A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta de Curso novo APCN 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta de Curso novo APCN 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de Curso novo APCN 2017

2 Nome da proposta Nível: Mestrado e/ou Doutorado Acadêmico; Mestrado Profissional Área de conhecimento de aplicação da propostas na CAPES Coordenador: Contatos ( , telefone) Setor / departamento

3 Objetivo da Proposta Apresentar claramente qual é seu objetivo e a justificativa para a sua implantação. Estes objetivos devem ser coerentes com os objetivos da área, isto é, deve haver compatibilidade com o campo científico no qual a proposta se insere. Ênfase em dois objetivos básicos: formação de recursos humanos e produção de conhecimento Perfil do egresso: descrever objetivamente o conjunto de competências que se pretende desenvolver no discente Apresentar claramente qual é seu objetivo e a justificativa para a sua implantação. Estes objetivos devem ser coerentes com os objetivos da área, isto é, deve haver compatibilidade com o campo científico no qual a proposta se insere.

4 Área(s) de Concentração
A área de Concentração expressa a vocação inicial e/ou histórica do Programa e deve indicar, de maneira clara, a área do conhecimento à qual pertence o programa. No contexto da área, a proposta de cursos novos deve ser inovadora, sem sobreposição com outros cursos. Portanto, é extremamente importante a descrição objetiva e específica do perfil do profissional a ser formado. Área(s) de Concentração Área de Concentração 1 Descrição objetiva e específica do perfil do profissional a ser formado. Área de Concentração 2 Área de Concentração: expressa a vocação inicial e/ou histórica do Programa e deve indicar, de maneira clara, a área do conhecimento à qual pertence o programa. No contexto da área, a proposta de cursos novos deve ser inovadora, sem sobreposição com outros cursos. Portanto, é extremamente importante a descrição objetiva e específica do perfil do profissional a ser formado.

5 Área de Concentração 1: (nome) Área de Concentração 2: (nome)
A(s) linha(s) de pesquisa deve(m) expressar a especificidade de produção de conhecimento da respectiva área de concentração, ou seja, deve representar um recorte específico e bem delimitado da área de concentração. Propostas com área de concentração e linhas de pesquisa inovadoras e com características interdisciplinares se bem articuladas e desenvolvidas serão bem avaliadas. Linhas de Pesquisa Área de Concentração 1: (nome) LP1 LP2 LPn (quantas forem necessárias) Área de Concentração 2: (nome) LPn (Cada linha de pesquisa deve apresentar um recorte específico e bem delimitado da área de concentração) A(s) linha(s) de pesquisa deve(m) expressar a especificidade de produção de conhecimento da respectiva área de concentração, ou seja, deve representar um recorte específico e bem delimitado da área de concentração. Propostas com área de concentração e linhas de pesquisa inovadoras e com características interdisciplinares se bem articuladas e desenvolvidas serão bem avaliadas.

6 Estrutura Curricular Créditos para Titulação Mestrado Doutorado
A estrutura curricular deve apresentar um núcleo de disciplinas ou seminários de tratamento metodológico relacionado às áreas de concentração, além de disciplinas ou seminários com conteúdos relacionados às linhas de pesquisa. Créditos para Titulação Mestrado Doutorado Obrigatórios  nº Eletivos Outros nº  Total de créditos em disciplinas  nº total nº total A estrutura curricular deve apresentar um núcleo de disciplinas ou seminários de tratamento metodológico relacionado às áreas de concentração, além de disciplinas ou seminários com conteúdos relacionados às linhas de pesquisa.

7 Estrutura Curricular AC LP Nome da Disciplina Nível (1, 2 ou 3)
Mod. (EL, OB) Créditos Nome 1 EL 3 OB A estrutura curricular deve apresentar um núcleo de disciplinas ou seminários de tratamento metodológico relacionado às áreas de concentração, além de disciplinas ou seminários com conteúdos relacionados às linhas de pesquisa. AC: Área de Concentração LP: Linha de Pesquisa Nível: 1- Mestrado ; 2- Doutorado; 3- Ambos Modalidade: EL- disciplina eletiva ; OB- disciplina obrigatória A estrutura curricular deve apresentar um núcleo de disciplinas ou seminários de tratamento metodológico relacionado às áreas de concentração, além de disciplinas ou seminários com conteúdos relacionados às linhas de pesquisa.

