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Teorias de Sistemas de Informação
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
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Comércio Eletrônico (E-Commerce)
O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de pagamento online. O comércio eletrônico é um meio facilitador dos negócios, tornando o processo de venda fácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que atuam neste segmento e estimulando a competitividade.
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Empresas Físicas x Empresas Digitais
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e-Business Podemos o definir como a integração de diversas atividades organizacionais através do auxílio de sistemas de informação, a qual possui a internet como meio de comunicação.
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e-Commerce x e-Business
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Business-to-Consumer(B2C): os vendedores são organizações e os compradores são pessoas.
Business-to-Business(B2B): Tanto os vendedores quanto os consumidores são organizações Consumer-to-Consumer(C2C): De pessoa para Pessoa Business-to-Employe(B2E): Empresa para Funcionários E-Government: Serviços Governamentais online Comércio móvel(m-commerce): ambiente sem fio. Ex.: Celular.
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Mecanismos de Comércio Eletrônico
Leilão Loja Eletrônica Mercado Eletrônico
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Business-to-consumer(B2C)
Lojas e shoppings eletrônicos Serviços Online Banking Mercado de Valores Mercado de Trabalho Serviços de Viagem Mercado Imobiliário
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Really Simple Syndication(RSS)
É um jeito novo e prático de ficar informado. Com ele você pode reunir informações de seus sites preferidos em uma única tela, e, como num programa de , ser avisado das novidades assim que elas são publicadas na internet.
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Propaganda Online Banners Anúncios Pop-Up E-mail /(spamming)
Marketing direto, online: o modelo mais óbvio é o da venda onlinedo fabricante para o consumidor e a do varejista para o consumidor. É bastante eficaz no caso de produtos digitais e serviços. Marketing afiliado: acordo em que um parceiro encaminha consumidores ao sítio de outro. Marketing viral: pode-se ampliar o conhecimento da marca e até mesmo as vendas, induzindo as pessoas a enviar mensagens a outras ou fazendo-as convidar amigos para afiliarem-se a determinados programas.
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Business-to-Business(B2B)
Mercado do Lado de Venda(sell-side): Catálogos eletrônicos personalizados. Ex.: Dell Mercados do Lado da compra(buy-side): São exemplos os leilões reversos comprado procura menor preço. Lan Trocas Eletrônicas: um produto por outro produto
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Pagamentos Eletrônicos
Cheques Eletrônicos (e-checks): criptografado Cartão de Crédito Cartão de Compras: Ex.: submarino Cartão de Débito Cartões Inteligentes: personalizados com maior segurança Pagamentos diretos: Ex.: PayPal
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Segurança no Comércio Eletrônico
Criptografia: transformar uma mensagem em outra, com a colaboração de um algoritmo com funções matemáticas e uma senha especial, chamada chave; Firewall: conjunto de hardware e software utilizado como alternativa para proteger computadores na rede; SET (secure electronic transactions): especificação aberta que contém vários métodos para trazer segurança às transações de pagamento via cartão de crédito sobre redes, como a Internet; SSL (secure socket layer): protocolo executável em servidores web e nos browsers, que garante, por meio de criptografia, o tráfego dos dados na Internet.
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Em sala Acesse sites de: B2B C2C B2E E-government N-Commerce
Caracterizando os seus serviços, coloque os pontos positivos que você identificou e os pontos fracos do site.
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Em sala Pesquise 3 empresas que realizam pagamentos online. Indique os sites e como funciona o modo de pagamento de cada uma.
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Atividades Cite alguns benefícios e limitações do comércio eletrônico.
Que tipo de problemas pode acontecer no varejo eletrônico? Toda propagando por é Spam? Por quê?
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