A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Cambury Sistemas Operacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Cambury Sistemas Operacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES Introdução A informática engloba atividades relacionadas ao desenvolvimento e uso de computadores que permitam aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade.

2 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES Introdução Podemos definir a informática como a “Ciência do tratamento automático das informações”. A informática estuda a estrutura e o tratamento das informações sob suas mais variadas formas: números, textos, gráficos, imagens, sons, etc.

3 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES O Computador O computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão.

4 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES Entrada Processamento Saída

5 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES O Computador A evolução dos sistemas de computação teve seu início no século 16, mas estes somente mostraram-se úteis no século 20. Sua vulgarização se deu graças à recente evolução na microeletônica.

6 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES O Computador Atualmente as famílias de computadores podem ser classificadas em 5 grupos distintos: PCs; Microcomputadores; Superminicomputadores; Computadores de Grande porte; Supercomputadores.

7 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES Breve Histórico A evolução dos Sistemas Operacionais está diretamente relacionada com o desenvolvimento dos computadores. Pode-se dividir esta evolução em décadas com destaques as principais características de hardware, software, interação com sistema e conectividade.

8 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES Breve Histórico A disputa pelo título de primeiro computador do mundo é acirrada, pois devemos levar em consideração que os precursores dos primeiros computadores eram máquinas mecânicas.

9 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES Breve Histórico Aos poucos com a utilização da eletricidade com chaves mecânicas e eletromagnéticas, chegou-se à utilização de computadores eletro-mecânicos.

10 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES Breve Histórico A pergunta é: Máquinas puramente mecânicas são ou não são computadores? E as eletro-mecânicas?

11 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
HISTÓRIA e GERAÇÕES Breve Histórico Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR, significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas, COMPUTADOR seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essas tarefa, com vantagem no tempo gasto e na precisão.

12 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de A palavra “cálculo” tem sua origem no termo latino calculos Que servia para denominar pequenas pedras que eram usadas para contar. O Ábaco constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo, que servia para representar números no sistema decimal e realizar operações.

13 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Ábaco (aprox a.C.) O ábaco mostrou-se tão eficiente e simples de usar que nada melhor que ele surgiu até o século XVII.

14 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Bastões de Napier (1610 – 1614) A próxima invenção registrada foi os Bastões de Napier, que eram tabelas móveis de multiplicação e divisão feitas de Marfim. Napier inventou também o Logaritmo. Logaritmo: a partir do grego "logos" (que significa razão) e "aritmos" (que quer dizer números). Matemático John Napier – (1550 – 1617)

15 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
A régua de cálculo d.C. As tabelas de cálculos de Napier influenciaram diretamente a invenção da régua de cálculo do matemático inglês William Oughtred, por volta de A Régua de cálculos e as calculadoras mecânicas foram largamente utilizadas até 1970, quando surgiram as calculadoras eletrônicas. Matemático William Oughtred – (1575 – 1660)

16 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Geração Zero ( Século XVII) Os primeiros computadores, ou de Geração zero, apareceram no século XVII e eram compostos exclusivamente por elementos mecânicos. Caracterizavam-se por uma grande rigidez no que diz respeito aos programas a executar.

17 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de Calculadora de Pascal (1642) O Francês Blaise Pascal inventou uma máquina de somar, totalmente mecânica, para auxiliar seu pai no processo de arrecadação de impostos. Pascaline. Físico, Matemático, Filósofo e Teólogo Francês Blaise Pascal – ( )

18 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de Calculadora de Leibniz (1694) Gottfried Leibniz introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas. Construiu uma máquina que apresentava evoluções da Pascaline, executando as quatro operações matemáticas. Matemático e Filósofo alemão Gottfried Leibniz – ( )

19 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de Máquina de Leipzig Placa Perfurada (1801) Joseph Marie Jacquard introduziu o conceito de armazenamento de informações em placas perfuradas, que não eram usadas especificamente em processamento de dados, mas para controlar uma máquina de tecelagem. Inventor Francês Jacquard – ( )

20 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de Arithmometer (1820) Charles Xavier Thomas inventa uma máquina capaz de gerar as quatro operações aritméticas básicas. Foi a primeira a ser realmente comercializada com sucesso. Até 1850 foram vendidas Matemático e Inventor Francês Thomas de Colmar – ( )

21 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de Máquina Diferencial de Babbage (1823) Charles Babbage é considerado por muitos como o pai dos computadores modernos. Esta máquina permitia calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc) sem a intervenção de um operador humano. Cientista, matemático, filósofo, engenheiro - Britânico Charles Babbage – ( )