8 Projetos de Pesquisa AC LP Nome do Projeto Docente Nome projeto
Nome docente AC: Área de Concentração LP: Linha de Pesquisa

9 Dimensão do Corpo Docente
Informar o número de docentes: permanentes e colaboradores; regime de trabalho e dedicação; participação de pós-doutores e aposentados; participação de docentes de outra IES; *P - Permanente *C - Colaborador *M - Mestrado *D – Doutorado Se o docente tiver vínculo com outros PPGs, informar o tipo do vínculo (se PERMANENTE ou colaborador) com o PPG externo Dimensão do Corpo Docente NOME CPF Cat. (P/C) Tít. (M/D) Carga horária semanal UFPR Carga horária semanal PPG Nº de vínculos outros PPGs Cat. vínculo com outros PPGs (P/C) Nomes IES PPGs externos Nome do docente XXX.XXX.XXX-XX nº horas P/C Informar o número de docentes: permanentes e colaboradores; regime de trabalho e dedicação; participação de pós-doutores e aposentados; participação de docentes de outra IES; Proporções de Mestres/ Doutores, Disciplinas/Docentes; Orientando/Orientador Cat.: Categoria; P: Permanente; C: Colaborador Tít: Titulação; M: Mestrado; D: Doutorado

10 Experiência do Corpo Docente
Descrever a compatibilidade e experiências do corpo docente em relação às áreas de concentração, número de orientações de Iniciação Científica, TCC, orientações em PPGs. Para os casos de doutorado especificar as orientações de mestrado. NOME Orientações Concluídas Graduação Orientações Concluídas Pós-Graduação Participação em Projetos de Pesquisa Disciplinas que irá ministrar no curso novo IC TCC ESP ME DO Pós-doc Respons. Membro Nome do docente Descrever a compatibilidade e experiências do corpo docente em relação às áreas de concentração, número de orientações de Iniciação Científica, TCC, orientações em PPGs, para os casos de doutorado especificar as orientações de mestrado. A CAPES tem valorizado a presença de bolsistas de produtividade CNPq. Essa informação, quando houver, deve ser destacada na proposta. O mesmo se aplica à existência de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sobretudo porque as comissões valorizam a existência de intercâmbios nacionais ou internacionais efetivos.

11 Produtividade do Corpo Docente
Discriminar o número de publicações Coprodução demonstrada na produtividade intelectual Distribuição da produção dentro do corpo docente NOME Bolsista Produtividade CNPq? A2 B1 B2 B3 B4 B5 Trab. Comp. Livros Cap. Livro Prod. Técnica Nome do docente Coprodução demonstrada na produtividade intelectual; Distribuição da produção dentro do corpo docente Cat.: Categoria; P: Permanente; C: Colaborador Tít: Titulação; M: Mestrado; D: Doutorado

12 Infraestrutura Principais Equipamentos de Laboratório
Especificar se há um espaço próprio destinado às atividades do PPG Principais Equipamentos de Laboratório Tipo de análise executada Vinculado a qual linha de Pesquisa Demonstrar o apoio que os principais equipamento fornecem ao desenvolvimento de cada linha de pesquisa do PPG Haverá uma infraestrutura exclusiva para o PPG ?  (sim ou não) :

13 Biblioteca Linha de Pesquisa Qnt referências bibliograficas
% atendido pela Biblioteca Nome da linha de pesquisa x % nome

14 SÍNTESE DA PROPOSTA nº Área(s) de Concentração Linha(s) de Pesquisa
Projeto(s) de Pesquisa Disciplinas Créditos para titulação Docentes permanentes Docentes colaboradores Vagas por seleção


Carregar ppt "Proposta de Curso novo APCN 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google