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Apresentação 30-03-2017 Vera Vicente Nuno Mestre João Paulo Lopes.

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1 Apresentação Vera Vicente Nuno Mestre João Paulo Lopes

2 e - Commerce m-Commerce B2B B2C

3 Sumário 1- Introdução 2-Definição de e-commerce Tipos de e-commerce
1- Introdução 2-Definição de e-commerce Tipos de e-commerce Tecnologias impulsionadoras Modelo de Rendimento Modelos de Negócio 3-Definição de m-commerce Evolução das Tecnologias Moveis Serviços de m-commerce Mopas WinRest Mobile

4 Sumário 4 – Vantagens e Desvantagens do E-Commerce
Sumário 4 – Vantagens e Desvantagens do E-Commerce 5 – Sistema de Pagamentos Métodos de Pagamento Limitações de Sistema de Pagamentos 6 – Segurança Requesitos de Segurança Tipos de Ataque Ferramentas de Segurança Ameaças

5 Sumário 7- Caso de Estudo Econstroi.com 8- Referências

6 Introdução ...antes de mais, como era o comércio :
No inicio o comércio era realizado através de troca por troca. Depois os produtos passaram a ter um valor monetário. Hoje em dia, o comércio encontra-se cada vez mais ao serviço do consumidor.

7 e-Commerce O que é o comércio electrónico? Definição :
Comércio electrónico é a realização de transacções e transferências de fundos electrónicamente, especialmente na Internet.

8 e-Commerce Bubble Burst

9 e-Commerce Tecnologias impulsionadoras :

10 e-Commerce Modelo de rendimento : Publicidade Subscrição
Cobrança de taxa por transacção Vendas Afiliação

11 e-Commerce Modelos de negócio : Portal

12 e-Commerce Modelos de negócio : E-tailer

13 e-Commerce Modelos de negócio : Content Provider

14 e-Commerce Modelos de negócio : Transaction Broker

15 e-Commerce Modelos de negócio : Criador de Mercados

16 e-Commerce Modelos de negócio : Fornecedor de Serviços

17 e-Commerce Modelos de negócio : Community Provider

18 m-Commerce M-Commerce diz respeito ao uso de um dispositivo móvel ou ubíquo para efectuar transferências de um valor monetário em troca de informação, serviços ou bens. M-Commerce pode realizar-se atravéz de computadores portáteis, telemóveis e PDA’s.

19 m-Commerce Evolução das tecnologias de telemóveis :
1G – Quase todos os sistemas ou standards desta geração eram analógicos, onde o tráfego principal era a voz. 2G – Todos os sistemas ou standards desta geração eram digitais. Surgimento do GSM e GPRS. 3G – Os sistemas ou standards desta geração, são um refinamento dos da geração anterior. 4G – Prevista para 2012, onde já se fala de taxas de transferência de dados 260 vezes mais rápida.

20 m-Commerce Serviços de m-Commerce:
Compra de wallpapers, screensavers, jogos, toques; Reservar bilhetes de avião; Reservar mesa num restaurante; Comprar bilhetes para o cinema; Comprar livros, DVD’s, CD’s, etc..., numa loja on-line; Pagar contas; Mobile banking; Jogar on-line; Aceder a informação (ex: desporto, tempo, bolsa,etc...); Pagar parque de estacionamento (ex: MOPAS);

21 m-Commerce MOPAS (Mobile Parking System)
Serviço de estacionamento através de telemóvel

22 m-Commerce O que é necessário para usar o sistema MOPAS?
Registo no Website ou Call Center do MOPAS Um telemóvel

23 m-Commerce Registo do estacionamento 22-05-2007 Thanks for using MOPAS
Your parking Starts at 10:37 Maximum park Duration: 2 hours

24 m-Commerce Finalização do registo do estacionamento 22-05-2007
Thanks for using MOPAS Your park time was 37 minutes Parking charge 1,20€

25 m-Commerce Como saber se o veículo está registado no serviço MOPAS?
Os dispositivos móveis do MOPAS disponibilizam informações sobre todos os veículos que foram estacionados através do sistema, inclusive dados específicos como: Número da carta de condução; Início do registo de estacionamento; Excesso cometido face à duração máxima do tempo de estacionamento.

