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DADOS DA EVASÃO/2008 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAICÓ/RN

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Apresentação em tema: "DADOS DA EVASÃO/2008 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAICÓ/RN"— Transcrição da apresentação:

1 DADOS DA EVASÃO/2008 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAICÓ/RN

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5 ATIVIDADES PROPOSTAS PELA DIRED ÀS ESCOLAS - Discussão nas escolas da necessidade de reverter os índices considerando ainda os percentuais de reprovação - Encaminhamento dos Projetos nos Pólos da Gestão Integrada - Marcar o Dia “D”

6 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A BUSCA DA FREQÜÊNCIA ESCOLAR

7 Procedimentos para chamar de volta os alunos infreqüentes de volta à escola e que podem ser aproveitados para o Dia “D: Consulta aos colegas, pais e comunidade, compatibilização de alternativas entre as escolas da região; Para as visitas domiciliares formação de um grupo liderado pela Direção e Presidente do Conselho Escolar aproveitando os recursos disponíveis na escola e na comunidade (pais, entidades comunitárias públicas e sociais da seguinte maneira:

8 Adoção dos seguintes procedimentos como rotina para chamar de volta os alunos infreqüentes de volta à escola e que podem ser aproveitados para o Dia “D: Consulta aos colegas, pais e comunidade, compatibilização de alternativas entre as escolas da região; Para as visitas domiciliares formação de um grupo liderado pela Direção e Presidente do Conselho Escolar aproveitando os recursos disponíveis na escola e na comunidade (pais, entidades comunitárias públicas e sociais da seguinte maneira: O grupo se reúne na escola e discute a necessidade e a importância de realizar as visitas domiciliares;

9 O grupo se reúne na escola e discute a necessidade e a importância de realizar as visitas domiciliares;  Reúne as FICAIs estudada-as, divide-as entre o grupo e combina a estratégia de visita a ser desenvolvida pelo grupo, que de preferência deve ser realizada também em grupo de pelo menos 3 pessoas;

10 Ao partir em busca dos alunos, leva material para as anotações (não permitir que dados que possam causar qualquer mal-estar sejam divulgados);  Na residência, uma pessoa apresenta o grupo e o seu objetivo;  Convida o aluno (a) para que volte às aulas através do convencimento, informando aos responsáveis das possíveis conseqüências, que podem ser aplicadas em casos de não freqüência à escola (Art. 129 do ECA);

11 Deixa uma mensagem escrita sobre a importância da freqüência à escola;
Promoção de campanha no Pólo, escolas e salas de aula buscando conscientizar os alunos e em rede a comunidade para a problemática das crianças abandonadas, educando-se sem orientação de adultos conscientes, em frente à TV nas casas, bem como abandonadas nas ruas dos bairros; 

12 Realização, com o apoio de entidades comunitárias e sociais, de reuniões para a formação de grupos de discussão com as famílias da comunidade para trocas de experiências, idéias e procedimentos na tentativa de criar um movimento de transformação da realidade do abandono e da “naturalização” deste abandono; Inserção continuada e crescente nas reuniões do diálogo e assessoramento de agentes sociais e de saúde presentes no trabalho das organizações públicas das comunidades, tais como: assistentes sociais, psicólogos, médicos psiquiatras, pediatras, entres outros, buscando desta forma o fortalecimento das parcerias.

13 Formação de equipes constituídas pela Coordenação do Pólo, Direção, Supervisor e Presidente do Conselho Escolar para a realização de: Palestras com professores, funcionários, pais e alunos sobre a importância da freqüência; Campanhas de esclarecimento; Orientação aos pais; Oficinas com pais alunos e comunidade; Discussão de alternativas com grupos de pais; Promoção de palestras aproveitando talentos da comunidade, pais e entidades comunitárias.

14 Recursos que podem utilizados no trabalho com os alunos
em sala de aula para discutir a importância da freqüência escolar/o valor dos estudos:

15 Música Teatro Dramatizações Histórias Filmes Debates Júri Simulado Notícias de Jornais Discussões temáticas e estudo sistematizado da infreqüência suas causas e conseqüências sociais, individuais, psicológicas, econômicas, etc.

16 Composição de músicas Poesias Redações Montagem de recortes de artigos em jornais e revistas Organização de exposições de trabalhos sobre a temática, tais como: Cartazes Mostra de trabalhos escritos Painéis


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