A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Rio que queria ser Paris

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Rio que queria ser Paris"— Transcrição da apresentação:

1 O Rio que queria ser Paris
Avenida Central em 1906 @ Augusto Malta Música: Odeon (1910), de Ernesto Nazareth com letra de Vinícius de Moraes By Ney Deluiz Canta: Nara Leão Ligue o Som

2 Damas da sociedade do Rio em 1908
@ Augusto Malta Que Paris seja aqui! Assim pensava o Prefeito Pereira Passos durante os 4 anos da sua gestão ( ), uma época de Belle Époque na qual parecia que ele queria fazer do Rio de Janeiro uma Paris Tropical.

3 Obelisco da Place de la Concorde
Ressaca no obelisco em 1906 @ Augusto Malta Ou teria sido coincidência ele ter feito a Avenida Central como um boulevard começando num obelisco? Tal e qual a Avenue des Champs-Élysées, também um boulevard que começa no obelisco da Place de la Concorde.

4 Uma avenida que tentou ser o espelho da outra...
Avenida Central em 1917 Avenue des Champs Élysés em 1900 Avenida Central (já Av. Rio Branco) na década de 1920 @ Augusto Malta A inspiração de Pereira Passos foi o prefeito de Paris, Georges-Eugène Haussmann, que pegou uma cidade suja, desorganizada e vítima de epidemias como o Rio do início do século XX e a transformou na Cidade Luz.

5 Avenida Central, esquina com Rua do Ouvidor em 1908
@ Augusto Malta Por isto mesmo, além do lado estético era preciso resolver também os graves problemas de saúde de uma cidade pestilenta, sem nenhum saneamento e que era conhecida como a Cidade da Morte.

6 Theatro Municipal em 1909 @ Marc Ferrez O Centro do Rio antigo era cheio de brejos infestados de mosquitos e a 1ª construção de porte na cidade foi o Theatro Municipal, cujas obras duraram de 1905 a 1909.

7 Antiga Rua Guarda Velha
Av. 13 de Maio Praça Floriano (Cinelândia) em 1915 @ Augusto Malta Em 1904, o prefeito alargou a Rua 13 de Maio (depois virou avenida), que antes era a estreita Rua Guarda Velha que ligava o Largo da Carioca à Cinelândia e onde existiam 2 lagoas.

8 Detalhe da Praça Floriano (Cinelândia) em 1915
@ Augusto Malta Praça do Rossio, em Lisboa Para calçar a Avenida Central vieram 200 calceteiros de Portugal trazendo as pedras portuguesas que iriam formar os desenhos, dentre os quais as ondas que já eram populares em Lisboa.

9 Ópera de Paris Museu do Louvre @ Augusto Malta Theatro Municipal em 1910 O estilo francês estava por toda parte, com o Theatro Municipal (1909) inspirado na Ópera de Paris e a Escola Nacional de Belas Artes (1908) inspirada no Museu do Louvre.

10 Biblioteca Nacional Escola Nacional de Belas Artes Praça Floriano (Cinelândia) em 1930 @ Augusto Malta A Biblioteca Nacional, em estilos art noveau e neoclássico, foi construída entre 1905 e 1910, simultaneamente à construção do Theatro Municipal e da Escola Nacional de Belas Artes (hoje um museu).

11 O embelezamento do Rio começou com a reforma da Praça XV em 1903.
@ Augusto Malta Praça XV em 1907 O embelezamento do Rio começou com a reforma da Praça XV em 1903.

12 Av. Beira-Mar e Jardim da Glória em 1906
@ Marc Ferrez Também em 1903 foi iniciada a Av. Beira-Mar, inaugurada em 1906 e feita com aterro do Morro do Castelo.

13 Av. Beira-Mar em Botafogo em 1906
@ Augusto Malta Esta transformação urbanística deu tanto orgulho à população, que Coelho Neto cunhou em 1908 o apelido que iria para sempre eternizar o Rio de Janeiro: Cidade Maravilhosa!

14 Teatro de Marionetes Pavilhão Mourisco em 1919 @ Harriet Chalmers Adams O Pavilhão Mourisco (1906) ficava no final da Avenida Beira-Mar e era um café-concerto com um rinque de patinação e Teatro de Marionetes. Foi demolido em 1952 para dar passagem ao Túnel do Pasmado.

15 Desmonte parcial do Morro do Castelo em 1904
@ João Martins Torres O desmonte do Morro do Castelo para construir a Av. Beira-Mar foi parcial, sendo retomado em 1922 quando foi demolido para abrir espaço para a Exposição do Centenário da Independência.

16 @ Augusto Malta Cortiço no Centro do Rio no início do século XX Com a abolição da escravatura e a migração para as cidades em virtude da 1ª crise do café em 1897, proliferaram no Rio cortiços insalubres que eram verdadeiros focos de doenças.

17 A Revolta da Vacina de 1904 @ Augusto Malta Mesmo assim, a ignorância era tanta que na Revolta da Vacina de 1904 o povo saiu quebrando tudo para não ser vacinado contra a varíola. Isto só mudou pela determinação do sanitarista Oswaldo Cruz.

18 Vendedora ambulante @ Marc Ferrez Pereira Passos trouxe de Paris a ideia das feiras livres Mais uma vez copiando os franceses, para controlar a qualidade dos alimentos Pereira Passos proibiu os ambulantes e introduziu as feiras livres no Rio em 1904.