26 m-Commerce WinRest Mobile

27 m-Commerce Qual é a diferença?
Agora o WinRest corre no servidor, e os postos que forem necessários; Os postos(PDA) tem de ser configurados para mostrar a sua interface remotamente; Maior fiabilidade, pois se houver algum problema com o PDA não se vai perder informação, está no servidor; O modo de comunicação é através de WLAN ou Bluetooth.

28 B2* Tipos de e-Commerce: B2B(Business-to-Business);
B2C(Business-to-Consumer); B2A(Business-to-Administration); B2E(Business-to-Employee); B2G(Business-to-Government); C2C(Consumer-to-Consumer); C2A(Consumer-to-Administration);

29 Vantagens Acesso a um mercado global
Personalização dos produtos e serviços Aumento da produtividade, da competitividade e da qualidade Serviços permanentemente operacionais Maior eficiência na distribuição dos produtos Redução dos custos de transacção Novas empresas, novos serviços e novos modelos de negócio

30 Desvantagens Dependência excessiva das TIC
Insegurança ao nível das transacções e pagamentos electrónicos Elevado custo das telecomunicações Insegurança quanto à jurisdição e lei aplicável Cultura de mercados avessa às formas comercias electrónicas Desequilíbrio no desenvolvimento económico e a infoexclusão Privacidade e segurança na recolha de dados pessoais

31 Pagamentos

32 Pagamentos Pagamento digital com cartão de crédito Carteira Digital
(Ex:Ic verify) Carteira Digital (Ex:Gator) Pagamento com Saldo Acumulado (Ex:QPASS) Contas Digitais (AmericanExpress)

33 Pagamentos Dinheiro Digital Pagamentos P2P Cheques Digitais
(Ex: eCoin.net) Pagamentos P2P (Ex: PayPal) Cheques Digitais (Ex: MoneyZap) Facturação e Pagamento Electrónico (Ex: CheckFree)

34 Limitações dos Sist. Pagamento Electrónicos
Segurança Risco para o Vendedor Custo Equidade social

35 Segurança

36 Requisitos de Segurança
Confidencialidade Integridade Autenticação Não-Repúdio Disponibilidade Controlo de Acessos

37 Tipos de Ataque Ataques Passivos Ataques Activos
Ataques Denial of Service Sniffing Insider Jobs

38 Ferramentas de Segurança

39 Ameaças – Falta de Segurança
Visualização Ver o número do cartão de crédito gravação de uma conversa sensível intercepção de informação secreta Alteração (Tampering) Alteração de uma ordem de encomenda

40 Ameaças- Falta de Segurança
Personificação (Impersonation) Spoofing Disfarce (Misrepresentation)

41 econstroi.com study case Sistemas de Informação Empresarial 06/07

42 econstroi.com A econstroi é hoje reconhecida internacionalmente como umas das mais destacadas iniciativas de sucesso a nível de mercado B2B.

43 econstroi.com Objectivos do Site Modernizar; Eficácia;
Integração com os restantes processos; Manipulação e tratamento de elevadas quantidades de informação.

44 Processo de compra e venda
econstroi.com Processo de compra e venda

45 econstroi.com Tecnologias de informação utilizadas: Servidor
MS Windows 2000 Server Base de dados MS SQL Server 2000 Nível de aplicações VBasic, XML, XSLT, C# Páginas ASP Acesso a dados XML, XSLT, SOAP, OPEN XML

46 econstroi.com Modelos de negócio: Portal Criador de mercados
Modelo de rendimento: Cobrança de taxa por transacção

47 econstroi.com Segurança:
SSL 3.0 (Secure Socket Layer) - com chaves de encriptação de 128 bits, certificado pela Verisign. Pagamentos: Pagamento digital com cartão de crédito;

48 Conclusão Cada vez mais as pessoas/ empresas aderem ao comercio electrónico; As empresas obtêm o ROI (return of investement) mais cedo; Mais e melhor segurança; Ubiquidade; Globalização.

49 Referências ACEP – www.comercioelectronico.pt
Comércio Electrónico – Disciplina leccionada na FEUALG, pelo professor Xaveiro, Tony. E-Commerce and M-Commerce technologies, P. Candace Deans University of Richmond, USA METICUBE – Segurança nos Web Services no comércio electrónico móvel – Ricardo Martins, Jorge Rocha e Pedro Henriques – Universidade do Minho.

50 Final


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