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1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte

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Apresentação em tema: "1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte"— Transcrição da apresentação:

1 1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte
Ônibus Elétrico Eletra Rio de Janeiro, 27/07/2011

2 ELETRA INDUSTRIAL LTDA
Empresa Nacional com Tecnologia Nacional Fabricamos e Integramos Sistemas de Tração Elétrica para: Trólebus Ônibus Híbrido Elétrico – Diesel/Etanol Os sistemas podem ser produzidos para as várias versões e modelos de ônibus: de 10 metros até o bi-articulado de 25 metros.

3 Tecnologia Trólebus O trólebus é bastante conhecido, pois circula transportando passageiros em várias cidades do mundo e há muitas décadas. É um veículo tracionado por um motor elétrico cuja fonte principal de energia é a rede aérea de distribuição. EMISSÃO ZERO de poluentes. Moderno sistema de tração desenvolvido pela Eletra , com Chopper ou Inversor a IGBT. Nossos produtos utilizam motores de tração e controle em corrente contínua ou em corrente alternada e podem operar com autonomia de até 3km sem a rede aérea, utilizando um banco de baterias.

4 Tecnologia Trólebus 12 metros – Controle Analógico Corrente Contínua

5 12 metros – Controle Microprocessado Corrente Alternada
Tecnologia Trólebus 12 metros – Controle Microprocessado Corrente Alternada

6 Tecnologia Trólebus 12 metros – Sistema Autônomo com Baterias

7 Trólebus Vida Útil EMTU-SP Ônibus Diesel: Máximo 10 anos
Trólebus: Máximo 30 anos SPTrans Trólebus: Mínimo 25 anos

8 Trólebus Vantagens Técnicas e Operacionais Alta eficiência energética.
Custo operacional e de manutenção inferiores em pelo menos 25% em relação aos custos de um veículo a diesel convencional equivalente. Maiores taxas de aceleração e frenagem, o que significa maior velocidade média. Frenagem regenerativa (sistema autônomo a baterias). Maior durabilidade das lonas de freio (cerca de 4 vezes mais) devido a existência da frenagem elétrica, além da pneumática. Operação suave, conforto e preferência do passageiro e do motorista. Baixo risco tecnológico com alto grau de confiabilidade. Rapidez na manutenção preditiva e corretiva (diagnóstico de falhas).

9 Padron (12 metros) = 2,56 kW/h Articulado (18 metros) = 3,04 kW/h
TRÓLEBUS Consumo médio por km Padron (12 metros) = 2,56 kW/h Articulado (18 metros) = 3,04 kW/h Custo médio kW/h = R$ 0,33 Custo Médio por km Padron (12 metros) = R$ 0,84 Articulado (18 metros) = R$ 1,00

10 Custo médio por passageiro por km
TRÓLEBUS Custo médio por passageiro por km Padron (65 pas = 15,5 p/km) = R$ 0,054 Articulado (130 pas = 24,7 p/km) = R$ 0,040

11 ZERO 60 decibéis (db) Trólebus Vantagens Ambientais
Emissão de Poluentes: ZERO Ruído: 60 decibéis (db)

12 Trólebus 1 litro de diesel equivale a 2,7 kg de carbono na atmosfera
Vantagens Ambientais 1 litro de diesel equivale a 2,7 kg de carbono na atmosfera 1 ônibus roda km/mês Consumo de 1,8 km/l = litros/mês = 10,5 ton/mês 200 veículos = ton/mês ton/ano

13 12 metros TRÓLEBUS Piso Baixo Calefação Sistema Autônomo a Baterias
Passageiros: 40 Sentados 60 Em Pé Motor Elétrico de Tração: 135 / 270 kW

14 12 metros TRÓLEBUS Piso Baixo Ar Condicionado Passageiros: 39 Sentados
31 Em Pé Motor Elétrico de Tração: 120 / 240 kw

15 12 metros TRÓLEBUS CA Entrada Baixa Ar Condicionado Passageiros:
32 Sentados 47 Em Pé 1 Espaço para Cadeira de Rodas Inversor Microprocessado Motor Elétrico de Tração: 165 / 330 kW

16 18 metros TRÓLEBUS CA Articulado Piso Convencional Ar Condicionado
Passageiros: 48 Sentados 97 Em Pé Motor Elétrico de Tração: 200 / 400 Kw

17 Tecnologia Híbrida Elétrica
Os ônibus híbridos “Eletra” são veículos tracionados exclusivamente por um motor elétrico. Híbridos tipo “série”. A operação destes veículos é similar ao Trólebus, porém geram sua própria energia elétrica “on board”, fazendo uso de um motor de combustão interna que aciona um gerador elétrico. O Grupo Motor Gerador (GMG) trabalha em rotação constante. A potência gerada é usada para alimentar o motor elétrico e, quando necessário, carregar um pequeno banco de baterias. Durante períodos de rápida aceleração ou na subida de rampas, a potência acumulada previamente no banco de baterias é adicionada à potência total gerada pelo GMG e direcionada para o motor de tração, possibilitando rápidas saídas. Em função do controle eletrônico, o ônibus acelera e desacelera suavemente, como um Trólebus. Independem da rede aérea, podendo operar em qualquer circuito urbano.