22 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de Máquina Analítica (1833) Charles Babbage e Augusta Ada Byron criam uma máquina capaz de realizar qualquer operação (máquina Analítica). Sua operação era governada por um conjunto de cartões perfurados. Características mecânicas; Seqüências e instruções executadas pela máquina; Cientista, matemático, filósofo, engenheiro - Britânico Charles Babbage – ( ) Matemática e escritora - Inglesa Ada Augusta Byron - (1815 – 1852)

23 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de Lógica Booleana (1854) George Boole, cria a lógica booleana, a base do modelo de computação digital utilizado até hoje. Álgebra Booleana: And, Or, Nor, Xor... Matemático e filósofo - Britânico George Boole - (1815 – 1864)

24 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de Maquina de Hollerith (1890) Herman Hollerith era funcionário do Departamento de Recenseamento dos EUA cria o mecanismo de cartões perfurados para acelerar o processo do Censo, perfurando-se cerca de 56 milhões de cartões. Com esta máquina o tempo de processamento do censo baixou de 10 para 3 anos. Empresário Norte Americano Herman Hollerith - (1860 – 1929)

25 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Antes de Empresa Tabulating Machine Company (1896) Herman Hollerith cria a Tabulating Machine Company que em 1911 se juntaria com outras três tornando-se a Computing Tabulating Recording. Em 1924 tornaria a IBM (International Businness Machine.

26 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Computadores de 1ª. Geração Válvulas

27 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
As máquinas da Primeira Geração ( ) No século XX, um grande número de projetos foram implementados, baseados na utilização de relés e válvulas eletrônicas para realização de cálculos automaticamente. Eram os computadores de primeira geração.

28 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
As máquinas da Primeira Geração ( ) Uma das grandes vantagens das máquinas a relé sobre as máquinas de calcular mecânicas era a maior velocidade de processamento, possibilidade de funcionamento contínuo, apresentando poucos erros de cálculos e pequeno tempo de manutenção. Os cartões perfurados foram o principal meio usado para armazenar os arquivos de dados e para ingressá-los ao computador.

29 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
As máquinas da Primeira Geração ( ) Desvantagens: Custo elevado; Lentidão; Pouca confiabilidade; Consumo de energia; Grandes instalações de ar condicionado (20 mil válvulas)

30 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Alguns dos computadores da época

31 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de ª Geração (1945 – 1955) Enigma (1943) Alan Turing: Desenvolve Máquina para decifrar código de mensagens alemãs, Enigma.

32 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de ª Geração (1945 – 1955) Mark I (Entre 1937 e 1944) Calculadora eletromecânica muito grande idealizada na Universidade de Harward, foi considerado o primeiro projeto de computador. Utilizado pela Marinha. Integrava conceitos de computadores digitais e analógicos. Versões até Mark IV.

33 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de 40...

34 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de ABC – Atanasoft Berry Computer (1940) Primeiro a usar válvulas para circuitos lógicos e o primeiro a ter memória para armazenar dados, princípios dos computadores digitais. Princípios do projeto: Usar eletricidade e eletrônica; Lógica binária para as operações; Condensador de memória;

35 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de ENIAC Eletronic Numerical Integrator and Calculator (1946) Foi considerado o primeiro grande computador digital. Os programas eram introduzidos através de cabos fazendo suas operações demorar semanas.

36 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de 40... Criado por engenheiros da Universidade da Pensilvânia; Ficou em operação até 1955; Ocupava 170m²; 18 mil válvulas, 10 mil capacitores, 70 mil resistores; Pesava 30 toneladas; Capaz de realizar 5 mil adições por segundo; Programação feita em painéis através de 6 mil conectores; Entrada de Dados baseada na tecnologia de cartões perfurados;

37 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de 40...

38 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de Outra Contribuição importante da época: John Von Neumann consultor do projeto ENIAC, imaginou uma máquina de propósitos gerais onde tanto instruções quanto dados fossem armazenados em uma mesma memória: programação mais rápida e flexível. Programação armazenada: usado na arquitetura computacional atual Arquitetura Von Neumann máquina analítica (Babbage) + máquina universal (Turing).

39 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de EDVAC - Electronic Delay Storage Automatic Calculator : ainda sem interface com usuário, teclado, monitores e sistema operacional.

40 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de Edvac

41 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de 40...