19 O casario do Centro vindo abaixo
@ João Martins Torres Favela do Morro da Providência, a 1ª favela do Rio @ Augusto Malta Com mais de imóveis demolidos para abrir espaço para a reforma da cidade, os mais pobres ou foram para o subúrbio ou para os morros, criando as primeiras favelas.

20 Campo de São Cristovão em 1906
@ Augusto Malta Com Oswaldo Cruz cuidando da Saúde, o prefeito transformou o Rio num enorme canteiro de obras por 4 anos. Em 1906, houve o melhoramento e embelezamento do Campo de São Cristóvão.

21 Aquário do Passeio Público
@ Augusto Malta Passeio Público em 1906 @ Augusto Malta Em 1904, com a reforma do Passeio Público, foi construído um aquário de água salgada com 20 tanques de vidro. Não fossem pelas palmeiras, esta foto até podia ser de Paris, não é mesmo?

22 Alargamento da Rua da Carioca
@ Augusto Malta Alargamento e prolongamento da Rua Uruguaiana @ Augusto Malta Alargamento da Rua do Catete @ Augusto Malta Abertura da Av. Maracanã @ Augusto Malta Em 1905 foi aberta a Av. Maracanã e foram alargadas a Rua Uruguaiana (antiga Rua da Vala) e a Rua da Catete. Em 1906, a Rua da Carioca também foi alargada.

23 @ Secretaria de Cultura do RJ
O Largo da Carioca antes da reforma Chafariz da Carioca Rua 13 de Maio Hospital da Penitência Chafariz da Carioca Rua da Carioca @ Secretaria de Cultura do RJ O Largo da Carioca após a reforma Hotel Avenida (1911) Edifício Comercial (1911) Chafariz da Carioca Rua da Carioca Na política do Bota-Abaixo, em 1906 o Hospital da Penitência se foi para ampliar o Largo da Carioca, ficando porém o Chafariz da Carioca (35 bicas de bronze) que abastecia a cidade com água vinda dos Arcos da Lapa.

24 Alargamento da Av. Marechal Floriano
@ Augusto Malta Rua do Acre após o alargamento @ Augusto Malta Liberação do entorno dos Arcos da Lapa @ Augusto Malta Ampliação da Rua Mem de Sá @ Augusto Malta Em 1904 foi alargada a Rua do Acre e em 1905 foi a vez da Av. Marechal Floriano. Nem os prédios paralelos aos Arcos da Lapa escaparam para dar passagem à Rua Mem de Sá. O prefeito estava com a corda toda…

25 Palácio Monroe em 1906 @ Augusto Malta Em 1906 foi inaugurado o Palácio de Exposição Permanente de São Luiz no prédio que foi o Pavilhão do Brasil na Exposição de Saint Louis em 1904 e que viria a ser o Palácio Monroe, sede do Senado.

26 Inauguração da Fonte Adriano Ramos Pinto, na Glória, em 1906
Entrada do Túnel Novo A fonte, hoje Inauguração da Fonte Adriano Ramos Pinto, na Glória, em 1906 @ Augusto Malta Também em 1906 foi inaugurada a fonte do Jardim da Glória, levada em 1935 para a entrada do Túnel Novo em Botafogo, onde está até hoje embora com a parte superior danificada.

27 Vista Chinesa em 1906 @ Augusto Malta @ Augusto Malta Estrada da Tijuca em 1907 As obras abrangiam toda a cidade e em 1905 o prefeito construiu a Estrada da Tijuca e a Vista Chinesa.

28 Jardim do Alto da Boa Vista em 1906
@ Augusto Malta Alargamento da rua 7 de Setembro @ Augusto Malta Abertura da Av. Rodrigues Alves @ Augusto Malta Abertura da Av. Francisco Bicalho @ Augusto Malta Haja folego… Em 1903 foi inaugurado o Jardim do Alto da Boa Vista e em 1906 foi alargada a Rua 7 de Setembro e foram abertas as avenidas Rodrigues Alves e Francisco Bicalho.

29 A orientação das ondas é longitudinal desde 1929
Avenida Atlântica em 1923 @ Augusto Malta A Av. Atlântica começou a ser aberta em 1905 e no início as ondas da calçada eram perpendiculares à praia, mas constantes ressacas foram alternando esta orientação diversas vezes até o final de 1929.

30 de transformar o Canal do Mangue em um cenário digno de cartão postal.
@ Augusto Malta Se tudo isto não bastasse, em 1906 Pereira Passos ainda conseguiu a proeza de transformar o Canal do Mangue em um cenário digno de cartão postal.

31 Exposição do Centenário da Abertura dos Portos em 1908
@ Augusto Malta Após todas estas realizações, o mundo pôde ver na Exposição do Centenário da Abertura dos Portos em 1908 que o Rio não era mais a Cidade da Morte e passou a ser a eterna Cidade Maravilhosa.

32 Esta épica transformação do Rio em apenas 4 anos foi documentada
Augusto Malta @ Augusto Malta Esta épica transformação do Rio em apenas 4 anos foi documentada pela arte de Augusto Malta, o fotógrafo oficial da prefeitura.

33 Manchete em 3/Jan/1903 Caricatura em O Malho @ Augusto Malta FIM É importante não deixarmos cair no esquecimento este modelo de gestão eficiente que colocou o interesse público em 1º lugar. Portanto, ao Prefeito Francisco Pereira Passos a efusiva gratidão dos cariocas!


Carregar ppt "O Rio que queria ser Paris"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google