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TRANSPORTE URBANO NO BRASIL
Rogerio Belda
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O QUE É O TRANSPORTE PÚBLICO URBANO
A ORGANIZAÇÃO DO TRANSPORTE URBANO PROBLEMAS DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS DO TRANSPORTE
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COMPONENTES DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO
VEÍCULOS / MATERIAL CIRCULANTE ENERGIA DE PROPULSÃO / COMBUSTÍVEL PESSOAL OPERATIVO E ADMINISTRATIVO VIA / INFRAESTRUTURA USUÁRIOS / PASSAGEIROS (!) SISTEMA DE CONTROLE E INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DE TARIFAS
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CONCEITOS MOBILIDADE:
INDICADOR DA CAPACIDADE DA PESSOA SE MOVER E O USO QUE FAZ DESSA CAPACIDADE [ Raia Jr. ] ACESSIBILIDADE INDICADOR DA FACILIDADE (OU DIFICULDADE) PARA ALCANÇAR DETERMINADO LUGAR [ Massa Goto ] Banco de Teses - USP
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ENERGIA USADA EM TRANSPORTE
GASOLINA / ALCOOL ÓLEO DIESEL ELETRICIDADE GÁS HIDROGÊNIO [Muscular]
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CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES DE POLUIÇÃO
RESULTADOS GERAIS CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES DE POLUIÇÃO FONTE DE EMISSÃO POLUENTES (%) CO HC NOx SOx Mat. Part. VEÍCULOS a GASOLINA VEÍCULOS a DIESEL MOTOCICLETA E SIMILARES < < 1 INDUSTRIAS EVAPORAÇÃO E RESSUSPENSÃO TOTAL CETESB
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O TRANSPORTE E O AMBIENTE
O TRANSPORTE MOTORIZADO É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NAS CIDADES OUTRAS FORMAS DE AGRESSÃO DO AMBIENTE PELO TRANSPORTE: RUÍDO, IMPERMEABILIZAÇÃO, ÓLEOS USADOS, CARCAÇAS DE PNEUS E DE VEÍCULOS MEDIDAS IMEDIATAS: MELHORAR O COMBUSTÍVEL, REGULAGEM DE MOTORES, TREINAMENTO DOS MOTORISTAS, MELHOR CIRCULAÇÃO MEDIDAS A LONGO PRAZO: COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS, APERFEIÇOAMENTO DOS MOTORES, ELETRIFICAÇÃO DOS TRANSPORTES COLETIVOS
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SÃO PAULO EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE 1,60 1,40 1,20 1,00
1,55 1,40 1,31 1,20 1,29 1,22 1,00 Mobilidade ( viag. Motorizadas / hab. ) 0,80 0,60 0,40 0,20 0,00 1977 1987 1997 2007
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MOBILIDADE HUMANA NOS TRANSPORTES URBANOS
Lei da Mobilidade Urbana Nº de 05/01/2012
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EXEMPLO DE COMO AS MUDANÇAS NÃO SÃO PERCEBIDAS
100 50 1900 1920 1940 1960 1970 1980 1990 2000 % ANO BONDE ÔNIBUS METRÔ E TREM AUTOMÓVEL 10
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O TRANSPORTE COLETIVO NA CONSTITUIÇÃO
Somente a União legisla sobre: - GESTÃO DO TRANSPORTE COLETIVO - OPERAÇÃO DO TRÂNSITO VIÁRIO - ORDENAÇÃO DO USO DO SOLO O TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO URBANO É UM SERVIÇO DE CARÁTER ESSENCIAL, DE RESPONSABILIDADE DOS MUNICÍPIOS E ESTADOS, PRESTADO DIRETAMENTE OU POR CONCESSÃO, EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES DA LEGISLAÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL: ARTIGOS 22, 25, 30 e 175
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Sistema de Informação Observatório da Mobilidade
BRASIL - RESULTADOS GERAIS Municípios Acima de 60 Mil Habitantes DIVISÃO MODAL Bicicleta A Pé 3% 35% Onibus municipal 24% 32% Onibus Moto Metropolitano 2% 5% Metroferroviários Automóveis 3% 28% Sistema de Informação Observatório da Mobilidade
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BRASIL - RESULTADOS GERAIS Municípios Acima de 60 Mil Habitantes - 2003
FORMAS DE PAGAMENTO NO TRANSPORTE PÚBLICO Não Pagantes 9% Escolar VT 13% 39% Pagante 39% Sistema de Informação Observatório da Mobilidade
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de transporte urbano compatível com o plano diretor de urbanismo
GESTÃO MUNICIPAL ORDENAÇÃO DE USO DO SOLO, TRÂNSITO E A GESTÃO DOS TRANSPORTES ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS As cidades com mais de 50 mil habitantes devem fazer um plano de transporte urbano compatível com o plano diretor de urbanismo
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Dois princípios básicos
INTEGRAÇÃO = C0MBINACAO DA OPERAÇÃO E DO USO DE MODOS DE TRANSPORTE, COM VANTAGENS PARA O OPERADOR E PARA O PASSAGEIRO, REGULADA PELO PODER PÚBLICO. GESTÃO DA DEMANDA = NECESSÁRIO COMBINAR TRANSPORTE E TRÂNSITO PARA PROMOVER MOBILIDADE.
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MEDIDAS DE GESTÃO DA DEMANDA
REDUZIR: A NECESSIDADE DE VIAGENS O COMPRIMENTO DE VIAGENS OS ATRASOS NA CIRCULAÇÃO URBANA INCENTIVAR: O TRANSPORTE PÚBLICO O TRANSPORTE NÃO MOTORIZADO O USO EFICIENTE DO AUTOMÓVEL MUDAR: O HORÁRIO DE PICO O TRÁFEGO DE LOCAL Fonte: Eduardo Vasconcellos
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MEDIDAS ANTI-CONGESTIONAMENTO ATUAÇÃO SOBRE A DEMANDA
REGULAR O USO DO SOLO INFORMAÇÃO AO USUÁRIO “GESTÃO DA DEMANDA” MEDIDAS ADMINISTRATIVAS ATUAÇÃO SOBRE A OFERTA OPERAÇÃO DE TRÁFEGO TRATAMENTO PREFERENCIAL TRANSPORTE PÚBLICO TRANSPORTE DE CARGA Fonte: Eduardo Vasconcellos
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TRANSPORTE COLETIVO Desafios da Regulamentação
NECESSIDADES DE UM BOM MODELO DE GESTÃO PROMOVER EFICIÊNCIA NOVAS FONTES DE RECURSOS GARANTIA DE ACESSO A TODOS MELHOR QUALIDADE DE VIDA REGULARIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO BASES JURÍDICAS SÓLIDAS INCENTIVOS À QUALIDADE FLEXIBILIDADE DE GESTÃO
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As cidades precisam de redes de transporte
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A Pesquisa Origem Destino feita em São Paulo pela CET, CPTM, , EMTU, Metrô e SPTrans, em 2007, está disponível no site do Metrô Rogerio Belda
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