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Os cenários possíveis para o Campus: algumas provocações

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Apresentação em tema: "Os cenários possíveis para o Campus: algumas provocações"— Transcrição da apresentação:

1 Os cenários possíveis para o Campus: algumas provocações
Marta Q. Fernandes IFBA/VC

2 Dados comparativos: Investimento por aluno
O Brasil ocupa a 36ª posição em um grupo de 38 países com um dos mais baixos gastos por aluno em educação básica (R$ 4.000,00) (US$ 2 mil). México: US$ 2.339 Chile: US$ 2.935 Coreia: US$ 8.122 Média da OCDE: US$ 8.617

3 Despesas de capital com educação
Brasil: 5,4% Finlândia: 7,5% Coreia: 14,6% Média OCDE (Org. para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico): 8,7%

4 Brasil: carências quantitativas e qualitativas
Cerca de metade das crianças com menos de seis anos estão fora da escola. Apenas 17%, entre zero a três anos, estão em creches. Educação básica: em torno de 16% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola. Ensino superior: nível completado por menos de 12% de pessoas com mais de 25 anos.

5 Engenharias O Brasil forma, em média, 40 mil engenheiros por ano, enquanto a demanda é o dobro disso. Do total de formados, apenas um terço atua na parte técnica. Todos os anos, mais de 20 mil postos de trabalho no setor de engenharia ficam em aberto.

6 Trabalhadores mais procurados *
1 – Técnicos (de automação a edificações, de eletrônica a alimentos e bebidas); 2 - Trabalhadores de ofícios manuais; 3 – Engenheiros; 4 – Motoristas para o setor de cargas; 5 – Operadores de produção (indústria); 6 e 7 – Profissionais de finanças e Representantes de vendas;

7 8 – profissionais de TI; 9 – Operários; 10 – Mecânico.
* Pesquisa realizada pela empresa ManpowerGroup.

8 Índices IDEB 2011: 44,2% das escolas estão abaixo da meta para o 9º ano. Alunos do ensino fundamental: 5º ano (5,0 pontos); 9º ano (4,1 pontos). Alunos do ensino médio: pior desempenho (3,7 pontos). PISA 2010: 54º lugar no ranking de 65 países.

9 Gastos em educação: investimento social
• IPEA: para cada real aplicado em educação, o PIB cresceria em R$ 1,85 e a renda das famílias em R$ 1,70. • “O gasto em educação reduz as desigualdades econômicas, uma das mais evidentes chagas do subdesenvolvimento”.

10 Novo PNE: Projeto de Lei 8.035, de 2010, entre cujas metas se destaca a aplicação de 10% do PIB, na educação, até 2020. Outras metas: eliminar o analfabetismo, universalizar a educação básica e estender a cobertura de creches e ensino superior.

11 MEC: Acordo de Metas Repasse de verbas condicionado a aferições semestrais; Aumento da proporção professor/aluno (de 14 para 20 por professor, até 2016); Elevação de índice de eficiência e eficácia; Reserva de vagas para as licenciaturas; Oferta de ensino a distância; Etc.

12 Vitória da Conquista Sexta maior economia do estado.
O munícipio situa-se nas primeiras posições (5º lugar) do ranking dos municípios baianos em termos de Valor Agregado do setor de SERVIÇOS (destaque: saúde e educação). Índice IDH (2009): 0,707 PIB estimado: 3,1 bilhões. População(IBGE/2010): habitantes. Renda per capta urbana(IBGE/2010): R$ 2.105,97 387 jazidas minerais, 21 minas em exploração, 18 garimpos em atividade.

13 Problemas visíveis do município…
pessoas em pobreza extrema (2009). Devastação da Serra do Periperi. Reserva do Poço Escuro em perigo. Baixo índice de árvores plantadas na cidade. Ausências de áreas públicas de lazer. Envolvimento de crianças e jovens com drogas ilícitas e criminalidade.

14 O Campus do IFBA 2.113 estudantes matriculados (2012.2).
Professores: 117 efetivos; 08 substitutos; 11 temporários. 40 Técnicos Administrativos. 04 cursos superiores. 04 cursos de nível médio integrado ao técnico. 05 cursos de nível médio subsequente. 01 curso modalidade PROEJA

15 O Campus do IFBA 02 CVTs; Cursos PRONATEC; Programa Mulheres Mil;
01 campus avançado: Brumado (08 professores). Grupos de pesquisa com envolvimento de estudantes.

16 Construindo novos cenários…
QUEM SOMOS? O QUE TEMOS? O QUE QUEREMOS? COMO ALCANÇAR O QUE QUEREMOS?

17 Referências Gazeta do Povo on line. JESUS,Roberta B. de. Os recursos naturais e sua exploração na formação territorial do município de Vitória da Conquista. Anais XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, <disponível em KERSTENETZKY, Celia et al. Educação: revolução pela inércia? RevistaCiência Hoje, n. 299, dez <disponível em > SEI/BA. Boletins técnicos. <disponível em Transparência municipal. <disponível em

18 Obrigada!


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