18 12 metros – GMG Diesel / Elétrico
ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO MOTOR DIESEL 90 Hp GERADOR 60 kW 12 metros – GMG Diesel / Elétrico

19 12 metros – Sistema Eletrônico de Tração
ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO 12 metros – Sistema Eletrônico de Tração Potência do Motor de Tração: Pn= 120 kW Pp= 240 kW

20 12 metros – Banco de Baterias
ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO 12 metros – Banco de Baterias

21 ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO
Vantagens Operacionais Alta eficiência energética. Redução no consumo de combustível: 10% a 25%, dependendo do percurso e da velocidade média. Maiores taxas de aceleração e frenagem, o que significa maior velocidade média. Frenagem regenerativa. Maior durabilidade das lonas de freio (cerca de 4 vezes mais) devido a existência da frenagem elétrica, além da pneumática. Custo operacional e de manutenção inferiores em até 25% em relação aos custos de um veículo a diesel convencional equivalente. Operação suave, conforto e preferência do passageiro e do motorista.

22 ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO
Vantagens Tecnológicas Pode operar com diferentes tipos de combustíveis: Diesel, Biodiesel, Etanol, Metanol, GNV, Célula Combustível ou Micro-turbina, uma vez que o princípio operacional permanece o mesmo (Híbrido). Baixo risco tecnológico. Rapidez na manutenção preditiva e corretiva (diagnóstico de falhas). Alto grau de confiabilidade.

23 ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO
Vantagens Ambientais Emissão de Poluentes Híbrido: Particulados (PM) (fumaça): 90% de redução Hidrocarbonetos (HC) e Monóxido de Carbono (CO): 60% de redução Óxido de Nitrogênio (NOx): 25% de redução Fonte: Relatório da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro Ruído 65 decibéis (db).

24 12 metros ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO Entrada Baixa Ar Condicionado
Passageiros: 34 Sentados 31 Em Pé Motor Diesel: 90 Hp Gerador: 60 kW Motor Elétrico de Tração: 120 / 240 kW

25 12 metros ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO Piso Baixo Ar Condicionado
Painéis Fotovoltáicos Datalog Passageiros: 30 Sentados 32 Em Pé 1 Espaço para Cadeira de Rodas Motor Diesel: 90 Hp Gerador: 60 kW Motor Elétrico de Tração: 120 / 240 kW

26 15 metros ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO Piso Baixo Ar Condicionado
Passageiros: 33 Sentados 48 Em Pé 1 Espaço para Cadeira de Rodas Motor Diesel: 160 Hp Gerador: 120 kW Motor Elétrico de Tração: 180 / 360 kW

27 18 metros ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO Articulado Piso Convencional
Ar Condicionado Passageiros: 47 Sentados 103 Em Pé Motor Diesel: 160 Hp Gerador: 120 kW Motor Elétrico de Tração: 180 / 360 kW

28 13,5 metros ÔNIBUS HÍBRIDO Elétrico/Etanol CA Entrada Baixa
Ar Condicionado Passageiros: 34 Sentados 31 Em Pé Motor Etanol: rpm Gerador: 60 kW Motor Elétrico de Tração: 165 / 330 kW

29 ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO
PATENTES

30 ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO
PRÊMIOS

31 THE WORLD TECHNOLOGY AWARDS - 2003
ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO THE WORLD TECHNOLOGY AWARDS

32 BRT com Ônibus Elétrico
Reduz poluição Otimiza o uso da energia Reduz congestionamentos Reduz o tempo de viagem Maior segurança Integração com outros modais Mobilidade

33 Rede Aérea

34 Subestações Elétricas
Rede Aérea R$ ,00 por km (ida e volta) Subestações Elétricas R$ ,00 por km (ida e volta)

35 BRT Transcarioca 1 = 28 km orçado em R$ 26 mi/km
10/01/2011 Transcarioca 2 = 11 km orçado em R$ 49,8 mi/km Salvador = 42 km orçado em R$ 13,6 mi/km 17/02/2011 Belo Horizonte = 38 km orçado em R$ 13 mi/km BH Trans 25/02/2011

36 Poluição Visual ???

37

38 Obrigado Eletra Industrial Ltda Rua Monteiro Lobato, 96 – Montanhão
São Bernardo do Campo – SP Fone: José Antônio do Nascimento Obrigado


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