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55o Congresso da Associação Brasileira de Metais

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Apresentação em tema: "55o Congresso da Associação Brasileira de Metais"— Transcrição da apresentação:

1 55o Congresso da Associação Brasileira de Metais
O Mercado de Aços Planos na Construção Civil Perspectivas e Investimentos Paulo V. Musetti 55o Congresso da Associação Brasileira de Metais Rio de Janeiro Julho-2000

2 Construbusiness Mercado de Aços Planos Segmento de Construção Civil Investimentos Tendências (Produtos e Mercado)

3 CONSTRUBUSINESS: Habitação, Infra-Estrutura e Geração de Empregos
Junho-1999

4 Participação no PIB Construbusiness Construbusiness Construção Civil
14,8% Construção Civil 9,8% O Construbusiness é maior do que o setor da Construção Civil definido pelo IBGE, compreendendo também os setores de material de construção, bens de capital para a construção e serviços diversos Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores

5 Estrutura da Produção Setorial
Construbusiness Estrutura da Produção Setorial (% do PIB) O setor da Construção Civil responde em média por 9% do PIB e o Construbusiness por 14,8%. A participação do comércio diminuiu de 12% para 8%. Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores

6 Pessoal Ocupado no Setor da Construção Civil
Construbusiness Pessoal Ocupado no Setor da Construção Civil (milhões de pessoas) Em decorrência da desaceleração do PIB, o número de pessoas ocupadas no setor da Construção Civil diminuiu ao longo dos últimos anos, atingindo 3,5 milhões em No período considerado a participação média relativa deste setor no total do pessoal ocupado foi de 6% Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores

7 Pessoal Ocupado Construbusiness (milhões)
Em 1997, o setor da Construção Civil foi o maior empregador do setor industrial Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores

8 Construbusiness Os principais fatores condicionantes do crescimento do Construbusiness estão relacionados com a oferta e a demanda de produtos e serviços, além da disponibilidade de recursos PODER AQUISITIVO DEMANDA RECURSOS OFERTA RACIONALIZAÇÃO/ INDUSTRIALIZAÇÃO DO PROCESSO ATRATIVIDADE E DESREGULAMENTAÇÃO Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores

9 Mercado de Aços Planos

10 Mercado de Aços Planos Participação da Construção Civil no Consumo Aparente de Aços Planos (CG, LQ, LF, EG e HDG) Fonte: IBS/Análise CSN

11 Mercado de Aços Planos Evolução do Consumo Aparente de Aços Planos na Construção Civil (CG, LQ, LF, HG e HDG) 728 774 797 1020 1429 1573 1708 2081 1991 1798 1844 2169 2444 2740 500 1000 1500 2000 2500 3000 TON. 1990 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2001 2002 2003 1990/1997 : % 2000/2003 : % Fonte: Análise CSN

12 Mercado de Aços Planos Participação da rede de distribuição no total de vendas para a construção civil Total = 1,8 milhões de t Participação dos produtos no total de vendas para a construção civil Total = 1,8 milhões de t CG LQ Rede de distribuição LF Estruturas Tubos Perfis em Geral LZ Do total de 1,8 milhões de t vendido para a construção civil, a rede de distribuição representa 31%. Fonte: Análise CSN

13 Mercado de Aços Planos Distribuição Setorial de Vendas CSN Mercado Interno LQ, LF, LZ e FM Distribuição e Processamento 40% Demais setores 4% Utilidades domésticas 9% Embalagens 22% Ind. Automobilística 12% Construção civil (Vendas diretas) 13%

14 Segmento de Construção Civil

15 Mercado de Construção Civil nos EUA
Segmento de Construção Civil Mercado de Construção Civil nos EUA Outros Materiais 56% Aço 46% Mercado Potencial Residencial Basicamente LZ Participação baixa: 3,6% Taxa de crescimento: 24% a.a. Mercado Potencial: 13 mihões t. A indústria local criou grande programa de marketing para recuperar a queda de 54% para 46% do share ocorrida entre 1995 e 1998, e chegar a uma participação de 65% a70% em 2010. Fonte: ECCS-EUROPEAN CONVENTION FOR CONSTRUCTIONAL STEELWORK

