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Eduardo A. Vasconcellos

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Apresentação em tema: "Eduardo A. Vasconcellos"— Transcrição da apresentação:

1 Eduardo A. Vasconcellos
Metrópoles sustentáveis e câmbio climático - o papel do transporte público São Paulo, 22 de Julho de 2010 Eduardo A. Vasconcellos

2 Dados sócio-econômicos das RM analisadas

3 Consumos e externalidades nas RMs, 2005
Fatais: 7.550

4 Energia total: 8,7 milhões TP/dia
Energia gasta por modo, RMs, 2005 Energia total: 8,7 milhões TP/dia

5 Poluição atmosférica por modo, RMs, 2005
Emissão g/viag TP TI (K – 1: 2)

6 Parcela do Sistema Viário (%)
Infra-Estrutura de Vias - prioridades Extensão total de vias: km Tratamento Especial Extensão (km) Parcela do Sistema Viário (%) Ônibus 410 0,3 Pedestre 71 0,05 Ciclistas 426 0, 3

7 Custos das externalidades principais, dois métodos, RM, 2005
% PIB 0,4/1,3 0,3/0,9 1,3/1,3 2,0/3,5

8 Distribuição de custos por modo de transporte, 2005
Nota: Acidentes e poluição (contribuição de cada modo); Congestionamento (experimentado em cada modo)

9 Subsídios totais ao Transporte Urbano nas RM1
Modo R$ bilhões/ano Parcela (%) Autos/Motos/Taxi 10,7 a 24, T. Público 2,0 a 3, Total 12,7 a 28, 1 – Compra e licenciamento de veículos, operação direta, estacionamento e externalidades não cobradas (poluição, acidentes, congestionamento)

10 Tendências, ameaças e oportunidades

11 Perda de demanda em municípios com mais de 200 mil hab
Total ideal: com a mesma taxa de viag/bus/dia de 1992 Perdas de 1992 a 2005: 20 bilhões pass (R$ 29 bilhões)

12

13 Aumento de vendas de autos e motocicletas, 1990-2006
Vendas 2006: autos - 1,8 milhão motos – 1,2 milhão

14 Evolução da divisão modal RMSP, 1977-2007
(A crônica da insustentabilidade anunciada)

15 Para onde vamos? ?

16 Índices por viagem (ônibus = 1)
Consequências do aumento do transporte individual Modo Índices por viagem (ônibus = 1) Energia Poluição (local) Custo oper+pub Área de via ônibus 1 moto 1,8 12,8 0,7 5 auto 3,9 5,7 3,5 7,2

17 Análise de propostas Pressupostos
TP é serviço essencial: subsídio ou investimento? Vias públicas para o uso equitativo das pessoas Conflito subjacente Eficiência x Eqüidade

18 É possível obter sustentabilidade ?
Econômica/Financeira Ambiental Social Qual balanço de sustentabilidades? Sustentabilidade para quem?

19 Estimativa do mercado futuro do TP em 2025
1. Mobilidade individual constante

20 2. Mobilidade individual crescente

21 Mercado futuro do Transporte Público em 2025
Participação atual: 31%

22 Conclusões sobre o transporte público Estruturais
1. As políticas públicas têm privilegiado o transporte individual 2. Não temos conseguido convencer a sociedade 3. O interesse estritamente econômico da operação é uma barreira grave 4. A fragilidade da democracia e da cidadania são obstáculos

23 Demanda 4. A demanda do TP caiu e pode cair mais
5. A demanda de autos e motos cresceu e pode crescer mais 6. Sem aumento de qualidade, acessibilidade e confiabilidade, não há como esperar maior atratividade do TP 7. Novas altas demandas concentradas de TP são pouco prováveis

24 Propostas

25 Questão legal/institucional da mobilidade
1. Regulação da mobilidade – CTB 1997 municipalização do trânsito educação e segurança 2. Regulação do transporte público coletivo formas de prestação de serviços serviços alternativos 3. Coordenação de políticas urbanas

26 Tipos de cidade e características da mobilidade

27 Mobilidade e câmbio climático –ações gerais
Objetivo principal Reduzir consumo de energia fóssil Meios Diretos Reduzir uso do automóvel Aumentar uso do TP/TNM Indiretos Trocar forma de energia Melhorar operação Re-construir espaço

28 Impacto – custo – viabilidade
Reduzir uso auto Restrições hora/local A B M Aumento de custo estacionar A B M ter ou usar A M B “Leves” – carona B B B Aumentar uso TP Oferta maior e melhor Integração M M B Corredores A M B Trilhos A A M Serv. especiais M M A

29 Impacto – custo – viabilidade
Trocar energia Álcool autos e motos A B M? Álcool ônibus M A B? Eletricidade ônibus M A B? Híbrido ônibus B M M Melhor operação Inspeção veicular M M A Gestão tráfego M M A Prog. manutenção B B A Mudar espaço Alta densidade + TP B A B

30 1. Gestão da mobilidade Órgãos municipais bem treinados e equipados
Operação cotidiana e eficaz do trânsito (tecnologia) Fiscalização municipal eficaz Ações de restrição ao uso indevido/indesejado do transporte individual

31 2. Programas de qualidade ambiental
Conscientização permanente Inspeção veicular Fiscalização de emissões

32 3. Operação e gestão do transporte público
Infra-estrutura adequada de calçadas e paradas Oferta de serviços diferenciados tipos de veículos tipos de serviços Prioridade efetiva nas vias Gestão on-line pelo órgão público sistema de TP Sinalização e comunicação de alta qualidade Informação on-line em casa/escritório

33 4. Sistemas de prioridade para o transporte público
Extensão proposta

34 Custos da construção de uma rede de sistemas de TP
Nota – BRT (corredor de ônibus); VLT (metrô leve); MP (metrô)


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