A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área Metropolitana de Lisboa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área Metropolitana de Lisboa"— Transcrição da apresentação:

1 Área Metropolitana de Lisboa
Compras Electrónicas Área Metropolitana de Lisboa

2 Categorias Referenciadas
COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência Projecto Piloto Enquadramento Parceiros Categorias Referenciadas Economato; Papel; Consumíveis de Informática; Higiene & Limpeza Pneus Palmela Cascais Barreiro Vila Franca de Xira Odivelas Loures Setúbal Mafra Almada Sesimbra SMAS Loures Seixal Alcochete (Novo)* SIMTEJO (Novo)* GAML Resultados Obtidos 30 procedimentos centralizados vs várias centenas descentralizados 2,2M€ Negociados 230 m€ Poupança Nominal

3 Objectivo - Generalização
COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência UCE - AML Objectivo - Generalização Desafios Envolvimento profundo dos Municípios a todos níveis hierárquicos Coordenação entre Organismos Uniformização de catálogos. Capacidade de integração das aplicações electrónicas. Objectivos Estabelecer a estratégia de compra; Promover a utilização dos serviços da UCE; Promover e assegurar a agregação de necessidades dos Municípios associados, Promover a normalização de especificações de produtos e serviços a adquirir; Elaborar e promover procedimentos e disponibilizar infra-estruturas tecnológicas; Estimar o valor do potencial de poupança a obter através da agregação Promover estudos de viabilidade e propor as categorias a agregar. Conduzir em processos negociais; Monitorizar o desempenho da função compras da AML Fornecer suporte técnico-juridico às unidades municipais de compras

4 Estudo Preliminar Projecto Piloto Generalização
COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência Projecto Piloto Fases Projecto Estudo Preliminar Definição de âmbito: Processos de compra; Categoria de produtos; Unidades orgânicas; Utilizadores. Plano de Implementação e Business Case Projecto Piloto Caracterização da situação actual: Análise da despesa e de processos; Análise organizacional e enquadramento da função de negociação e compras. Implementação: Redesenho de processos; Reorganização; Parametrização, operação, alojamento, fornecedores, catálogos. Formação; Negociações Dinâmicas. Generalização Alargamento da Utilização das Compras Electrónicas: Categoria de produtos Utilizadores Funcionalidades Entidades Relatórios de Poupanças e Acompanhamento Novas Funcionalidades Associadas ao Processo de Compras: Contratação Electrónica Factura Electrónica Consultadoria Especifica EXECUTADO EXECUTADO

5 COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência
Projecto Piloto Proposta de valor Actual modelo de Negociação De... Modelo Descentralizado de Negociação Não aproveita o factor escala; Falta de skills de negociação; Maior possibilidade de falta de transparência; Vários Processos de Negociação Cada Município é responsável pelas suas negociações Economia Eficiência Eficácia Modelo Futuro de Negociação Para... Modelo Centralizado de Negociação Maximização do efeito de escala; Negociação conduzida por especialistas; Maior transparência do processo de negociação e contratação; 1 processo de negociação. Equipa da AML responsável pela gestão do processo negocial em categorias transversais

6 Análise SWOT COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência
Projecto Piloto Análise SWOT Pontos Fortes: Envolvimento Politico; Relacionamento entre as partes; Envolvimento dos Municípios; Negociações realizadas; Poupanças obtidas; Manutenção da Equipa de Projecto. Oportunidades: Alargamento de Entidades; Novas Categorias; Envolvimento dos Municípios; Integração de Sistemas; Contratação Electrónica; Factura Electrónica. Pontos Fracos: Integração de Sistemas. Ameaças: Recursos reduzidos.

7 OBRIGADO! Contactos UCE-AML (www.aml.pt):
COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência OBRIGADO! Contactos UCE-AML ( Tiago Monteiro – Ana Isabel Contactos TradeForum ( Gonçalo Magalhães –


Carregar ppt "Área Metropolitana de Lisboa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google