A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vulcanismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vulcanismo."— Transcrição da apresentação:

1 Vulcanismo

2 Índice Introdução pág.3 O vulcanismo pág.4 Constituição de um vulcão pág.5 Materiais expelidos pág.6 Localização dos vulcões pág.7 Erupções vulcânicas pág.8 Erupções Efusivas pág.9 Erupções Explosivas pág.10 Erupções Mistas pág.11 Nuvem ardente pág.12 Formação de uma caldeira pág.13 Vulcanismo residual pág.14 Vantagens e desvantagens da actividade vulcânica pág.15 Conclusão pág.16 Bibliografia pág.17 Identificação do trabalho pág.18

3 Introdução Com este trabalho pretendo conhecer melhor o fenómeno dos vulcões que para alguns é um espectáculo da natureza.

4 O Vulcanismo O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e os gases a ele associados ascendem, a partir do interior da Terra à superfície da crosta terrestre .O ramo da Geologia que se dedica ao estudo do Vulcanismo designa-se por Vulcanologia. O termo que está na origem destas palavras é Vulcão . Entendemos por Vulcão uma abertura na superfície da crosta terrestre, através da qual se dá a erupção do magma, dos gases e das cinzas associadas. Quem estuda os vulcões são os vulcanólogos.

5 Constituição de um Vulcão
Os vulcões são constituídos pôr : câmara magmática, Reservatório de material rochoso onde se encontra o magma, em fusão. chaminé principal, Canal que comunica com o exterior, por onde ascendem os produtos vulcânicos. cratera, Depressão afunilada com uma abertura por onde são expelidos os produtos da actividade vulcânica. cone vulcânico, Estrutura de forma cónica que resulta da acumulação dos materiais emitidos pelo vulcão.

6 Materiais Expelidos Os materiais sólidos libertados numa erupção vulcânica são fragmentos que resultam de lavas parcialmente solidificadas, antes da sua emissão, ou de rochas arrancadas pelo magma na sua subida para a superfície. Esses materiais sólidos são os piroclastos que se classificam, segundo as suas dimensões. Alguns dos materiais são: piroclastos ; Lapilli; Bombas; Blocos; Cinzas. Os materiais gasosos libertados por um vulcão são : vapor de água, dióxido de enxofre e dióxido de carbono. Os materiais líquidos libertados por um vulcão são materiais rochosos fundidos, resultantes do magma parcialmente desgaseificado – a lava.

7 Localização dos Vulcões
A maioria dos vulcões localizam-se nas zonas de limite entre as placas litosféricas . Mas há excepções porque existe um tipo de vulcanismo que ocorre no interior das placas através de um fenómeno chamado “ pontos quentes ”, que são zonas de ascensão de magma. Como as placas litosféricas se movimentam, um “ponto quente” fixo vai gerando mais vulcões.

8 Erupções vulcânicas Erupções efusivas; Erupções explosivas;
Os 3 principais tipos de erupções vulcânicas são: Erupções efusivas; Erupções explosivas; Erupções mistas.

9 Erupções Explosivas Nas Erupções Explosivas :
As lavas são muito viscosas (pouco fluida), fluem com dificuldade e impedem a libertação de gases, ocorrendo por isso, violentas explosões. Noutras situações a lava solidifica mesmo dentro da chaminé, formando agulhas vulcânicas, que podem mais tarde ficar a descoberto, por processos naturais. Nas erupções explosivas os cones são essencialmente formados pela acumulação de piroclastos .

10 Erupções Efusivas Nas Erupções Efusivas:
A lava é fluida (pouco viscosa), a libertação de gases é fácil e a erupção é calma, com derramamento de lava abundante a altíssima temperatura. A lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias.  Se houver declive acentuado, pode formar “rios” de lava, denominados correntes de lava ou também escoadas lávicas. Cones vulcânicos são baixos, pois a lava espalha-se por grandes superfícies.

11 Erupções Mistas Nas Erupções Mistas :
Assumem aspectos intermédios entre os descritos, observando-se fases explosivas que alternam com fases efusivas; Nas erupções intermédias formam-se cones mistos, em que alternam camadas de lava com camadas de piroclastos;  As escoadas de lava são curtas; A lava apresenta grau intermédio de viscosidade.

12 Nuvem ardente É frequente, nas erupções vulcânicas mais violentas, a formação de uma mistura de materiais sólidos incandescentes de dimensões variadas (cinzas, bombas e blocos), bem como de gases a elevadas temperaturas (cerca de 1000º C). A esta mistura chama-se nuvem ardente.

13 Formação de uma caldeira
Uma caldeira é uma depressão na parte superior do vulcão, muito maior do que uma cratera, que se forma como consequência de uma forte erupção vulcânica ou de erupções sucessivas.

14 Vulcanismo residual A energia calorífica libertada pela câmara magmática, origina a libertação de materiais líquidos e gasosos existentes nas rochas encaixantes . A esta actividade chama-se vulcanismo residual. Os fenómenos de vulcanismo residual mais comuns são os seguintes: Fumarolas -Emanações de pequenas nuvens de vapor a temperaturas elevadas, libertadas através de fendas do cone vulcânico. Géiseres -Jactos de água quente e vapor projectados a enorme altura e intermitentemente. Nascentes Termais -Fontes de água, a elevada temperatura, contendo dissolvidas substâncias minerais, normalmente com valor medicinal.

15 Vantagens e desvantagens da actividade vulcânica
1-Solos férteis, bons para a agricultura; 2-Exploração de materiais valiosos (ouro, ferro, enxofre, diamantes); 3-Atracção turística (paisagem, vegetação); 4-Produção de energia eléctrica (conversão de energia geotérmica); 5-Utilização para fins medicinais (termas). Desvantagens : Catástrofes naturais, perdas de vidas e alterações climáticas (efeito de estufa, chuvas ácidas).

16 Conclusão A realização deste trabalho trouxe-me novos conhecimentos além daqueles que já tinha conhecido . Concordo com todas aquelas pessoas que dizem que é um vulcão espectáculo.

17 Bibliografia de erupções vulcânicas

18 Trabalho realizado por: Sara Farinha-nº23-7ºC
Disciplina de Ciências Naturais Professora Isabel Rodrigues


Carregar ppt "Vulcanismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google