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Gestão da Força de Trabalho

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Apresentação em tema: "Gestão da Força de Trabalho"— Transcrição da apresentação:

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2 Gestão da Força de Trabalho
Alexandre Ribeiro R-Dias Assessoria para Varejo

3 Cenário 1 2 3 X Turnover Alto Desp. Pessoal Crescente
De 35% para 70% ao ano. Turnover Alto 1 De 7,5% para 12,5% sobre vendas. Desp. Pessoal Crescente 2 3 Maior renda Novos desejos Shopper mais Exigente Maior ruptura X 3

4 Respostas 1 2 3 Processos operacionais Foco na entrega de valor
Mais produtividade 3

5 Processos Operacionais
Impacto na performance e custo Tempo de deslocamento; Tempo de abastecimento; Ociosidade entre tarefas; Interferências de toda ordem; Falta de plano de trabalho; Falta de medição e acompanhamento; Loja e depósito sem organização/layout focados na performance; 5

6 Processos Operacionais
Impacto na performance e custo Açougue, Frios e Padaria Produção embandejados Abastecimento de gôndolas Limpeza de ambientes/eqptos Atendimento nos balcões Produção das receitas Controle de validade e frescor Frente de caixa Tempo médio de atendimento Fechamento caixa/tesouraria 6

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8 TP – Tempo Padrão Processos revisados e reduções típicas:
PRODUTIVIDADE Produção embandejados em acg de 9% a 28% Abastecimento de gôndolas de 15% a 37% Limpeza de ambientes/eqptos de 5% a 25% Atendimento nos balcões de 7% a 29% Tempo de atendimento no checkout de 8% a 21% Fechamento caixa de 11% a 32% Fechamento tesouraria loja de 6% a 27% Recebimento de mercadorias de 9% a 40% Liberação de plataforma/armazenagem de 5% a 35% 8

9 Ganho de performance de 8% a 29% (média 18,6%)
TP – Tempo Padrão Processos revisados e reduções típicas: Ganho de performance de 8% a 29% (média 18,6%) Despesa de pessoal de 12% 12% x 18,6% = 2,23% PRODUTIVIDADE Produção embandejados em acg de 9% a 28% Abastecimento de gôndolas de 15% a 37% Limpeza de ambientes/eqptos de 5% a 25% Atendimento nos balcões de 7% a 29% Tempo de atendimento no checkout de 8% a 21% Fechamento caixa de 11% a 32% Fechamento tesouraria loja de 6% a 27% Recebimento de mercadorias de 9% a 40% Liberação de plataforma/armazenagem de 5% a 35% 9

10 Otimização da Escala de Trabalho
Programação otimizada maximiza retorno no investimento da folha de pagamento 10

11 Processos mal concebidos, improdutivos ou falta de disciplina na execução, geram Quebras e Ruptura

12 Aumento de 30% em não conformidades no recebimento…
+20,5% de perdas!

13 Quebras - Resultados R$ 3.340.722,86
Retorno do Projeto até Outubro de 2012 R$ ,86

14 Processos Operacionais
Turnover Processos Operacionais Mercearia e Não alimentos Perecíveis Esforço de redução, focado em conscientização e comprometimento da equipe. Conhecimento técnico tem um nível menor de importância. Esforço de redução, focados em padronização operacional e formação técnica. Conhecimento técnico tem elevado nível de importância. 25% da quebra contábil ou R$ 2,4 milhões/ano 75% da quebra contábil ou R$ 7,3 milhões/ano

15 Processos operacionais
Turnover Mercearia e Não alimentos Perecíveis Processos operacionais 25% da quebra contábil ou R$ 2,4 milhões/ano 75% da quebra contábil ou R$ 7,3 milhões/ano Rotatividade elevada de pessoas = maior impacto negativo nestes processos.

16 5 melhores quebras do ano
Conclusão 5 melhores quebras do ano 5 piores quebras do ano Rotatividade média 55,2% Rotatividade média 75,4% Quebra média 1,5% Quebra média 3,0%

17 Ruptura 60% da ruptura é responsabilidade da operação de loja

18 Obrigado! Alexandre Ribeiro Cel.: 011 97674-1001 Fone: 011 3577-0100

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