A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDES VINCULARES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDES VINCULARES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 REDES VINCULARES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE
CHAMADO ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA NA REGIÃO DO SERIDÓ DO RN PROFA. ANGELA CHUVAS NASCHOLD UFRN PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

2 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

3 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

4 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

5 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

6 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
10a. DIRED 45 escolas das cidades de: Caicó Ipueira Jardim do Seridó Jardim de Piranhas Jucurutu Ouro Branco São Fernando São João do Sabugi São José do Seridó Serra Negra do Norte Timbaúba dos Batistas PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

7 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
A PESQUISA ENVOLVE: UFRN 10a. DIRED ESCOLAS CONSELHOS TUTELARES PROMOTORIAS DE JUSTIÇA PAIS SOCIEDADE POLÍTICA E CIVIL PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

8 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
PESQUISA-AÇÃO Busca desencadear um trabalho em rede entre a escola e a sociedade com vistas à construção de projetos para chamar, acolher e manter o retorno à escola por meio do envolvimento do aluno com a aprendizagem Direção da Escola (equipe) Conselho Escolar (Presidente) Pais Sociedade política e civil PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

9 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
COMO ESTÁ PLANEJADA A PESQUISA-AÇÃO? Portfólio Eletrônico: meio de registro e de comunicação Círculos de Discussão: para a construção de Projetos de Chamamento, Acolhimento e Manutenção da Freqüência por meio da aprendizagem Comissão Coordenadora formada por 28 representantes: 10a. DIRED (2 representantes) 11 municípios (2 representantes por município) Promotoria Pública (1 representante) Conselhos Tutelares (2 representantes) Pesquisadora da UFRN PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

10 AÇÕES A SEREM EMPREENDIDAS EM 2008
Escolha de 2 representantes e 1 suplente por município para: Participar da Comissão Coordenadora levando para a mesma as discussões ocorridas em seu município Coordenar a organização dos Projetos de Chamamento, Acolhimento e Manutenção do Acolhimento em seu município Participar do Curso de Portfólio Eletrônico Registrar os projetos das escolas do seu município no Portfólio PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

11 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
ETAPAS DO TRABALHO 1. Levantamento em cada escola (por turma) dos alunos infreqüentes ou que já abandonaram a escola em 2008 2. Círculo de Discussão na Escola envolvendo o Conselho de Escola (professores, pais, alunos, comunidade) para tomar providências para: Chamar Acolher Manter o acolhimento por meio da aprendizagem 3. Círculo de Discussão no município Curso de Capacitação “Construindo Portfólio Eletrônico” e registro das estratégias de cada escola no Portfólio Eletrônico 4. Círculo de Discussão da Comissão Coordenadora Publicação do Portfólio Eletrônico na Web PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

12 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
SUGESTÃO: Filme: Nenhum a Menos Questões para discutir após o filme: 1. Será que estamos fazendo de tudo para não perder nenhum aluno? 2. Quais os motivos do abandono da escola por nossos alunos? 3. O que vamos fazer para CHAMAR, ACOLHER quando retornem e MANTER O ALUNO NA ESCOLA APÓS O RETORNO? 4. Escrever o projeto, entregar o arquivo (em doc) para o representante do município e colocá-lo em prática PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

13 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
SUGESTÃO DE MODELO DE PROJETO Dados de Identificação da Escola Diagnóstico 3. Ações para CHAMAR Ações para ACOLHER Ações para MANTER O RETORNO COM APRENDIZAGEM Parcerias Nome do aluno Idade Série Infreqüente Evadido Motivo PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

14 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
Chamar Acolher, isto é “receber bem” na chegada à escola Manter, isto é prever estratégias para a permanência PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

15 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
Fazer o levantamento Planejar a visita definindo data, horário, forma de realização e de registro Individual? Em grupos? Turmas? Cartão da volta Lista de controle Deixar mensagem escrita sobre a importância da freqüência à escola PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

16 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
Melhorando o trabalho Pedagógico Preparando cartazes de acolhida Recebendo bem desde a porta de entrada até à direção Preparando o professor do aluno que retorna Preparando os colegas do aluno Fazendo uma festa Escrevendo uma poesia... PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

17 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
Dança Música Teatro, Dramatizações Discussões temáticas e estudo sistematizado da infreqüência suas causas e conseqüências sociais, individuais, psicológicas, econômicas, etc. Composição de músicas (Rap, rock, etc.), poesias, redações Montagem de recortes de artigos em jornais e revistas PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

18 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
Organização de exposições/painéis de trabalhos sobre a temática da infreqüência e da evasão Cartazes Mostra de trabalhos Montagem de “stand” Painéis PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

19 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
Orientação aos pais; Oficinas com pais alunos e comunidade Discussão de alternativas com grupos de pais; Promoção de palestras aproveitando talentos da comunidade: pais e entidades comunitárias sobre a importância da freqüência; PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

20 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
ENFIM É NECESSÁRIO Aprimorar o trabalho pedagógico por meio de metodologias inovadoras Criar redes de acolhimento e parceria Exercer a cobrança afirmativa Tecer elos de carinho Desnaturalizar a exclusão PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

21 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA
E aí então ele falou mais ou menos quarenta minutos ou uma hora sem que ninguém lhe perguntasse nada, todos o deixando sonhar. E quando ele terminou e voltou do amanhã, do futuro... alguém entre eles, um pouco embaraçadamente lhe disse: “Mas, camarada... isto é um sonho”. Ele disse: “Exato, exato é um sonho e ai dos que não sonham” ... Eu agora diria a nós, como educadores e educadoras: ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com a sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, ai daqueles que em lugar desta viagem constante ao amanhã, se atrelem a um passado de exploração e de rotina. (FREIRE, 1982) PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA


Carregar ppt "REDES VINCULARES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google