maneiras determinadas: no sistema métrico decimal e através de outra maneira escolhida. Realizou a medição de um local, mas apresentou o resultado de uma única maneira determinada. Realizou medição, mas não apresentou resultados nas maneiras determinadas(caso não realizou medição este item não será pontuado) Organização e apresentação do livro O livro está organizado em todas suas etapas de maneira caprichada e ordenada. O livro não esta organizado em todas suas etapas, falta aguma das etapas mas demonstra capricho e ordem. O livro está mal organizado, faltam algumas etapas, poderia ter tido mais capricho em sua execução. Organização do Grupo O grupo realizou o trabalho dividindo tarefas, todos se envolveram e pareticiparam da realização do mesmo. O grupo não organizou a distribuiçao de tarefas, mas todos participaram da realização do trabalho. O grupo demonstrou estar desorganizado, nem todos integrantes tiveram participação na realização do trabalho.


Carregar ppt "Juliana Travi Madsen Lenz - Lajeado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google