16 Mercado de Construção Civil no Reino Unido
Segmento de Construção Civil Mercado de Construção Civil no Reino Unido Total de construções térreas não residenciais Total de edificações Aço 65% Aço 95% Mercado consolidado onde a indústria local pratica ações permanentes de marketing e desenvolvimento de produtos para garantir o share conquistado. Fonte: ECCS-EUROPEAN CONVENTION FOR CONSTRUCTIONAL STEELWORK

17 Mercado de Construção Civil no Brasil
Segmento de Construção Civil Mercado de Construção Civil no Brasil Não há estatísticas confiáveis neste segmento quanto a participação dos diversos produtos. Segundo estudo CSN, o mercado residencial tem potencial de consumo de aço de 4,5 milhões de toneladas por ano. Estima-se que o participação do aço neste segmento seja menor que 3%. Capacidade instalada de fabricantes de estruturas metálicas Em relação a oferta total de fabricantes de estruturas, estimada em 500 mil t / ano, apenas 8 empresas, com capacidade equivalente a 120 mil t / ano (24% do total) são reconhecidas pelo mercado com requisitos de qualidade Outros 380 mil t. 8 empresas 120 mil t. Fonte: ABCEM

18 CADEIA DE VALORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL (ESTRUTURA DE EDIFICAÇÕES)
Segmento de Construção Civil CADEIA DE VALORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL (ESTRUTURA DE EDIFICAÇÕES) Cliente Arquiteto Engenheiro Construtor Fabricante de Estrutura Beneficiador Distribuidor Siderúrgica Usina de Concreto Fabricante de Cimento CADEIA DE FORNEC. DO CONCRETO CADEIA DE FORNEC. DO AÇO Revenda O sucesso da construção metálica no Brasil depende menos de resolver questões culturais e muito mais de entender a cadeia de valores do mercado da Construção Civil e lhe oferecer soluções técnicas e mercadológicas.

19 Investimentos

20 Aumento de Oferta em Aços Planos
Investimentos Aumento de Oferta em Aços Planos CST/USINOR Novo laminador de Tiras a Quente: 2 milhões t. Linha de Zincagem (VEGA): 400 mil t. USIMINAS Linha de Zincagem: 400 mil t. COSIPA Lingotamento Contínuo : 1,5 milhão t. * AÇOMINAS (Não Planos) Laminador de Perfis: 450 mil t.

21 Investimentos CSN GalvaSud S.A.
Investimento : US$ 250 Milhões Produção: t/ano Localização : Porto Real - RJ Produtos: Aços Galvanizados

22 Investimentos CSN CISA
BR-376 Av. das Araucárias FSA REPAR Curitiba 25 km Investimento: US$ 222 Milhões Produção : t/ano Local: Araucária-PR Principais produtos : Galvanizados, Galvalume® e pré-pintado

23 OFERTA DE AÇOS PLANOS (Baseado na Capacidade dos Equipamentos)
Investimentos OFERTA DE AÇOS PLANOS (Baseado na Capacidade dos Equipamentos) Toneladas 10.000 8,5 milhões 30% 8.000 6,5 milhões 6.000 4.000 2,6 milhões 116% 2.000 1,2 milhão 2000 2003 Chapa Grossa + Laminado a Quente Laminado Zincado Fonte: Análise CSN

24 Tendências

25 Tendências PRODUTOS Aços galvanizados em geral
Aços de maior resistência mecânica revestidos e não revestidos Aços com revestimento Zinco-Alumínio (Galvalume) Serviços agregados aos produtos MERCADO Sistemas construtivos integrados Normatização do setor de construção Busca por qualidade sem agregar custos (industrialização) Construtoras atuando como integradoras e o mercado fornecendo soluções

26 FIM


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