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PublicouMaria das Dores Vasques Mirandela Alterado mais de 7 anos atrás
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REFORMA PROTESTANTE: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
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Introdução Relevância do tema
A Reforma: magno evento no limiar da modernidade Causas e consequências - Religiosas - Não religiosas
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Motivações gerais Fenômenos do final da Idade Média:
- Declínio do feudalismo - Crescimento das cidades - Surgimentos dos estados nacionais - Crescente nacionalismo Renascimento/Renascença: - Humanistas – “Ad fontes” - Redescoberta da Bíblia - Novum Instrumentum (1516)
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Erasmo de Roterdã
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Motivações religiosas
Corrupção na igreja tradicional “Reforma na cabeça e nos membros” “Sola Scriptura” A redescoberta de Agostinho A experiência pessoal de Lutero
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Martinho Lutero
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Quatro movimentos iniciais
Luteranos Reformados suíços Anabatistas Anglicanos
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Luteranos Martinho Lutero (1483-1546) – Universidade de Wittenberg
A venda das indulgências e as 95 Teses: – 500 anos “Justificação pela fé”; preservação de aspectos da teologia tradicional Alemanha e Escandinávia
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Wittenberg
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Reformados Reforma Suíça ou Movimento Reformado
Líderes: Ulrico Zuínglio (Zurique) e João Calvino (Genebra) Ênfase na soberania de Deus; origem das igrejas reformadas ou presbiterianas Suíça, Alemanha, França, Países Baixos, leste europeu, Ilhas Britânicas
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Zuínglio e Calvino
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Anabatistas Fruto da reforma de Zurique (Irmãos Suíços)
Líderes: Felix Mantz, Conrad Grebel, Menno Simons “Reforma radical”: ruptura total com a velha ordem religiosa, a começar do batismo Suíça, Áustria, vale do Reno, Países Baixos
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Menno Simons
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Anglicanos Igreja nacional inglesa (Anglicana Ecclesia)
Criada pelo rei Henrique VIII e sucessores Eduardo VI e Elizabete I Influência inicial da teologia calvinista Síntese de elementos católicos e protestantes (High Church e Low Church)
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Eduardo VI e Elizabete I
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Consequências religiosas
Ruptura da cristandade e introdução do pluralismo (unidade x verdade) Novo conceito de salvação e de igreja Religiosidade mais pessoal Princípios: sola Scriptura, sola gratia, solo Christo, sola fides, soli Deo gloria
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Efeitos mais amplos O “sacerdócio geral dos fiéis” e as origens da moderna democracia Nova ética da vocação e do trabalho Prosperidade econômica e intelectual (ciência, literatura, arte) Ênfase na educação elementar e superior
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Academia de Genebra
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