42 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Computadores de 2ª. Geração 1955 – 1965

43 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de ª. Geração Transistor: aumento da velocidade e confiabilidade no processamento Memória magnética: Memória com anéis ferromagnéticos acesso rápido aos dados e capacidade de armazenamento

44 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de MIT – (1951) Introdução da tecnologia de memória magnética Primeiro computador voltado ao processamento em tempo real

45 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de 50...

46 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de 50... Programas (jobs) perfurados em cartões e submetidos a uma leitora eram gravados em fita de entrada. Fita era lida pelo computador que executava um programa de cada vez, gravando o resultado do processamento em uma fita de saída. Ao término de todos os programas a fita era lida e impressa. Processamento em batch: conjunto de programas submetidos a um computador. Diminuição do tempo de espera entre a execução de um programa, já que antes era executados um por um. Melhoria do aproveitamento do processador.

47 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de 50...

48 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de : Primeiro Sistema Operacional criado pelos usuários IBM 701 no Centro de Pesquisas da General Motors para automatizar tarefas manuais. Surgimento das primeiras linguagens de programação de alto nível: COBOL, ALGOL, FORTRAN Maior agilidade pois os programas deixaram de ter relação direta com o hardware

49 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Computadores de terceira Geração (1965 – 1980)

50 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de Essa geração é marcada pela substituição dos transistores pela tecnologia dos Circuitos Integrados. Circuitos integrados redução dos custos, início da utilização em empresas, aumento no processamento e diminuição no tamanho.

51 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de O exemplo típico dessa geração foi o IBM 360, série que introduziu o conceito de família de computadores compatíveis, facilitando a migração dos sistemas quando necessário. Esta estratégia permitiu que a IBM se posicionasse como líder no mercado de computadores.

52 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de Outra novidade foi o conceito de Multiprogramação antes, sempre que o computador executava uma operação de entrada e saída o processador ficava ocioso até o término da operação. Então: vários programas podem compartilhar memória, e operações executadas consecutivamente.

53 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de Outro computador desta geração que conheceu grande sucesso, principalmente nas universidades e centros de pesquisas foram os da série PDP-11

54 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de Multiprocessamento substituição das fitas por discos na submissão dos programas, processamento em batch tornou os sistemas mais rápidos, carga mais rápida de programas na memória e alteração da ordem de execução.

55 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de : Linguagem Pascal criada por Niklaus Wirth. 1971: Intel Corp lança seu primeiro Micro-processador o Intel : Intel 8008 no Altair primeiro Micro-processador.

56 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de : Linguagem C Dennis Ritchie Junto com Ken Thompson, sistema Unix para o PDP-11 que antes era o Assembly. 1976: Steve Jobs e Steve Wozniak produzem Apple II 8 bits.

57 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de Xerox - Palo Alto Research Center Pesquisas em busca do “point-and-click” Douglas Engelbart desenvolve o Mouse

58 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Computadores de 4ª.Geração 1980 – 1990

59 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de ª.Geração 1980 – 1990 Popularização dos sistemas multiusuários. Interface gráfica no Microsoft Windows e SO/2 Softwares de rede ligado com Sistema Operacional SO de rede como Novell Netware e Microsoft LAN Manager.

60 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de : IBM entra no mercado de microprocessadores com o IBM PC. Sistema Operacional DOS (Disk Operation Sistem) da Microsoft.

61 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de : Sun Microsystems é fundada. Sistemas Operacionais SunOS, e depois o Sun Solaris.

62 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de ª. Geração ... Evolução do hardware, software e telecomunicações. Protocolo TCP/IP passou a ser padrão Consolidação dos sistemas operacionais baseados em interfaces gráficas

63 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de : Linus Torvalds inicia o desenvolvimento do Linux que evoluiu a partir da colaboração de vários desenvolvedores. 1993: Microsoft lança Windows NT para competir no mercado de servidores corporativos.

64 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Década de Biometria Touch Screen Sensor de Movimentos Diminuição do tamanho e peso Design

65 Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Séc.XVII Geração Zero 1ª Geração 2ª Geração 4ª Geração 5ª Geração 3ª Geração Maior velocidade de processamento. Maior velocidade E confiabilidade Redução de Custos, Diminuição de Tamanho Interface Gráfica e Multiusuários Interface Gráfica Elementos Mecânicos Válvulas Eletrônicas Cartões Perfurados Transistores Memória Magnética Circuitos Integrados Softwares de Redes Softwares de Redes


Carregar ppt "Faculdade Cambury Sistemas Operacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google